Conheça os itens essenciais para a lista de chá de bebê!

Conheça os itens essenciais para a lista de chá de bebê!

Fazer uma lista de chá de bebê pode parecer algo muito difícil quando não se sabe quais são os itens essenciais. Entretanto, a partir de agora você não terá mais dificuldades, pois mostraremos ao longo deste artigo os principais acessórios que não podem ficar de fora da sua lista.

Você verá que na lista deve ter desde produtos que auxiliam no momento da alimentação do bebê até na hora da higiene. No total são mais de quinze itens que são essenciais para a sua lista de chá de bebê. Continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada um deles.

Lista de chá de bebê

Antes de realizar o chá de bebê é importante que você leve em conta quais são os itens essenciais que deve conter na sua lista, para que depois você não se arrependa de não ter colocado. São muitos os itens essenciais, confira a seguir quais são! 

Cadeira de descanso de bebê

A cadeira de descanso para bebê é um dos primeiros itens que você precisa colocar na sua lista. Como o nome sugere, esse objeto é uma cadeira, porém apropriada para bebês, logo ela possui um cinto de segurança para que o bebê não caia enquanto se mexe.

Colocar a cadeirinha de descanso para bebê na sua lista vai permitir que o seu filho fique no mesmo ambiente que você enquanto você realiza as tarefas domésticas e descansa os braços. Por isso, não se esqueça de colocar esse item na sua lista de chá de bebê.

Bebê conforto

Enquanto a cadeirinha de descanso de bebê pode ser usada dentro de casa, o bebê conforto é um cadeirinha também, porém é um objeto de segurança obrigatório para transportar crianças de 0 a 1 ano dentro do carro. Esse item tem o objetivo de transportar o bebê com segurança, afinal esse objeto também possui cinto de segurança na parte da frente. 

As vantagens de pedir esse item na sua lista de chá de bebê são muitas. Além de ser um objeto que proporciona segurança para o seu bebê durante os passeios e viagens, é um item que o bebê vai usar muitas vezes. Entretanto, fique atento, pois existem bebês confortos indicados para cada faixa etária.  

Berço portátil

Embora o berço tradicional seja o mais conhecido, existe o berço portátil. Esse modelo de berço é uma ótima opção para se colocar na sua lista de chá de bebê, pois é um item que você poderá levar para qualquer lugar. Sendo fácil de montar e desmontar, além de ser ótimo para quem tem pouco espaço.

É um objeto que oferece praticidade para você e conforto ao seu baby. Você verá que tem vários modelos disponíveis para venda de berços portáteis, sendo assim, na hora de colocar esse item na lista do chá de bebê, especifique qual é o modelo, ou seja, se ele é do tipo que fica acoplado à cama ou estilo chiqueirinho.

Cueiro

Se você não sabe o que é um cueiro, saiba que é um pedaço de tecido, leve e confortável que serve para enrolar o bebê ou cobrir superfícies. De modo geral, os cueiros são feitos 100% de algodão, isso porque a pele dos bebês são muito sensíveis a superfícies grossas. 

Devido o bebê ficar durante 9 meses aquecido e longe de sons e luzes, o cueiro ajuda o baby a não estranhar o ambiente durante os primeiros dias de vida e a não chorar quando não estiver no seu colo. Dessa forma, é um dos itens essenciais que não podem ficar de fora da sua lista de chá de bebê. 

Trocador

Entre os objetos que você vai precisar para cuidar do seu bebê e que não pode ficar de fora da sua lista de chá de bebê é o trocador. Esse item é muito usado pelas mamães quando vai trocar a fralda, enxugar e vestir após o banho, dessa maneira, esse objeto serve como base para colocar o bebê.

Assim como outros itens que são essenciais na sua lista, o trocador também possui diversos modelos, os que são básicos, infláveis e com pés, por exemplo. Mas, o importante é que você não deixe este item de fora da sua lista. 

Bolsa térmica para cólica

As cólicas são dores fortes que o bebê sente nos primeiros meses de vida, que fazem com que chorem muito, deixando as mães preocupadas sem saber o que fazer para acalmar o bebê. Para isso, foi desenvolvido a bolsa térmica para cólica, onde você pode colocar sobre a barriga deles para aquecê-los. 

A principal vantagem desse objeto é que mesmo que o bebê não esteja sentindo dores, a bolsa térmica vai ajudar a relaxar, lembre-se que ele passou muito tempo dentro da sua barriga, um local quentinho. Portanto, na hora de montar a lista do chá de bebê coloque esse item. 

Mamadeira

Tendo colocado os itens de segurança chegou a hora de colocar a mamadeira. Esse objeto vai ajudar na alimentação do seu bebê. Sendo um objeto que vai ser muito usado, por isso é importante que você não coloque apenas a palavra mamadeira na lista do chá de bebê, mas especifique algumas características.

Devido existir vários modelos de mamadeira e cada uma ter uma faixa etária, é importante que você decida se quer uma com menos de 100ml ou uma maior. Assim como outros objetos, as mamadeiras também são feitas de acordo com cada faixa etária, sendo de 0 a 6 meses e para mais de 6 meses. Veja as 10 melhores mamadeiras de 2022 e saiba qual opção escolher para o seu bebê.

Cadeira de alimentação

Da mesma maneira que a cadeira de descanso proporciona uma maior praticidade, a cadeira de alimentação permite que você alimentar o bebê com mais segurança. Embora a cadeira para alimentação seja usada somente a partir dos 6 meses, fase em que começa a introduzir os primeiros alimentos sólidos, é importante já ter esse objeto.

Durante esta fase, dos 6 aos 8 meses, é comum que os bebês se mexem bastante, tornando difícil segurar o bebê e ainda dar de comer. Nesse caso, no momento de fazer a lista do chá de bebê não se esqueça de colocar este item, pois vai tornar esse momento mais fácil.

Prato de alimentação

Como você leu no tópico anterior, é a partir dos 6 meses que o bebê começa a comer vegetais, legumes e frutas. Então, é nessa fase que você deverá introduzir os primeiros utensílios próprios para bebês, para que eles comecem a treinar o ato de levar a comida à boca e consequentemente treinar a coordenação motora.

Existem vários modelos de pratos, desde os modelos pequenos com divisórias até os que não possuem e são grandes, sendo indicados para bebês com mais de 6 meses. É interessante que na hora de fazer a lista do chá de bebê você coloque esse item. 

Talher de alimentação

Da mesma forma que você colocou o prato para alimentação na sua lista de itens essenciais para chá de bebê, não pode faltar o talher de alimentação. Essa é uma fase em que os sentidos do bebê serão despertados, logo ele estará treinando a coordenação motora, o tato, o paladar e o olfato, por exemplo.

Sendo assim, além de existir pratos, faz todo sentido ter colheres apropriadas para os bebês. As colheres também são divididas em duas fases, dos 0 aos 6 meses e dos 6 aos 12 meses, então se você quiser coloque na sua lista essa especificação para ajudar os convidados a escolher. 

Copo antivazamento

O copo antivazamento é um modelo de copo usado na transição alimentar do bebê, isto é, quando ele está começando a comer alimentos mais sólidos. Como o nome sugere, esse tipo de copo impede que o líquido caia para fora e a criança se molhe.

Existem vários modelos, desde os que possuem alça para a criança segurar, sendo modelos anatômicos e alguns possuem bico, canudo ou membrana que impede o derramamento do líquido. Podendo ser usado a partir dos 6 meses, não perca a oportunidade de colocar o copo antivazamento na lista de chá de bebê quando for fazer a sua.  

Canguru

O canguru é um acessório utilizado para carregar o bebê rente ao corpo dos pais. O canguru funciona como uma mochila, onde você colocará o recém nascido permitindo que você faça suas tarefas diárias enquanto o bebê continua tendo contato com você. A vantagem de adicionar esse acessório a sua lista de chá de bebê é devido a praticidade que ele proporciona.

Entretanto, se você acha que esse equipamento não é seguro e que é desconfortável, saiba que não, o canguru é muito seguro. Existem modelos que são ergonômicos, ou seja, que possuem um assento acolchoado para não machucar o bebê, além de existir modelos com cinto que prende o bebê. 

Bolsa maternidade

Antes de adicionar este item à sua lista de chá de bebê é importante entender o que é uma bolsa maternidade. A bolsa maternidade é diferente das bolsas convencionais, essas foram feitas exclusivamente para serem levadas para a maternidade com as roupas do babê da mãe.

De modo geral, as bolsas de maternidade costumam ter estampas fofas e não é sempre que terão o modelo de uma mala, elas também podem ser no formato de uma mochila, porém, grande.  Sendo assim, para que você tenha como levar as roupinhas do bebê para a maternidade, não deixe de colocar esse item na sua lista. Veja também as 10 melhores bolsas maternidade de 2022 e saiba qual o modelo ideal para você.

Livro para bebê

Ter um livro para bebê é muito importante, pois ajuda no desenvolvimento cognitivo, estimula o interesse pela leitura e ainda nos primeiros meses de vida permite uma maior ligação do bebê com os pais. Por esses motivos, é um item essencial que não pode ficar de fora da sua lista de chá de bebê. 

Existem livros de história para cada fase do bebê, devido eles nos primeiros meses interagirem com o mundo usando muito a boca e as mãos, é muito comum que eles tentem rasgar o livro. Então, colocar na sua lista livros para bebês que sejam do tipo plástico ou de banho, é uma boa opção uma vez que esses modelos são mais resistentes. 

Banheira para bebê

O momento do banho pode ser algo desafiador para os papais de primeira viagem, pensando nisso foi desenvolvido banheiras para bebê que ajudam os pais no momento do banho do recém nascido. As banheiras têm como objetivo deixar esse momento mais relaxante e permitir que os pais curtam o momento.

Devido existir diversos modelos de banheiras para bebê, desde as mais simples até as que acompanham suporte pode ocorrer de o convidado que recebeu a lista ter dificuldade para escolher uma. Nesses casos, especifique a faixa etárias, se é para até os 6 meses ou mais, se é um modelo simples ou mais sofisticado. Não deixe de conferir as 10 melhores banheiras de bebê em 2022.

Pomada antiassadura

Quando você estiver montando sua lista de chá de bebê você não pode esquecer de colocar um item de higiene. A pomada antiassadura é muito usada nos primeiros meses de vida do bebê, pois eles têm a pele muito fina e sensível, lgo o contato frequente com a fralda, a umidade e o calor do xixi podem causar assaduras.

Para evitar esse incômodo no recém nascido é importante que você use pomadas antiassadura. Esse produto contém vitaminas e ativos que ajudam a hidratar a pele do bebê e possui ação anti-inflamatória. Sempre coloque esse item quando for montar a lista do chá de bebê. 

Babador

Assim como é importante ter uma cadeira de alimentação, pratos e talheres adequados para o bebê, também é indispensável ter um babador. Desse modo, é muito comum que os bebês se sujam quando estão começando a aprender a segurar a colher e comer por conta própria.

Então para impedir que você tenha que toda vez trocar a roupa que o bebê está vestido porque sujou, coloque um babador nele. Os babadores mais comuns são feitos de tecido, sendo possível de ser lavados logo após o uso. Este acessório pode ser encontrado de diversas cores e estampas. Não perca a oportunidade de ter esse acessório. 

Sabonete neutro

Como você pôde ler em tópicos anteriores, a pele do bebê é muito sensível, afinal, ela passou cerca de 9 meses sendo protegida das ações externas. Para que a pele do seu bebê não tenha nenhum tipo de reação alérgica durante ou após o banho, é importante usar um sabonete neutro, isto é, um sabonete que tenha um pH adequado para o recém nascido, sendo de 4,5 a 6,5.

Esse tipo de sabonete são hipoalergênicos, testados dermatologicamente e oftalmologicamente, sendo seguro para o bebê. Agora que você já sabe os benefícios do sabonete neutro e o porquê usar no seu filho, não deixe de colocá-lo na lista.  

Fralda

Ainda dentro da categoria higiene do bebê, como de costume, as fraldas não poderiam ficar de fora da lista de itens essenciais para o chá de bebê. Sendo um dos itens que os bebês mais usam, o indicado é que você peça tamanhos variados, ou seja, fraldas que variem de tamanhos e não um único tamanho de fralda.

O recomendado é colocar na lista tamanhos de fraldas que podem ser usadas até os 9 meses. Lembrando que as fraldas de tamanho P e M são as mais usadas durante os 2 a 10 meses de vida do bebê, logo dê preferência por esses tamanhos na hora de fazer a lista. 

Saiba o que dar para a nova mamãe com a lista de chá de bebê!

itens essenciais para a lista de chá de bebê

Após ler este artigo e todas as dicas que demos aqui, você está mais do que preparado para fazer a sua lista de chá de bebê. Ao total foram dezenove itens que são essenciais, isto é, que você não pode deixar de fora da sua lista.

Ao fazer sua lista de chá de bebê de acordo com os itens que passamos aqui, você não se arrependerá, pois nela incluímos três categorias de acessórios, fraldas, produtos de higiene, acessórios de alimentação e brinquedo. Agora que você já sabe o que colocar na lista, não perca mais tempo e comece a montar a sua. 

Saiba mais sobre Portal Vida Livre, uma mídia online que analisa uma variedade de produtos da atualidade para apresentar aos usuários a melhor experiência de seleção de mercadorias.

close