Descubra como brincar com a comida pode ajudar no desenvolvimento do seu bebê

Conforme observamos nossa filha de 8 meses, Isa, começar a interagir com a comida de uma maneira nova e empolgante, é impossível não notar a alegria e a curiosidade que ela expressa. Ela esmaga frutas com as mãos, espalha comida pelo rosto, e muitas vezes acaba sujando toda a roupa. Embora isso possa parecer uma bagunça para nós, para ela, é uma jornada de descoberta e aprendizado. Mas, você sabia que esses momentos de diversão bagunçada podem realmente estar contribuindo para o desenvolvimento de Isa de maneiras significativas?

O Benefício do Contato com os Alimentos

É hora de abraçar a bagunça! Pesquisas mostram que permitir que as crianças brinquem e se sujem durante as refeições pode estimular seu desenvolvimento. Um estudo realizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriu que o contato direto com os alimentos pode auxiliar no desenvolvimento do vocabulário nas crianças. Sim, você leu certo!

Os pesquisadores descobriram que os bebês que têm a oportunidade de tocar a comida com as mãos conseguem sentir as diferentes texturas e aprender as palavras mais rapidamente. Isso se aplica até mesmo aos alimentos que não são sólidos, como leite, sopa e papinha, que adquirem a forma do recipiente e podem ser mais difíceis para o bebê reconhecer. No entanto, ao usar as mãos e entrar em contato com os alimentos, eles conseguem perceber melhor cada item.

Metodologia da Pesquisa

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram crianças de 16 meses interagindo com 14 tipos de alimentos seguros para consumo. Eles inventaram nomes para esses alimentos e, após algum tempo, pediram aos bebês que nomeassem cada comida. Os resultados mostraram que os bebês que se sujaram e colocaram as mãos na comida se lembravam com mais facilidade dos nomes – isso porque, de acordo com o estudo, eles tinham percebido a diferença das texturas.

A Importância do Contato Sensorial

Esses resultados nos levam a entender que durante as refeições, não há problema em permitir que seu filho manipule a comida. “Os pais não devem inibir o movimento das mãos. Antes de 1 ano, a criança ainda não tem coordenação motora suficiente para usar os talheres”, explica o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio Libanês (SP). Após essa idade, você pode começar a introduzir regras para o momento da refeição, mas permitir que seu filho sinta as texturas do que está no prato é crucial para seu desenvolvimento.

Expandindo a Aventura Sensorial

A experiência sensorial não deve ser limitada à hora das refeições. A exposição a diferentes texturas e formas em diferentes fases da vida de uma criança pode enriquecer seu universo de compreensão. Por exemplo, aos 2 meses de idade, você pode apresentar à criança tapetes e brinquedos com texturas diferentes. Mais tarde, bolas com relevo e papéis que eles podem amassar podem ser introduzidos. Lembre-se de supervisionar sempre para garantir que a criança não coloque itens perigosos na boca.

Estimulando a Independência

Incentivar a criança a explorar o mundo ao seu redor de maneira independente é outra maneira importante de promover seu desenvolvimento. Isso inclui permitir que eles brinquem com a comida, segurem brinquedos, toquem em diferentes materiais e até brinquem com a água e o sabonete durante o banho (sempre sob supervisão). Embora tudo isso possa resultar em bagunça e sujeira, isso faz parte do processo de aprendizado e crescimento da criança.

Conclusão

Em suma, permitir que seu filho explore e interaja com o mundo ao seu redor, inclusive brincando com a comida, pode ter benefícios surpreendentes para seu desenvolvimento. A bagunça e a sujeira podem ser limpas mais tarde – o aprendizado e as risadas são o que realmente importa. Então, na próxima vez que seu filho começar a esmagar a comida com as mãos, lembre-se: é assim que eles aprendem. Agora, com essa nova perspectiva, que tal preparar uma refeição saborosa e bagunçada para seu pequeno explorador?

Fonte: Revista Crescer

Agora é a SUA vez! Compartilhe nos comentários abaixo suas experiências com refeições bagunçadas. Seu filho tem um alimento favorito para brincar?

close