Desenvolvimento do bebê mês a mês (do 1º mês ao 12º mês)

Pensa em um espetáculo belíssimo de acompanhar. É mais ou menos essa a sensação de quando você tem nos braços seu bebê. É como observar uma flor se abrindo, que você fica observando e parece que nada acontece, mas você continua regando e dando luz. E de repente, quando você se toca, a flor está belíssima e parece que desabrochou em velocidade aumentada.

Por isso é gostoso ler cada um desses posts, antes, durante e depois que se passam as fases. Não para identificar o que está certo e o que está errado com ele, porque já sabemos que cada um tem seu ritmo, mas sim para olhar com mais atenção o espetáculo da vida do seu filho.

Aqui você pode acompanhar um pouco sobre o desenvolvimento do seu bebê, o que ele estará fazendo, ou fará, mês a mês:

Imagem: hdwallpaperbook.com
Imagem: hdwallpaperbook.com

Desenvolvimento do bebê: 1º mês

No final do primeiro mês seu bebê já vai estar mais “durinho” e você vai perceber isso pela força que ele já conseguirá fazer com o pescocinho. É preciso estimular através do toque e dos sons.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: 2º mês

A livre demanda da amamentação ainda vai te acompanhar por um bom tempo, mas sua companhia está cada vez mais ativa. Aqueles movimentos descoordenados agora dão lugar para sorrisos e demonstrações físicas de satisfação.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: 3º mês

Seu filho está cada vez mais ativo e provavelmente adora objetos coloridos, que fazem barulho e possuem texturas diferentes. Promova experiências sensoriais para seu bebê e aproveite para musicalizar o ambiente.

Saiba mais..

Aproveite e confira o ebook a baixo recheado de dicas de como ajudar o desenvolvimento do seu filho através de brincadeiras além de fortalecer o vínculo com seu filho:

Desenvolvimento do bebê: 4º mês

O desenvolvimento motor está em pleno vapor. Ele já consegue segurar os brinquedos e também usá-los para coçar a gengiva que pode indicar o crescimento dos primeiros dentinhos.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: 5º mês

Ele está mais atento aos movimentos da casa, das pessoas à sua volta e até aos animais. E ele já começa a demonstrar afeição à algumas delas. Nessa fase também é possível que ele escolha um objeto de transição para chamar de seu, normalmente as “naninhas”.

Saiba mais..

Imagem: ciazapoloznej.blog.pl
Imagem: ciazapoloznej.blog.pl

Desenvolvimento do bebê: 6º mês

A casa está em festa, os bebês começam a balbuciar também consoantes e repetir sons. O controle das mãos está cada vez mais apurado.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: 7º mês

Algumas mães nessa fase já voltaram da licença maternidade, mas seus bebês guardam suas fofurices para elas. Por isso, se prepare para ouvir talvez a primeira palavrinha. Nesses momentos de interação, é preciso oferecer vários estímulos e incentivos para as tentativas de interação dos bebês .

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: 8º mês

A fase oral fica mais intensa, e não é só para coçar a gengiva que as coisas vão para a boca, é para descobrir o mundo através da experimentação. Redobre a atenção.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: 9º mês

Como eles já estão com o corpinho bem firme, e um domínio maior dos movimentos, já estão ansiosos para andar. Gostam de ficar apoiados nos móveis mais altos.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: 10º mês

Acredite, ele quer sair andando por aí mais do que você. Então não consegue fazer sozinho, quer sua ajuda. Respeitando o momento dele, ajude a exercitar o equilíbrio do corpo.

Nessa fase eles também podem criar o hábito de apontar as coisas que querem. Aproveite esse momento para estimular a fala.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: 11º mês

Ele já compreende muito bem o que se passa, e ao ser repreendido por algo errado, entende a palavra “não” significa que aquilo não deve ser feito. E o raciocínio dele vai te surpreender cada vez mais. Nessas horas você vai se perguntar como o tempo pode ter passado tão rápido.

Saiba mais..

Imagem: lovingmomentsbras.com
Imagem: lovingmomentsbras.com

Desenvolvimento do bebê: 12º mês

Ele está super desenvolvido. Na fala, na coordenação motora e nas vontades! Pode começar a ficar relutante para dormir, e também para comer sozinho. Isso é muito válido, pois estimula a independência dele.

Saiba mais..

Além desses momentos marcados mês à mês, é possível acompanhar outros momentos do desenvolvimento dos bebês que merecem atenção e cuidado.

Desenvolvimento do bebê: Controle da Cabeça

Com duas semanas de vida e de barriguinha para baixo, ele já faz suas primeiras tentativas.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: Virar

Uma das primeiras de muitas conquistas dos bebês, e tudo começa com uma “flexão”!

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: Segurar coisas

Por volta dos 4 meses ele vai conseguir controlar melhor seus movimentos. Antes, suas tentativas de pegar os objetos serão pequenos “tapinhas”, pois eles ainda não conseguem concluir todo o movimento.

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: Engatinhar

Prepare-se para momentos de pura gostosura. Não tem nada melhor do que ver o bebê engatinhar pela casa, com joelheiras de tecido então ficam ainda mais irresistíveis!

Saiba mais..

Desenvolvimento do bebê: Sentar

Para que ele consiga se sentar é preciso fortalecer os músculos da coluna. Para isso, ajude a exercitar e a permanecer nesta posição, mesmo que seja com algumas almofadas e travesseiros dando suporte.

Saiba mais..

Não é emocionante? E o quanto a gente vibra com cada conquista? É a experiência que mais nos ensina que a alegria está nas pequenas coisas. E o melhor é que esse vínculo é eterno, enquanto eles se desenvolvem, nós aprendemos!

close