Use a nossa calculadora para descobrir a data prevista para o nascimento do seu bebê. Basta informar a data da sua última menstruação (o primeiro dia do seu último período menstrual) para descobrir.

A data provável de parto calcula-se, somando 280 dias (40 semanas) desde o primeiro dia da sua última menstruação.

Esta data é apenas uma previsão, já que o parto pode acontecer antes ou depois.

Calculadora de parto:

Informe qual foi o primeiro dia do seu último período menstrual:


* As datas previstas não têm exatidão. Consulte seu médico para ter controle mais preciso sobre as datas.

Como Fazer o Cálculo de Quantos Meses de Gravidez Estou?

Esse é um cálculo mais complexo para quem é leigo no assunto, por isso existem as calculadoras de gravidez para auxiliar. Mas considerando um ciclo menstrual, normal, de 28 dias e começar a contar a partir do dia da ultima menstruação.  A partir desta data comece a contar 4 semanas para cada mês.

Para as pessoas não grávidas a melhor informação é falar com quantos meses você está do que falar com quantas semanas.

Como Fazer o Cálculo de Quantas Semanas de Gravidez Estou?

Igualmente a contagem de meses, o cálculo de quantas semanas de gravidez deve ser contado a partir da data da última menstruação. Considerando um ciclo normal de 28 dias, poderá ser anotado a data de aniversário semanal da gestação e ao completar aqueles 7 dias a gestação ganha mais uma semana.

Já para as grávidas, as vezes nos perdemos nos meses, mas sabemos com quantas semanas estamos, pois os exames, as consultas, é tudo relacionado a semana de gestação.

Agora que você já sabe com quantas semanas você está, aproveite para conferir o que acontece em cada semana da sua gravidez.

gravidez-semana-a-semana-primeiro-trimestre

Gravidez Semana a Semana

Primeiro Trimestre da Gravidez

A palavra de ordem é preparar seu corpo e a tarefa é acompanhar seu ciclo menstrual. Você precisa saber que sua gravidez começa bem antes do dia em que você faz o teste de gravidez, e esse período é cheio de cuidados.

Saiba mais..

A gravidez também requer cuidados do papai. E algumas dicas podem aumentar as chances de nascimento de uma menina ou menino. Você conhece algumas delas? Deseja experimentar?

Saiba mais..

A ansiedade começa à crescer mais rápido do que o bebê. É preciso relaxar e escolher o teste de gravidez que você fará primeiro. Qual será o melhor? De farmácia ou laboratorial?

Saiba mais..

Quais são os sintomas da gravidez? Se sua menstruação atrasou já é um grande sinal, mas é preciso ficar atenta à outros sintomas. Um detalhe importante, você já sabe contar sua vida em semanas? Você precisa aprender já.

Saiba mais..

Agora é oficial. A menstruação não desceu, o teste deu positivo, mas você ainda não se sente grávida. Isso é normal, mas nada melhor do que mergulhar no mundo materno e descobrir o provável dia do parto do seu bebê.

Saiba mais..

Você se lembra das suas alterações de humor? Algumas mulheres passam por turbilhões emocionais ainda maiores na gravidez, principalmente quando os sintomas da gravidez começam a ficar mais frequente.

Saiba mais..

Como você tem cuidado da sua alimentação? Os enjoos continuam? E como está o desenvolvimento do seu bebê? Ele cresce muito rápido, mas a sua barriguinha não. Calma.

Saiba mais..

As orelhinhas e outras partes da cabeça do seu bebê já estão praticamente formadas. Será que ele te ouve? E como anda seu controle de peso?

Saiba mais..

A pernas e braços do seu filho estão crescendo, e mesmo que você não sinta, ele já faz alguns movimentos. E os enjoos? Quer dar adeus à eles?

Saiba mais..

Essa semana marca mais alterações no seu corpo, e seu bebê já está bem grandinho!

Saiba mais..

Nesse período você vai fazer o exame de Translucência Nucal. Você sabe o que ele pode averiguar? Você tem se exercitado e cuidado da saúde? Fique atenta aos sinais que seu corpo pode dar.

Saiba mais..

É a semana que fecha o primeiro trimestre da gravidez. Seu bebê está enorme, e nesta primeira etapa você vai deixar muita coisa para trás.

Saiba mais..

Você precisa ser criativa com seu guarda-roupa à partir de agora, e também usar a nutrição à favor do seu bem-estar e do bebê. Alimentos funcionais. Jeito de usar roupas criativos.

Saiba mais..

Segundo Trimestre da Gravidez

Você tem conversado com seu bebê? A ligação de vocês é física e emocional. Tudo que você sente, ele também sente. Por isso, controle suas emoções.

Saiba mais..

