3 receitas de sobremesas simples para fazer com crianças

Criança na cozinha, tudo de bom!!! Isso mesmo, crianças amam cozinha, poder interagir nesse espaço dominado pelos adultos. Desperta muito a curiosidade deles, então vale muito a pena investir nesse tempo com os pequenos na cozinha, e para ficar mais delicioso ainda, acrescente ao cardápio sobremesas simples para fazer com crianças, daí é uma festa só!!! Afinal que criança não ama sobremesa?! E melhor ainda se foram eles mesmos que prepararam ou ajudaram a preparar, daí tem um gostinho de satisfação agregado.

Faz sujeira além do normal, vai mais devagar, dá mais trabalho, claro que dá, mas nada substitui o tempo em família, as memórias deliciosas, o gostinho de quero mais, de infância feliz. A verdade é que temos que descomplicar em um mundo complicado, se focarmos que ter uma criança na cozinha implica em risco, estresse, bagunça excessiva, é isso que você terá. Agora se você ver esse tempo como um investimento de tempo em família, de aprendizado, de desenvolvimento para a criança, de estreitamento de relacionamento, de alegria e amor de forma prática, tudo vai ter valido a pena, as vezes é um desafio, claro que é, mas garanto vale a pena a recompensa.

Para cooperar com esse tempo delícia, separei algumas receitinhas de sobremesas simples do livro “DEXÂ EEUUU!!!” de Mayra Abbondanza que fala justamente sobre a interação entre pais e filhos na cozinha, no processo de aprendizado e desenvolvimento para a criança crescer como protagonista no processo de alimentação da sua casa e não apenas como espectadora.

Bóra para as receitas de sobremesas simples para fazer com crianças:

“Pipoca com ácuçar deletido” (pipoca com caramelo)

Pipoca tem cheiro e gosto de infância, além de ser saudável, é rápida, prática e barata, então vamos dar aquela incrementada para uma tarde especial (especial não precisa ter motivo), pipoca doce…hummmm…

Ingredientes:

  • 1 xícara de milho para pipoca;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 6 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo em fogo baixo e coloque milho para pipoca. Tampe e aguarde estourar. Desligue o fogo. Em uma frigideira, coloque o açúcar em fogo baixo e não mexa com a colher, espere até que derreta completamente. Coloque a pipoca pronta numa assadeira e regue com o açúcar derretido.

Como as crianças podem ajudar nessa receita:

Buscando ingredientes, medindo os ingredientes nos copos de medida, colocando os ingredientes nas panelas, mexendo, limpando os utensílios após o uso, se a criança já sabe ler pode ler a receita, etc.

Obs: só cuidado com o caramelo quente!!

“Petí Gatô” (Petit Gateau)

Ingredientes:

  • 250g de chocolate meio amargo;
  • 250g de manteiga;
  • 5 ovos;
  • 5 gemas;
  • 3/4 de xícara + 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 xícara de açúcar.

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e o cholocate no microondas por um minuto, tire, mexa e se necessário, repita até que derreta por completo. Espere esfriar até que fique morno para frio. Adicione os ovos e as gemas, o açúcar e por último, peneire a farinha de trigo. Unte as forminhas individuais, coloque a mistura nas forminhas, apoie-as sobre uma assadeira maior e asse em forno pré- aquecido com o fogo alto por 10 minutos aproximadamente, para que forme uma casquinha e o interior permaneça cru. Desenforme e sirva com sorvete.

Como as crianças podem ajudar nessa receita:

Buscando ingredientes, medindo os ingredientes nos copos de medida, colocando os ingredientes nas panelas, mexendo os ingredientes, untando as forminhas, quebrando os ovos, derretendo o chocolate, limpando os utensílios após o uso, se a criança já sabe ler pode ler a receita, etc.

Aiiii que delícia de receitas de sobremesas simples!!!


Aproveite e confira:


“BRÁONI ” (Brownie)

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chocolate em pó;
  • 2/3 de xícara de manteiga de sal;
  • 1 e 1/4 de xícara de chocolate meio amargo picado em pedaços pequenos;
  • 1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 pitada sal;
  • 4 ovos;
  • 2 xícara de açúcar refinado;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha.

Para untar:

  • 1 colher de sopa de manteiga de sal;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo.

Modo de preparo:

Unte e enfarinhe uma forma retangular ou redonda ( de aproximadamente 30cm de diâmetro). Coloque em uma tigela o chocolate em pó, manteiga e o chocolate meio-amargo. Derreta no microondas por um minuto e tire, mexa e se necessario repita até que derreta por completo. Peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve em um recipiente. Em outra tigela, bata os ovos cuidadosamente com o batedor de arame. Adicione o açúcar, e a baunilha e continue batendo até misturar bem. Preaqueça o forno. Junte o chocolate derretido na mistura do ovo, misturando bem e rapidamente. Por último, misture os ingredientes secos peneirados. Despeje a massa na forma untada. Asse por 30 minutos em fogo baixo, ou até que a massa fique firme.

Como as crianças podem ajudar nessa receita:

Buscando ingredientes, medindo os ingredientes nos copos de medida, colocando os ingredientes nas panelas, mexendo os ingredientes, untando as forminhas, quebrando os ovos, peneirando a farinha, usar o batedor de ovos, derretendo o chocolate, colocar a massa nas forminhas, limpando os utensílios após o uso, se a criança já sabe ler pode ler a receita, etc.

E aí bóra fazer essas receitas de sobremesas simples com as crianças?!