Dica de livros para pais! Para rir, se emocionar e se identificar

Eu acompanho os texto do Piangers pelo facebook já faz algum tempinho, quem me indicou ele foi meu marido, que também segue ele e que se identificou com esse pai de duas menina, (e nós estamos grávidos da nossa segunda menina).

Livro Papai é Pop2

Agora tive o prazer de ler o livro do Piangers ‘Papai é pop 2’! É um livro de crônicas sobre como ser um pai moderno, com todo sentimento e amor. Aquele tipo de livro que faz você rir durante a leitura (não importa onde você esteja, eu comecei a rir enquanto esperava minha consulta do pré-natal), e também vai se emocionar e talvez até chorar com esses textos que reforçam a importância da família e a importância dos momentos juntos.

papai-e-pop

Então, você descobriu que vai ser pai. Você acha que precisa comprar uma casa maior. Tem que ter mais um quarto no apartamento. Tem que ter um berço. Tem que trocar de carro. Tem que trabalhar mais para pagar as contas.

O que Marcos Piangers descobriu  é que não vale pagar pela melhor creche se você é o último a buscar seus filhos. Não vale comprar os melhores brinquedos, porque as crianças gostam mesmo é das brincadeiras que não custam nada.

No fundo, o que importa, como os textos divertidos e emocionantes de Papai é Pop mostram, é você estar com seus filhos de verdade, prestando atenção e aproveitando cada momento.

Meu filho não sai do ipad. Meu filho não sai do videogame. Meu filho não sai do celular. Meu filho não sai da frente da televisão. Nossos filhos não saem de dentro dos aparelhos eletrônicos que compramos com dinheiro suado em dez vezes na loja de departamentos. Nossos filhos lembram alguém?

Lembram nós mesmos. Nós também não saímos da frente do celular. Não desgrudamos os olhos da tv. Estamos sempre no computador. Esses dias aconteceu a cena mais triste e engraçada: minha filha dizia “olha, pai”pela décima vez, enquanto eu lia e-mails do trabalho no celular. Ela, então, veio até a minha frente e se abaixou até ficar atrás do celular, de forma a entrar no meu campo de visão. “Só ficando aqui atrás do celular para você olhar pra mim”.

Foi só mais um tapa na cara do papai, dentre tantos que minha filha me dá. Cada tapa me faz um pai melhor.

Acabei também lendo o livro ‘A mamãe é rock’, da jornalista Ana Cardoso esposa do Marcos Piangers. Onde ela conta sobre os desafios da criação de filhos.

Livro A Mamãe é Rock

A mamãe é rock é um livro sobre mães de verdade, que vivem todo dia na corda bamba. Foi pensando em situações verdadeiras, mas sem perder o senso de humor, que a jornalista Ana Cardoso deu vida a um livro de crônicas que toca do início ao fim o ritmo que só as mulheres com filhos entendem. Leitura super agradável! Um livro de mãe para mãe!

mamae-e-rock

Toda criança tem o seu talento especial. Umas adoram brócolis, outras tomam banho sozinhas, outras não trocam os erres por eles, outras são incrivelmente afinadas, como meus sobrinhos Heitor e Flora. Há os extremamente gentis e tantos outros supertalentosos.

Na verdade, não se trata de uma competição, mas sim de um desfile de aprendizados. Uma exposição de motivos que nos deixam felizes. Pelo bem da humanidade, deixem as mães e os pais contarem suas pequenas vantagens em paz. Ao menos de vez em quando.

Alguns fatos que ela conta no livro, por exemplo, sobre os dias de frio, que vale deixar as crianças sem tomar banho… porque você não deseja que seus frios morram de frio né?? Como sobreviver aos piolhos, alimentação saudável ou nem tão saudável dos filhos e muito mais.

Tenho dificuldades em jogar jogos e servir chá para as bonecas no chão da sala. Quando ajudo na lição de casa, sempre quero ir além e, sem perceber, já introduzo logaritmos quando era só para extrair umas raízes quadradas.

Resumindo, sou chata e um pouco relapsa. Como todas as mães de verdade, não como aquela impecável e sorridente que aparece nos comerciais tirando os germes do chão e se divertindo horrores com a garotada. Ou seja, sou assim, como você.

Papai é pop2 x Mamãe é rock

Os dois livros são ótimos, com certeza valem a pena ser lidos, de leitura rápida (afinal nós pais não temos muito tempo né…) e a diagramação dos livros é linda!

A diferença entre eles para mim é que no Papai é pop2 Piangers também nos passa uma maternidade real, mas cheia de sentimento, nos mostrando que todos os momentos são especiais, você lê e se emociona, fica refletindo no texto, e já no livro Mamãe é rock, é muuuito maternidade real, ela é direta, clara, fala que a vida de mãe não é fácil, você fica cansada, as vezes você não quer brincar no chão, você erra mas você tenta acertar, aquele livro que você livro que você lê e pensa “caraca, tu também passa por isso?!”

Onde comprar?

Esses dois livros foram lançados pela editora Belas Letras e você comprar na Amazon:

close