Como tem sido suas noites de sono? E a posição que você tem dormido? Treine novas posições para quando a barriga e o peso dela estiverem maior.

Saiba mais..

Agora sua barriga está mais evidente. Algumas mulheres já sentem alguns movimentos do bebê. Use roupas confortáveis e considere comprar algumas peças-chave para sua gravidez.

Saiba mais..

O período ideal para fazer uma viagem relaxante. Aliás, manter o estresse controlado é essencial para mãe e bebê.

Saiba mais..

Você já deve saber o sexo do bebê. Já escolheu o nome? Aproveite esse período para montar o quartinho e use técnicas para aliviar o calor que você está sentindo.

Saiba mais..

Se você ainda não sentiu os chutes, saiba como estimular seu bebê à movimentar. É uma sensação deliciosa, e você também se sente correspondida.

Saiba mais..

Hora do ultrasom morfológico. Entenda sua importância e também guarde técnicas para alívio de dores nas costas, isso pode ser essencial nas próximas semanas.

Saiba mais..

Lá se foi a primeira metade da gravidez! Você quase não lembra de como era “não ser grávida”, mas essa nova etapa merece novos reforços, como a meia de compressão.

Saiba mais..

Você tem chamado seu bebê pelo nome ou por apelidos carinhosos porque ainda não escolheu o nome? Algumas mães preferem escolher o nome no dia do parto.

Saiba mais..

Você está planejando fazer um curso de casal grávido? O pai do bebê pode ter mais funções do que você imagina.

Saiba mais..

A barriga está começando a pesar. Atenção à postura e aos exercícios físicos.

Saiba mais..

E lá se foi o segundo trimestre. Nem parece, mas já está chegando a hora. Como estão os preparativos para a chegada do bebê?

Saiba mais..

As semanas vão passando e você vai sentindo cada vez mais as mudanças do seu corpo. O crescimento do bebê vai pedindo espaço e com seus chutes, você pode sentir dores nas costelas.

O enxoval também precisa estar em andamento.

Saiba mais..

Seu bebê está em pleno desenvolvimento, não pode dar bobeira na alimentação. Ele está sugando os nutrientes e as vezes parece que sua energia também, que o diga o Papai.

Não deixe de ter momentos de carinho com seu marido, isso também é importante para o bebê.

Saiba mais..

Terceiro Trimestre da Gravidez

Já fez ou está preparando o chá de bebê? Confira essa playlit para tocar no seu chá de bebê, músicas para se emocionar e se divertir nesse momento especial:

Alguns exames nessa fase vão verificar a carência de ferro (se você está anêmica) e também se você desenvolveu a diabetes gestacional. Fique atenta a outros sintomas também.

Saiba mais..

Você tem feitos os acompanhamentos com o obstetra? Você relata à ele tudo que acontece com você e com o bebê? Esse acompanhamento é muito importante.

Não deixe de conversar com outras mães e se informar sobre qual o melhor tipo de fralda, as marcas e preços.

Saiba mais..

É hora de comprar os últimos itens do enxoval, até mesmo por causa de tempo de entrega.

Nessa fase até os soluços do bebê você sentirá, sabia?

Saiba mais..

Você e seu marido estão ficando criativos com as posições no sexo? A barriga está cada vez mais lançando novos desafios, como também a insônia.

Saiba mais..

Você já sabe que não deve temer o parto, mas você sabe o que pode acontecer logo após o nascimento com você e o bebê?

Saiba mais..

Fique atenta às coceiras na pele, elas podem indicar a necessidade de conversar com seu obstetra.

Saiba mais..

A cada nova consulta a posição do bebê é analisada. Você sabia que o líquido amniótico é produzido frequentemente? Ainda assim, as grávidas ficam apreensivas com um possível vazamento.

Saiba mais..

Importante. Você já tem tudo que precisa para amamentar?

Saiba mais..

Pés inchados? Deixe as pernas elevadas o maior período possível. Além disso, considere sair de licença maternidade mais cedo para ficar em repouso.

Saiba mais..

Seu bebê já pode nascer a qualquer momento. A partir da 37ª semana, ele já não é considerado um bebê prematuro. Nessas últimas semanas sua barriga vai mudar por causa da preparação final para o parto.

Saiba mais..

Você já está louca para ver seu bebê e também dar adeus aos desconfortos. Já pensou como vai ser o momento de apresentar os irmãos?

Saiba mais..

Hora das últimas dúvidas. Ele vai nascer dentro do programado? Quanto tempo vocês ficarão no hospital?

Saiba mais..

Alarmes falsos? Tempo de trabalho de parto? Cesariana de emergência? Agora é hora de você confiar no seu corpo! Seja feliz!

Saiba mais..