Cores para quarto de bebê – você sabe o que desperta cada cor?

As cores tem muita influência em nossas emoções, ou seja cada cor desperta em nós sentimentos e emoções diferentes, por isso temos que ter muito cuidado na escolha das cores para quarto do bebê, pois as cores e decorações envolvidas irão despertar sensações que podem acalmar ou estressar o bebê.

Vamos saber as influências de cada cor para saber escolher as cores para quarto de bebê:

Verde: o verde é uma cor que acalma, está ligada a natureza e ajuda a criar um ambiente próprio para a evolução do aprendizado do bebê. Outra vantagem é que ela favorece a concentração, então é uma cor ótima para este ambiente.

Azul: cada tonalidade do azul pode representar diferentes emoções, evite o uso da cor azul voltado para o cinza e tons mais escuros que podem remeter a um clima mais triste. Escolha entre as tonalidades clássicas do azul claro, favorecendo a intuição e o raciocínio, além de ser refrescante.

Vermelho: esta cor representa a paixão e atrai bastante a atenção, por isso deve ser usada com cautela. Evite colocar o vermelho nas paredes, pequenos itens decorativos podem receber a cor em um quarto de bebê

Marrom: o marrom e tons terrosos podem ser usados com equilíbrio, são cores quentes que remetem a terra, use o equilíbrio com outras cores para não ter uma decoração pesada e desagradável.

Branco e off-white: as tonalidades claras são uma ótima opção como base para a decoração de um quarto de bebê, ressaltando o clean, a pureza e a inocência.

Rosa: super feminino, os tons claros do rosa são a escolha mais popular para quartos de meninas, use a cor em paredes ou em objetos decorativos. Estes tons acalmam e são uma boa opção para a decoração.

Amarelo: a cor é vibrante e energética. Escolha tons claros para favorecer a concentração e a use com cuidado: apenas uma parede, listras ou papéis de parede com a cor.

Fonte: (DecorFácil.com)


Aproveite e confira:


Bebês são muito sensíveis a tudo ao seu redor de cores à sons. As cores mais fortes tem uma influência mais intensa, ou seja geram estímulos excessivos ao sistema neurológico do bebê que ainda está em desenvolvimento. Enquanto as cores mais suaves trazem uma sensação de calma e paz, tudo o que um bebê recém-nascido e uma mãe em puerpério precisam. Isso não significa que não podemos ter cores mais fortes na decoração, afinal existem muitos gostos e preferências, mas neste caso as cores mais intensas e fortes podem ser usadas em itens de decoração fazendo uma composição no quarto, ao invés de pintar uma parede inteira de vermelho por exemplo.

Portanto sem fugir do gosto e personalidade da família é possível agregar o bem-estar do bebê com estilo.

Tons Amarelos

Cores para quarto de bebê
Quarto de bebê amarelo. Imagem: Grão de Gente

O Amarelo como já mencionado ele traz vida e alegria ao ambiente, exatamente a sensação do que é ter um bebê chegando em casa pela primeira vez, ou seja, trazendo vida e alegria para a família. Então ele fica lindo no quartinho do bebê, mas não exagere pois pode cansar o bebê, principalmente se for nos tons mais vívidos, neste caso, opte pelos tons mais pálidos de amarelo, ou componha itens com amarelo na decoração como: quadros, ursinhos de pelúcia e almofadas.

Tons Azuis

Cores para quarto de bebê
Quarto azul para bebê. Imagem: The Spruce

O Azul é uma cor calmante, em adultos ela diminui o estresse e traz tranquilidade e relaxamento. Os tons de azuis mais escuros causam um outro efeito, que é de melancolia e tristeza, portanto escolha tons mais claros para o quartinho do bebê. Em quartos que tenham pouca iluminação natural, mescle com os azuis, tons de rosa e amarelo para que “aqueçam ” o ambiente.

Branco

Cores para quarto de bebê
Quarto de bebê branco. Imagem: Project Nursery

O Branco é clássico, sem erro ele traz sensação de frescor, limpeza e paz. Mas também é uma cor que se for usada somente ela, torno o ambiente monótono, portanto para quem gosta do branco, mescle ele com outros itens de decoração com cores mais vivas que possam oferecer estímulos visuais ao bebê, sem ser em demasia. Se o quartinho do bebê for pequeno, o branco ajuda a trazer a sensação de amplitude ao ambiente.

Vermelho

Cores para quarto de bebê
Quarto de bebê usando vermelho. Imagem: The Glam Pad

O Vermelho é uma cor mais sólida, com alto poder de estímulo, portanto deve se ter muito cuidado ao agregá-la ao ambiente pois em demasia pode causar irritabilidade nos bebês. Mas isso não significa que você precise fugir dessa cor, mas se for uma cor de sua preferência, opte por inseri-la em pequenas doses no ambiente, como móbiles, quadros, almofadas, itens de decoração, etc.

Laranja

Quarto de bebê laranja. Imagem: HGTV Photo Library

O Laranja assim como o vermelho são cores estimulantes, portanto em demasia causam irritabilidade nos bebês, logo o melhor é optar em objetos, ou utilizá-la em um cantinho do quarto, como no espaço para o bebê brincar, pois nesse caso o estímulo é bem vindo, ou em um tapete para estimular o bebê a engatinhar e rolar por exemplo.

Tons Rosa

Quarto de bebê rosa. Imagem: projectnursery

Sem dúvida é a campeã nas decorações de quarto de menina, o rosa é o xodó das mamães de menina. Lembrando que o rosa é a mistura do branco com o vermelho, então ele traz consigo um pouco das influências das duas cores, ou seja quanto mais forte for o rosa, mais pigmento vermelho ele tem, e consequentemente mais estímulo ele despertará no bebê, da mesma forma quanto mais claro for a tonalidade do rosa, mais pigmento branco ele terá em sua composição e consequentemente mais suavidade e calmaria ele trará ao ambiente.

Tons Verde

Cores para quarto de bebê
Quarto de bebê verde. Imagem: Baby+Co.

O verde é uma cor que traz equilíbrio, ele não é nem quente nem frio, ele é a mistura do amarelo e do azul, portanto ele traz a harmonia das duas cores em si mesmo, a vivacidade do amarelo e a calmaria do azul, portanto os tons verde geralmente refletem esse equilíbrio no ambiente. Ele reflete conforto e segurança para o bebê e a mamãe.

Tons Roxo

Quarto de bebê roxo. Imagem: houzz

As cores lavanda e lilás que são tonalidades mais suaves do roxo, são muito usadas em quartinhos de bebê, pois oferecem a mesma calma do azul mas com um toque de conforto que a cor proporciona.

close