Dicas práticas para organizar os brinquedos das crianças!

A organização da casa é uma tarefa desafiadora que todos nós, pais e mães, enfrentamos diariamente. Quando temos filhos, então, esse desafio aumenta exponencialmente! A quantidade de brinquedos que se acumulam com o tempo pode ser impressionante, e manter tudo em ordem se torna uma missão quase impossível.

Minha filha, Isa, ainda é um bebê de 9 meses, mas já tem uma caixa inteira de brinquedos. E eu sei que, com o tempo, essa quantidade só vai aumentar. Por isso, acho fundamental compartilhar algumas dicas que aprendi sobre como organizar os brinquedos das crianças.

Onde Guardar os Brinquedos das Crianças

Os brinquedos da Isa ficam em uma caixa e os livros dela estão dispostos na estante da nossa sala, na prateleira mais baixa. Deixá-los ao alcance dela é uma forma de facilitar o acesso, permitindo que ela possa escolher o que deseja brincar.

Dicas Práticas de Organização

Agora, vamos ao que interessa: as dicas práticas de como organizar os brinquedos das crianças. Seguindo essas orientações, acredito que a organização dos brinquedos em sua casa se tornará uma tarefa mais simples e até mesmo divertida.

  1. Faça uma triagem dos brinquedos: O primeiro passo é separar tudo. Identifique os brinquedos quebrados, os que não são mais adequados para a idade da criança e os que ela não brinca mais. Esses itens podem ser doados, reciclados ou descartados. Os brinquedos que permanecerão devem ser organizados de acordo com a frequência de uso e o tipo.
  2. Use caixas transparentes: Minha parte favorita! As caixas transparentes permitem visualizar o que tem dentro, facilitando a localização dos brinquedos. Organize-os por tipo: carros, mordedores, fantoches, bichos de pelúcia, brinquedos de montar e etc.
  3. Etiquete as caixas: Para facilitar ainda mais, adicione uma etiqueta em cada caixa, indicando o que tem dentro dela.
  4. Não misture os brinquedos: Se você tem mais de um filho, uma dica é não misturar os brinquedos. Cada criança deve ter suas próprias caixas de brinquedos.
  5. Incentive a organização desde cedo: É importante envolver as crianças na organização de seus brinquedos. Torne essa atividade divertida, estabelecendo um tempo para ver quem guarda tudo mais rápido, por exemplo. Ou crie a brincadeira que quiser para tornar essa tarefa mais agradável para as crianças.
  6. Deixe tudo acessível: Mantenha os brinquedos que a criança pode pegar para brincar em um local de fácil acesso.
  7. Reaproveite materiais: Lápis de cor, canetinhas, giz de cera, borrachas e itens similares podem ser organizados em copos plásticos ou latas de leite reaproveitadas. Além de organizar, você estará decorando o quarto da criança de maneira criativa e sustentável.

Conclusão

Espero que essas dicas possam ajudá-los na difícil tarefa de organizar os brinquedos dos filhos. Em breve, trarei mais posts sobre organização para vocês!

Agora, eu quero saber: você tem mais alguma dica de como organizar os brinquedos das crianças? Deixe sua sugestão nos comentários!

close