9 ideias para comemorar o dia das crianças de forma bem divertida

O dia das crianças está chegando e eu comecei a pensar aqui com meus botões no por quê afinal semana que vem é dia da criança? Quem foi que institui essa data???? Embora claro eu acredite piamente que dia da criança é todo dia, mas da mesma forma como aniversários, que se estabelece aquele dia como um dia especial, o dia da criança é a mesma coisa. Pesquisando descobri algumas coisas interessantes….

No ano de 1954, em assembléia geral, a organização das Nações Unidas, ou ONU, orientou que as nações do mundo todo colocassem um dia em seus calendários comemorativos para celebrar as crianças. Surgiu assim O Dia Internacional da criança (20 de novembro). Essa data marca o dia em que a assembléia da ONU aprovou a declaração dos direitos da criança, em 1959, e anos depois a Convenção sobre os direitos da criança em 1989. O objetivo da ONU ao criar esta celebração foi criar uma data que seria marcada como um símbolo da fraternidade mundial, a união dos diferentes povos do mundo e também uma grande oportunidade para promover e buscar o bem-estar, saúde e educação das crianças.

Declaração Universal Dos Direitos Das Crianças

  1. Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
  2. Toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
  3. Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
  4. Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
  5. Toda criança tem direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
  6. Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
  7. Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
  8. Toda criança tem direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
  9. Toda criança tem direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
  10. Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Mas então porque aqui no Brasil o dia das crianças é dia 12 de Outubro???

A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas a data só “pegou” mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”. Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e “ressuscitaram” o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.

Então todos esses anos que ouvi dizer que o dia das crianças, não é nada mais e nada menos que uma data comercial, descobri que de fato é! Bem, sua origem é… mas eu sei que isso não é o que passa na cabeça da maioria dos pais, o dia da criança é um dia de celebrar a alegria que esses pequenos serezinhos trazem aos nossos lares, de como seria impossível viver sem eles, de como enchem uma casa, de como alegram nossa vida, é uma data para estarmos em família, comemorarmos juntos a benção de sermos família, de tornar esse dia a cara deles, leve, alegre, simples e feliz… é o dia do brincar, do fazer cabaninha, de pular na cama dos pais, de dar muitoooooos beijinhos e abraços apertados, de fazer bolinha de sabão, empinar pipa, tomar banho de mangueira e tudo, tudo o mais que esse dia permitir, com ou sem presentes o importante é estarmos juntos, rirmos juntos, nos divertirmos juntos.

E para isso reuni algumas ideias bacanas para fazer nesse dia das crianças, sem gastar praticamente nada, apenas o tempo e disposição dos pais:

1- Aproveite para acordar seu filho com um café na cama bem gostoso, que pode incluir tudo na versão mini… mini pão de queijo, mini tortinhas, mini bolinhos, em uma versão bem alegre de café da manhã e  aproveite e  leve para ele uma coroa (que você pode fazer de cartolina mesmo, bem rapidinho). Que tal propor que eles sejam os reis e rainhas do dia e que se divirtam um montão juntos? Inclusive, como rei, ele tem direito a três pedidos que devem ser coisas que eles queiram fazer (nada que seja comprado)! Você certamente irá se surpreender com os pedidos sinceros dos pitocos….esses dias vi um video que fizeram com crianças pequenas que tinham que colocar em um papel o seu pedido para o papai noel, e no outro um pedido aos pais e a maioria pediu mais tempo juntos para os pais….depois eles pediram que eles escolhessem uma das duas cartas para serem concretizadas e eles escolheram a dos pais!

2- Ensine seu filho a sua brincadeira preferida da infância. Divida com ele o porquê você gostava tanto dessa brincadeira e se divirtam muito brincando juntos– vale de bambolê e amarelinha até guerra de balão com água.

3- Montem uma playlist com as músicas preferidas dos pitocos e criem coreografias juntos, as mais malucas possíveis e no fim do dia organizem um show para ser apresentado para os avós,tios ou até mesmo para o papai.

4- Façam uma cabana com lençóis para vocês brincarem dentro.Reúna lanternas, brinquedos, livros e almofadas para deixar o cantinho bem aconchegante…vale fazer teatro de sombras, contar histórias de aventuras…

5- Aproveitem e façam um piquenique no parque ou até mesmo no jardim de casa, tudo vale! Prepare lanchinhos com ingredientes que o pequeno mais adora. E não se esqueça de levar copos e pratos descartáveis e canudinhos. E brinquem muito ao ar livre!

6- Sejam quem vocês quiserem por um dia: astronauta, super-herói ou até um vilão. Improvisem e criem suas fantasias. Podem fazer fantasias com o que tiverem em casa pedaços de tecido, de papel, é só deixar a criatividade rolar…vai ser uma diversão!!!

7- Preparem um bolo ou uma torta juntos, quem sabe a preferida dos pimpolhos, o importante é que eles ajudem você na preparação, vale quebrar os ovos, misturar os ingredientes, mexer a massa…sem medo de bagunça ou de qualquer sujeira. Lembre-se o dia é deles!!!

8- Forre o chão com papel e solte seu pequeno em meio a potes de guache (ou qualquer outra tinta que não cause alergia, aqui tem uma receita bacana de tinta caseira)para ele brincar como quiser e se lambuzar de cores. Vale pintar como quiser: com as mãos, pés, barriga, cotovelos…Socorro! Dá para usar plastico bolha e fazer “sapatos” para eles saírem pisando com o plastico bolha …verdadeiras obras de arte!

9- Banquem os piratas! Para essa brincadeira aqui, você vai precisar de moedas de chocolate ou para os pequenos que ainda não podem comer chocolate vale pintar pedrinhas de dourado e esconder pela casa. Desenhe um mapa do tesouro com os rastros dos esconderijos de cada uma e entregue quando estiver pronta para a criança. Embarque na brincadeira. O desafio é juntar os dez “ourinhos”. Feito isso, ela ganha o grande tesouro: o presente que você comprou especialmente para esta data.