Jardinagem para crianças

Cada vez mais, percebemos a importância de nos conectarmos com a natureza em nosso dia-a-dia e uma forma de trazermos ela para mais perto de nós, é termos um pedacinho de verde dentro de casa, trazendo aquela sensação de paz e vida, que o verde sempre carrega consigo. Que tal investir em um jardim em casa? Todos saem beneficiados o meio ambiente, as crianças e os pais que colhem benefícios desse investimento na vida dos filhos.

Praticar jardinagem é uma atividade que envolve investimento de tempo, de recursos e de dedicação, mas com um pouco de disposição e força de vontade é possível criar um jardim na sua varanda, no quintal, dentro de casa, somente com folhas de sombra, vasos de flores ou um terráreo, indepedente de qual o tipo de jardim escolhido é sempre possível trazer um pouco da natureza para dentro de casa, se adaptando a cada realidade familiar.

A jardinagem pode começar de forma simples e ir evoluindo gradativamente conforme as crianças forem se interessando, você pode iniciar com um frasco de vidro, um papel toalha úmido ou algodão úmido e coloque grãos secos dentro do frasco, leve a um local iluminado, como perto de uma janela. Retire a tampa do frasco e adicione água aos poucos para manter ele úmido, depois observe os grãos crescerem.

Outra opção simples são os vasos de flores ou plantas, dê preferência para as que crescem rápido, de forma que a criança possa acompanhar o desenvolvimento delas sem desanimar, principalmente os pequenos que ainda estão desenvolvendo a paciência. Um exemplo de flor que cresce rápido é o girassol, ele tem sementes grandes portanto são fáceis de serem plantadas pelas crianças, coloque eles em um local ensolarado e conte os dias, até que eles ficam mais altos que seus filhos, eles vão achar muito divertido! E ainda é possível observar a mudança de posição dos girassóis em relação ao sol.

Mais uma idéia bacana, para começar o aprendizado de jardinagem com as crianças, é cultivar temperinhos em casa como manjericão, hortelã, salsinha, etc. A parte mais legal de cultivar temperos em casa é que além de participarem de todo o processo de cultivo elas ainda podem fazer a colheita e colocar nos alimentos para usufruir do trabalho que empregaram no cuidado, mostrando o valor do trabalho, e a recompensa dele.

Veja alguns dos benefícios de praticar jardinagem com as crianças:

https://www.cm-barreiro.pt/conhecer/agenda-de-eventos/evento/jardinagem-com-criancas-centro-de-educacao-ambiental-da-mata-da-machada-e-sapal-do-coina

1- Aprender sobre processos

A criança que faz jardinagem adquiri a noção de onde vem a comida, e do trabalho que envolve sua produção, desmistificando a idéia de que a comida vem do supermercado simplesmente. Uma semente nutrida e protegida pacientemente crescerá, produzirá e assim retribuirá a criança com seus frutos, a recompensa de todo seu trabalho. Isso certamente motivará a criança de que tudo na vida tem um processo, mas que todo trabalho envolvido também é recompensador.

2- Adquirir conceitos científicos

Jardinagem também envolve ciência, pois você trabalha botância, biologia e química enquanto planta e cultiva o seu jardim. A criança pode observar as partes da planta, o processo de fotossítese, o crescimento das plantas, aprender sobre polinização, sobre como a planta se alimenta, etc. enfim são muitos conhecimentos que podem ser compartilhados enquanto se cultiva um jardim.

3- Preservação da natureza

Conforme a criança cultiva seu jardim, automaticamente está sendo gerado nela um senso de preservação da natureza, ela vai entendendo que a natureza é um organismo vivo, que precisa ser cuidado e respeitado.

4- Aprender sobre nutrição

Enquanto a criança cultiva seus próprios alimentos como temperos, legumes, verduras, etc. ela vai também adquirindo apreço pela comida, ela deseja saborear o que ela mesma plantou e cultivou, isso ajuda a criança a ter hábitos alimentares melhores, como preferir uma cenoura, um tomate ao invés de uma bolacha. Pois tudo o que nós mesmos fazemos tem muito mais valor.

5- Aprender a cultivar a paciência

A criança aprende que existe tempo para todas as coisas, tempo de plantar, tempo de cultivar, de cuidar e também de colher. E esse tempo, leva tempo, não é tão rápido como os comerciais de propaganda na TV, a criança sai da esfera ” fastfood”, ou seja, que as coisas acontecem de forma quase instantânea, e se dá conta de que na vida real, tudo tem um tempo determinado de acontecer, e precisamos aprender a esperar para colher os resultados.

6- Ensina sobre planejamento

Cultivar um jardim, requer planejamento, de espaço físico, de quais plantas poderão ser plantadas levando em conta a posição solar e o tipo de solo, quais métodos contra parasitas poderão ser adotados de forma segura, quais materiais serão necessários para o cuidado do jardim, em qual estação as sementes devem ser semeadas, etc. Ensinando desde cedo, que para alcançarmos objetivos claros na vida é necessário planejamento e preparação.

7- Ensina sobre responsabilidade

Conforme a criança for cultivando o jardim junto com você, ela entenderá sobre responsabilidade, pois não eventualmente mas diariamente será necessário investimento de tempo e esforços para que as plantas germinem saudáveis, como regar todos os dias, cuidar do solo, eliminar eventuais parasitas, adubar a terra, etc. seu filho irá compreender de forma prática de que é necessário responsabilidade em tudo que decidimos fazer, não se pode simplesmente desistir no meio do caminho porque se está cansado, ou desanimado para fazer algo, e essa atitude traz maturidade.

8- Contato com a natureza

Cuidar de um jardim permite que a criança se conecte a natureza, o contato com a terra, com as plantas, observar os insetos que frequentam o jardim, entender sobre seus ciclos de vida, sobre cadeia alimentar, tudo isso permite a criança relaxar e curtir esse tempo conectada com o meio ambiente.

Incentive a exploração na terra, deixe seu filho bagunçar, cavar na terra, segurar minhocas, virar adubo e fazer tortas de lama. Parte da diversão da jardinagem é a exploração sensorial envolvida.


Categorias Etc

close