Alimentos que ajudam a engravidar

- Advertisement -

Você sabia que alguns alimentos ajudam a engravidar?! Isso mesmo, parece crendice popular mas não é, a alimentação da mulher interfere diretamente em sua fertilidade e também em uma gravidez saudável posteriormente. Isso porque, existem alimentos que contêm propriedades que auxiliam na produção dos hormônios sexuais, aumentam a movimentação de espermatozóides e deixam a mulher bem nutrida para ter uma gestação saudável.

Pesquisadores da Harvard Medical School e Harvard T.H. Chan School of Public Health publicaram uma revisão de estudos que mostraram o impacto da dieta na fertilidade e de acordo com eles, quem deseja engravidar precisa manter uma dieta saudável e introduzir alimentos com ácido fólico, vitamina B12, ômega 3, entre outros nutrientes em sua alimentação. “

Fonte: Viva Bem (Uol)

Portanto algumas considerações importantes que devem ser levadas em conta sobre a alimentação da mulher que deseja engravidar:

  • Garantir que o peso da futura gestante esteja adequado, pois tanto a obesidade como o peso abaixo do normal podem prejudicar a produção dos hormônios que garantem a fertilidade e uma gravidez saudável.
  • Garantir a ingestão dos nutrientes necessários para o ciclo de amadurecimento dos óvulos, como a vitamina B6 e B12, que são encontradas em alimentos como leguminosas, por exemplo. Recomenda-se também a suplementação de ferro e ácido fólico, para aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais, garantir a qualidade do transporte de oxigênio para o bebê durante a gestação e auxiliar no desenvolvimento inicial, evitando má formações e aborto espontâneo.

Além disso, para os futuros papais também é importante manterem uma alimentação balanceada, rica em selênio presente no atum por exemplo, que está diretamente relacionada a formação de espermatozóides saudáveis e a produção de testosterona, que é o principal hormônio masculino.

O ideal é que para toda essa preparação, a mulher conte com o acompanhamento de um nutricionista durante todo o processo, pois o profissional irá indicar a alimentação mais adequada para seu biotipo específico, levando em conta suas necessidades, gostos, rotina, etc.

Abaixo segue algumas dicas de alimentos que ajudam a engravidar:

https://lavembebe.com.br/blog/

1. Leguminosas

As leguminosas, como feijão e lentilha são ricas em fibra, ferro, zinco e folato, que auxiliam na produção e equilíbrio dos hormônios sexuais. Além de conter poliamina espermidina, que são reguladores do desenvolvimento saudável dos espermatozóides, facilitando a fertilização do óvulo. Também são ricos em ácido fólico que ajuda na formação neural do bebê e em ferro que combate a anemia.

2. Latícinios integrais

O leite e seus derivados integrais por serem absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, eles garantem uma menor oscilação da globulina, uma proteína que ajuda no transporte dos hormônios ligados à fertilidade.


Aproveite e confira:


3. Frutas cítricas

As frutas cítricas como laranja, limão, bergamota e abacaxi são ricas em vitamina C, cálcio e potássio, que ajudam a estabilizar o ciclo menstrual, permitindo assim identificar com mais facilidade o período fértil, que é o momento do ciclo menstrual da mulher mais indicado para ela ter relações sexuais. Além disso, a laranja possui poliamina e folato que ajudam a desativar os radicais livres que podem danificar os espermatozóides e os óvulos.

4. Ovos

Os ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a engravidar, eles são ricos em selênio, vitamina A que tem papel importante na melhora da produção dos hormônios femininos, vitamina D que é muito importante para a ovulação, garantindo um equilíbrio hormonal e a vitamina B12 que melhora a camada do útero que vai receber o embrião e também ajuda a regular o ciclo menstrual.

5. Queijo

Especialmente os queijos envelhecidos como parmesão e provolone são ricos em poliaminas que impedem que os radicais livres causem danos às células reprodutivas, além de manterem os óvulos em boa saúde.

6. Salmão e atum

O salmão e o atum são ricos em ômega-3 que é essencial para o desenvolvimento do cérebro do bebê nas primeiras semanas da gravidez, além de serem uma fonte de selênio que é o nutriente envolvido na formação da cauda do espermatozóide, que por sua vez é justamente a cauda que confere velocidade ao espermatozóide, portanto isso melhora o desempenho da sua chegada no óvulo.

7. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como morangos, cerejas, amoras, framboesas e tomates são ricas em licopeno, um antioxidante que ajuda a reduzir os níveis de radicais livres no organismo da mulher, que podem danificar os espermatozóides e os óvulos.

8. Oleaginosas

As oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas possuem antioxidantes que desativam os radicais livres do corpo, substâncias que podem danificar os espermatozóides. Além de serem ricas em ômega 3, vitaminas do complexo B e selênio, que é um mineral muito importante para a produção de esperma.

9. Folhas verdes

As folhas verdes escuras como couve, espinafre, rúcula, são ricos em ferro e folato, que podem melhorar o processo de ovulação e reduzir as chances de problemas genéticos e aborto espontâneo. Ainda possuem ferro, um mineral muito importante para o transporte de oxigênio no corpo, para impedir a anemia e fundamental para a implantação do óvulo fertilizado no útero.

10. Semente de girassol

As sementes de girassol são ricas em zinco, folato, selênio, ômega 3 e 6, nutrientes essenciais para a fertilidade feminina e masculina, pois aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores. Além de serem ricas em vitamina E, que auxilia na movimentação dos espermatozóides.

E da mesma forma que existem alimentos que ajudam a engravidar, existem alimentos que são considerados vilões da fertilidade e portanto devem ser evitados, como:

  • Alimentos ultraprocessados;
  • Embutidos;
  • Refrigerantes;
  • Carboidratos como doces e farináceos;
  • Chás estimulantes como chá preto, chá mate e chá verde.

Gostou dessas dicas de alimentos que ajudam a engravidar?

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe
Casada, mãe de segunda viagem, descobrindo um novo universo, o universo das mães! E compartilhando um pouco de suas descobertas aqui no Sou Mãe!

Posts relacionados