10 principais dúvidas sobre como cuidar da saúde dos filhos em tempos de Covid-19

Dados da Unesco revelam que metade dos estudantes no mundo estão sem aulas por causa da Covid-19. A rotina mudou e a experiência tem deixado muitos pais confusos sobre o que fazer com os filhos.

“Se é difícil para nós adultos entendermos que temos que ficar em isolamento social, imagina para as crianças”.  

Pediatra Patrícia Rezende, do grupo Prontobaby.

Mas você sabe que cuidados deve ter com os pequenos? É possível deixar que eles brinquem ao ar livre? Pode chamar o amiguinho em casa? A pediatra Patrícia Rezende esclarece as principais dúvidas a seguir.

Pode chamar o amiguinho em casa?

Não é ideal. Sabemos que a maior parte das infecções é assintomática, portanto o amigo pode estar contaminado e ser fonte de transmissão da doença.

Pode descer para brincar no play?

O problema do play, além da aglomeração, são as superfícies contaminadas. O ideal é evitar sair nesse período.

Pode levar para brincar em praças?

O caso das praças é o mesmo do play. A criança pode encostar em alguma superfície que esteja contaminada e levar o vírus para casa.


Aproveite e confira:


Devo passar álcool em todos os brinquedos? Com que frequência?

Limpar diariamente todos os brinquedos com álcool antes de a criança brincar é uma boa estratégia. O vírus sobrevive por até três dias em materiais de plástico.

O que a criança deve consumir para aumentar a imunidade?

Ela deve ter uma dieta variada e colorida para ajudar a manter a imunidade em dia. É super importante que ela seja rica em zinco, selênio, antioxidantes, vitamina C, vitamina E, Ômega 3 e probióticos

Meu filho pode usar máscara e, assim, visitar os avós?

Agora é o momento de evitar visita aos avós. Se for impossível evitar o contato, pode-se usar máscara e lembrar de higienizar bem as mãos antes do contato.

Quando chegamos da rua por um compromisso importante, como uma visita ao pediatra, devo botar toda a roupa e calçados para lavar?

Deve-se tirar o calçado antes de entrar em casa, tirar toda a roupa usada na rua e colocar pra lavar. Em seguida, tomar um banho ou, se não for possível, higienizar muito bem as mãos e os braços até a altura dos cotovelos.

Meu filho ainda é pequeno, e, por isso, leva as mãos à boca com muita frequência. O que devo fazer?

Manter as mãos do bebê sempre limpas e manter a casa sempre higienizada. Podemos usar hipoclorito (água sanitária) para higienizar o chão diariamente, pois ele mata o vírus.

Chupetas e mamadeiras também devem ter reforço na esterilização? Como?

As mamadeiras, preferencialmente, devem ser esterilizadas antes de cada uso, e as chupetas, diariamente. A esterilização deve ser feita fervendo o bico da mamadeira ou chupeta por cinco minutos em uma panela com água ou no microondas com esterilizador.

Como explicar para as crianças, principalmente as mais novas, a importância da higiene nesse momento e de não sair de casa?

Não dá pra esconder a situação dos nossos filhos. É importante passar a mensagem, aproveitando a oportunidade para estabelecer um diálogo sincero e informativo. Deve-se esclarecer que é hora de adotar todas as medidas de prevenção e exercer o cuidado para que isso passe o quanto antes.. Para os menores, é importante transformar essa conversa em algo lúdico, com desenhos e brincadeiras.