Resenha de “Ferreiro de Bosque Grande” de J.R.R. Tolkien – para crianças e adultos

J.R.R. Tolkien, um nome que evoca imediatamente imagens de hobbits, anéis poderosos e batalhas épicas na Terra Média, é indiscutivelmente um dos autores de fantasia mais influentes do século XX. Embora seja mundialmente conhecido por “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, Tolkien também criou outros livros, dentre eles está “Ferreiro de Bosque Grande”, uma joia literária que merece ser descoberta e celebrada. Este livro foi publicado em 1967.

Este conto cativa leitores de todas as idades com sua prosa envolvente e personagens cativantes. O conto tem apenas 47 páginas neste edição que temos. O restante é conteúdo extra.

livro ferreiro de bosque grande de tolkien
Imagem: Sou Mãe

Sinopse do livro Ferreiro de Bosque Grande ou na nova edição Ferreiro do Bosque Maior:

Bosque Maior é uma vila conhecida por suas delícias culinárias e pela tradicional Festividade das Boas Crianças. Celebrada a cada vinte e quatro anos, a festa tem como ponto alto o Grande Bolo, o qual é dividido em vinte e quatro pedaços para as vinte e quatro crianças convidadas. Naquele ano, o bolo carrega em uma de suas fatias uma estrela mágica, passaporte para Feéria, o Reino das Fadas. O premiado é o jovem Ferreirinha/Filho do Ferreiro, que recebe a oportunidade de conhecer maravilhas e perigos ocultos jamais vistos por olhos mortais.

As duas edições tem ilustrações de Pauline Baynes.

Sobre a edição da editora wmfmartinsfontes:

Esta edição inclui um manuscrito do rascunho original de Tolkien para a história, as ilustrações de Pauline Baynes, notas sobre a gênese, a cronologia e o final alternativo da história e um longo ensaio sobre a natureza da Terra-Fada, tudo inédito até agora. 


Este livro é indicado para crianças?

Além de seu apelo aos adultos, “Ferreiro de Bosque Grande” é uma excelente introdução ao mundo da fantasia para crianças. A narrativa, com sua trama simples, mas envolvente, desperta a imaginação dos jovens leitores e os incentiva a explorar a riqueza da leitura. As aventuras do ferreiro em Bosque Grande podem ensinar valores importantes como bravura, integridade e a importância da curiosidade e da busca pelo conhecimento. Este conto, com sua linguagem acessível e temas universais, é uma porta de entrada maravilhosa para o universo de Tolkien, incentivando as crianças a embarcar em jornadas literárias que irão moldar seu amor pela leitura por toda a vida.

Ao introduzir jovens leitores a “Ferreiro de Bosque Grande”, pais e educadores podem cultivar uma apreciação precoce pela literatura de fantasia, estimulando a imaginação e a criatividade em seus corações e mentes.

Aproveite e confira mais esse livro de Tolkien para Crianças:


Este conto não apenas enriquece o legado de Tolkien, mas também serve como um lembrete do poder da literatura de nos transportar para mundos além da nossa imaginação.

close