6 Móveis Montessori – para dar autonomia com segurança!

O objetivo de fazer um quarto no estilo montessori é ajudar a criança a desenvolver a sua autonomia com liberdade e segurança.

Para isso acontecer o quarto deve ser montado para a criança e não para o adulto, por isso é importante pensar em móveis que possam deixar os objetos na altura dos olhos da criança.

Se você quiser saber mais sobre o método criado por Maria Montessori acesse: Resumo do método Montessori

Mas para começar você precisa saber que um dos princípios desse método é: Ambiente preparado (e é sobre isso que vamos falar nesse post!)

Separei algumas dicas de móveis montessori que vão te ajudar a deixar o ambiente preparado para a criança:

Os móveis escolhidos para esse post são da Movelbras (www.movelbras.com.br), marca inspirada em duas características dos pilares de método Montessori, a liberdade (autonomia) e a sabedoria (educação). Vale a pena você passar no site para ver todas as opções de móveis! E eles tem os móveis disponíveis em outras cores também!

Porta-livros:

porta livros
Imagem: Porta-livros Montessori

Para incentivar o gosto pela leitura desde cedo as crianças precisam ter acesso aos livros, livros que elas possam manusear tranquilamente de acordo com a idade da criança. Existem desde livros de bebê que são com folhas duras, outros de tecido, de plástico, tem várias opções para desde cedo ir deixando os livros ao alcance da criança e sem medo dela rasgar ou colocar na boca.

Mesa e banquinho

mesa infantil
Imagem: mesa + banquinho infantil montessori

Uma mesa que pode ser usada para as atividades, fazer o lanche, pintar, desenhar e brincar. É importante que a criança possa pegar seus brinquedos, ou seu lanche e ir sozinha para sua mesa, onde pode sentar com segurança e fazer o desejado. Essa mesa tem o tampo em fórmica, que é um material antialérgico, antibacteriano e super fácil de limpar e higienizar, tornando a mesa segura para brincar e fazer o lanche. E a parte de baixo do banquinho possui um espaço para guardar objetos, facilitando assim a brincadeira e a organização.

Escadinha

escada-montessori
Imagem: Escada Infantil Montessori

A escadinha por sua vez proporciona liberdade para a criança realizar as atividades do dia a dia, como escovar os dentes, lavar as mãos e se ver no espelho. Além disso ela pode te ajudar na cozinha com tarefas que ela já for capaz de realizar, como cortar um tomate, uma banana, lavar verduras.

Mini closet

Close infantil montessori
Imagem: Closet Infantil Montessori

O mini closet proporciona autonomia e liberdade na hora de vestir. O móvel ainda contribui para deixar o ambiente organizado estimulando a criança a guardar seus pertences no lugar certo. Quanto mais organizado o ambiente melhor, mais fácil será da própria criança aprender que cada coisa tem seu lugar. Com esse closet você pode separar algumas opções de peças de roupas que combinem entre si e deixar disponível para que a criança escolha qual quer usar.

Estante para brinquedos

estante para organizar brinquedos
Imagem: Estante infantil Montessori

Multifuncional, a estante pode ser usada em vários ambientes para auxiliar a criança a ter autonomia mantendo os objetos ao seu alcance. Você pode colocar ela na cozinha, e pode servir para apoiar bandeja com copo, jarra de água ou frutas para a hora do lanche, para que ela mesma possa se servir e, no quarto, pode ser usada para guardar seus brinquedos. Uma dica se você for usar essa estante para os brinquedos, não queira colocar todos os brinquedos na estante, faça rodízio quinzenal, mensal ou semanal dos brinquedos, deixe que eles fiquem organizados na estante, e de fácil acesso, assim a criança escolhe, pega, brinca e coloca novamente no lugar.

Mini cama ou cama de solteiro baixa

cama infantil montessori
Imagem: Cama infantil Montessori

Essas camas podem ser usadas desde cedo com o bebê, permitindo que a criança tenha liberdade, facilidade e segurança de entrar e sair da sua própria cama. Além disso, com esses modelos da Movelbras, elas acompanham o crescimento da criança, pois é possível colocar pés e também retirar as proteções laterais que acompanham a cama. E ainda tem a opção de ter essa casinha porta livros, que é maravilhosa!

Gostou das dicas sobre móveis montessori?

close