Alimentação infantil: Como ajudar seu filho a se alimentar melhor?

Em muitos lares, a hora da refeição é um momento de brigas e acordos. Enquanto as crianças costumam recusar tudo aquilo que é saudável e colorido, os pais tentam negociar oferecendo a sobremesa em troca da salada no prato, por exemplo. Mas a sala de jantar não precisa ser necessariamente um palco de discussão e choradeira. Confira as dicas de hoje sobre alimentação e infantil e comece agora a ajudar seu filho a se alimentar melhor!

Como incentivar as crianças a se alimentarem melhor?

Adultos e crianças têm suas preferências culinárias. Porém, é possível educar os pequenos desde cedo para que consumam os nutrientes necessários para se manterem saudáveis. Nossos hábitos alimentares são fortemente moldados pelo ambiente em que estamos inseridos. Isso quer dizer que as crianças não comem aquilo que gostam, mas sim gostam daquilo que comem. Ou seja, a tentação por alimentos não saudáveis é adquirida pela influência da família, da escola, de colegas, e vários outros fatores.

Por onde começar a melhorar a alimentação infantil na sua casa?

Se você deseja que seu filho coma melhor, é preciso, em primeiro lugar, ser um exemplo dentro de casa. As crianças são curiosas e se interessam pelos hábitos de seus pais. Não adianta esperar que elas comam verduras e legumes se você insiste nas gorduras e frituras. Aliás, essa pode ser uma grande oportunidade não só para melhorar a saúde das crianças, mas também dos pais.

Tem criança na cozinha?

Que tal envolver os filhos também no preparo da comida? Ao colocar a mão na massa e se divertir durante o processo, eles certamente ficarão com mais vontade de experimentar o alimento que ajudaram a criar.

O problema da televisão na alimentação infantil

Há alguns fatores que são mais difíceis de se controlar. Por exemplo, a mídia está a todo tempo mostrando guloseimas com grande apelo às crianças. Nessa hora, é importante não se deixar levar pela propaganda. Mesmo que você não resista ao que foi anunciado, não abra mão dos alimentos saudáveis.

Indo além da alimentação…

Lembre-se também que a saúde não é só alimentação. A prática de atividades físicas está diretamente relacionada com nosso bem-estar. Aproveite que as crianças já são naturalmente “elétricas” e não deixe de incentivá-las ao esporte e às brincadeiras ao ar livre.

O número de crianças sedentárias e obesas tem aumentado no país, e a Organização Mundial da Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. É importante mostrar para as crianças essa realidade e os riscos que estão envolvidos. Por fim, tenha uma atenção especial desde cedo, pois certamente seus filhos crescerão com outra consciência.

Texto de Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids.