Minimundos – O que é? Como criar? 21 ideias para você se inspirar!

Você já ouviu falar em SMALL WORLD, ou também conhecidos como minimundos?! Se você nunca ouviu falar, deixa eu lhe explicar essa ideia genial para você fazer com os pequenos.

Small World é uma forma de recriar lugares em miniatura, proporcionando a estimulação dos sentidos da criança como tato, olfato, visão e audição.

De forma mais concreta espaços geográficos são apresentados a elas, para que possam manusear e interagir com o cenário criado para suas pequenas mãozinhas curiosas. Pois as crianças aprendem mais quando podem tocar e sentir, através de experiências sensoriais.

Os minimundos estimulam a curiosidade, a criança quer tocar, sentir, mexer, explorar aquele mini universo feito especialmente para ela, estimula sua imaginação criando histórias e personagens dando vida ao cenário, ela também trabalha a motricidade fina, juntando, transferindo, contando e separando as peças do cenário.

Não só as crianças mas todos nós somos cheios de sentidos, e quando algo se comunica conosco não apenas por 1 sentido exclusivamente como a fala por exemplo, mas quando envolve mais sentidos (tato, olfato, audição, etc.) nos proporciona um melhor aprendizado e uma melhor memorização do que se está sendo apresentado. Ajudando a construir conexões nervosas nos caminhos do cérebro.

O aprendizado sensorial leva a criança a completar tarefas de aprendizagem mais complexas e apoia o crescimento cognitivo, o desenvolvimento da linguagem, as habilidades motoras grossas e finas, a interação social e as habilidades de resolução de problemas. (Educational Play Care).

O mais simples de um minimundo são as caixas temáticas, aonde você escolhe um tema e cria dentro de uma caixa baixa ou algum outro recipiente adequado um minimundo para a criança explorar.

Os materiais utilizados não são especializados, podendo ser os mais diversos possíveis, afinal tudo pode contribuir com a construção, usando a criatividade e a imaginação. Basta dar uma voltinha pela sua cozinha ou jardim, você irá encontrar inúmeros materiais que poderão ser aproveitados.

A criança pode ajudar na construção do minimundo, começando pela pesquisa do tema e o que será abordado, à partir do estudo se cria um escopo de como será o minimundo, quais elementos ele deve conter, e após se buscam materais para construir o projeto.

Faz sujeira?! Faz sim, porque a idéia é a criança poder explorar livremente o seu minimundo, ela precisa de espaço e liberdade para isso, portanto após a construção do seu “minimundo” é importante definir um local para ele ser colocado para o manuseio das crianças.

Escolha um lugar amplo (ou o mais amplo possível) longe de tapetes, estantes com itens que quebrem, ou sofás que sujem. O ideal é ser realizado em um pátio, ou área externa da casa para ser mais fácil a limpeza, mas se isso não for possível (como é meu caso, moro em um apartamento), escolha um lugar na casa que seja o mais livre possível de móveis, ou itens de decoração que possam vir a atrapalhar, e também que seja fácil de limpeza posterior.

Justamente para que a criança não seja tolhida enquanto explora a brincadeira. Então lembramos que se sujar (é bem provável que irá sujar) depois a gente limpa, a “sujeira” não pode ser um empecilho nessa situação, a criança por sinal pode contribuir com a limpeza após a brincadeira.

Como criar os minimundos:

1- Escolha um tema:

O tema pode ser definido por uma preferência do seu filho, ou por algo que você queira ensinar, trabalhar, explorar melhor como:

Temas sensoriais de Habitat como: oceano, deserto, safari, floresta, montanhas, polo norte e polo sul, fazenda, jardim, lago, etc. ( As crianças amam as temáticas que envolvem animais).

Temas de estações: primavera, verão, outono e inverno, para trabalhar o que cada uma delas representa e suas características.

Temas de feriados específicos que sejam importantes para você ou sua família, como: Natal, Dia de Ação de Graças, Páscoa,etc.

Temas de personagens diversos como: princesas, carros, aviões, barcos, dinossauros, zoológico, cidades turísticas, piratas, universo, etc.

2- Escolha um recipiente para criar seu minimundo:

Pode ser um balde baixo, uma caixa de plástico baixo, uma assadeira, uma mesa, etc.

OBs: Não esqueça de definir um local na sua casa, aonde será feita a exploração do minimundo. Local arejado, bem iluminado, amplo e de fácil limpeza.

3 – Escolha os materiais:

Arroz (e pode até ser tingido com corante alimentício para obter cores variadas)
Macarrão de diversos formatos diferentes
Papel rasgado
Areia
Feijões
Aveia ou farinha de trigo
Cereais (loops de frutas)
Milho
Espuma de barbear
Animais ou personagens de plástico, legos
Waterbeads ou também conhecidas como bolinhas de gel
Pedras de aquário
Água ou água colorida (tingida com corante alimentício)
Cubos de gelo tingidos
Bolas de isopor
Pedaços de madeira, troncos, galhos, flores, sementes
Letras do alfabeto
Números de madeira
Carros de brinquedo
Pompons
Pinhas
Rolos de papel toalha ou papel higiênico

Ferramentas para ajudar a trabalhar a motricidade fina com os elementos dos minimundos:

Conta gotas
Pinças
Colheres
Copos de medição
Potes plásticos
Funil
Bandejas de cubo de gelo
Escorredor de macarrão
Garrafas vazias
Espátulas
Pauzinhos
Esponjas
Copos de silicone
Baldes
Copos de classificação coloridos


Aproveite e confira:


Agora veja alguns minimundos para se inspirar e botar em prática com os pequenos:

1. Pedreira (imagem: littleworldsbigadventures)

2. Oceano (imagem: busybusylearning)

3. Pinguins no gelo (imagem: messylittlemonster)

4. Animais da África (imagem: littlelifelonglearners)

5. Oceano (imagem: littlelifelonglearners)

6. Cenário natural com girafas (imagem: theimaginationtree)

7. Praia (imagem: fantasticfunandlearning)

8. Cidade (imagem: oskarswoodenark)

9. Neve (imagem: thebestideasforkids)

10. Safari Hospital (imagem: acraftyliving)

11. Lago (imagem: midwestmodernmomma)

12. Fadas (imagem: littleworldsbigadventures)

13. Praia (imagem: littleworldsbigadventures)

14. Selva (imagem: educating_kids)

15. Casa na árvore (imagem: littlelifelonglearners)

minimundos

16. Fazenda (imagem: theimaginationtree)

minimundos

17. Pandas (imagem: theimaginationtree)

minimundos

18. Cidade (imagem: learningandexploringthroughplay)

minimundos

19. Zoológico (imagem: blog.teaching)

minimundos

20. Areia (imagem: blog.teaching)

minimundos

21. Personagens (imagem: my_three_little_strawberries)

minimundos