Quarto Montessori: um lugar para inspirar!

Um quarto inspirado na pedagogia Montessoriana pode guardar grandes descobertas para pais e filhos. Fazer adaptações do quarto Montessoriano é otimizar o espaço para o aprendizado e a brincadeira, e fazer do quarto não só um lugar para dormir, mas também para brincar e desenvolver os aspectos sensoriais, motores, racionais e intelectuais da criança.

Aspectos sensoriais

Como o próprio nome já adianta, os aspectos sensoriais de um quarto Montessori deve explorar os sentidos da criança. Desde bebê, a criança é estimulada por cores, sons, texturas, cheiro, peso, barulho e tudo mais que estiver à sua volta. Por isso, inserir objetos coloridos, que emitem sons e com texturas irão estimular os sentidos da criança, que vai interagir com as mãos e com o corpo nesta descoberta.

quarto montessori cores e texturas

Repare neste quarto aonde os objetos estão à altura da criança, existe muito espaço para brincar, as texturas da cadeira, do chão e do tapetes são diferentes e estimulantes pelo contraste de cores.

quarto montessori espelho

Neste outro quarto, existem barras para auxiliar a criança ficar em pé, e um espelho! O reconhecimento da imagem e a observação dos próprios movimentos é muito interessante. E para falar a verdade, observar seu filho em um ambiente com tanto estímulo é também muito prazeroso.

Aspectos motores

A brincadeira é o trabalho da criança“. Maria Montessori disse isso muito antes de ver a quantidade de brinquedos infantis que brincam por si só, sem nenhum valor ou conhecimento agregado. A tecnologia e a modernidade devem ser trazidas para o ambiente familiar com muito critério, e no caso dos brinquedos, com cuidado redobrado. Os brinquedos podem estimular as habilidades motoras das crianças com o encaixe de objetos, associando cores ou levando uma bola de um ponto ao outro.

quarto montessori brinquedos motores

quarto montessori brinquedos

 

Esses brinquedos na composição do quarto também enfeitam e trazem cor para o quarto Montessori. Além da atividade do encaixe, com o tempo as crianças começam a criar outras funcionalidades para eles, estimulando a criatividade delas.

Aspectos racionais e intelectuais

À medida que a criança vai crescendo, os mesmos objetos do quarto vão tomando outra função de seu desenvolvimento, e explorar a leitura (mesmo por imagens), o desenho e pequenos desafios matemáticos vai estimular o raciocínio delas. Em um quadro de giz como o da foto seguinte, os pais podem fazer pequenos desafios de raciocínio para a criança participar, como completar um desenho de um bicho que você começou, por exemplo. Outros brinquedos inspirados na pedagogia Montessoriana também podem auxiliar neste processo de estímulos ao raciocínio.

quarto montessori parede

quarto montessori cantinho do livro

 

Desta maneira, o quarto Montessoriano trás consigo a essência desta pedagogia. Um espaço único, que mesmo utilizado por dois irmãos, será vivenciado de maneiras diferentes, de acordo com o desenvolvimento individual de cada um. A liberdade para transitar com segurança garante que as crianças explorem o mundo com independência. As mães, além de babarem em suas crianças se desafiando no mundo do conhecimento, também podem identificar possíveis características das crianças, e alimentarem mais suas predileções por certas atividades. As atividades que menos interessam ou que não são dominadas pelas crianças devem ser vistas como uma oportunidade de aprendizagem. Sempre que identificar uma desistência por não estar conseguindo, mostre que o erro faz parte do aprendizado e que a prática faz com que ele domine o conhecimento.

O quartinho Montessori será a extensão da escola na sua casa, ou vice-versa. A criança transitará tão confortavelmente nos dois ambientes que fará com que o aprendizado seja ainda mais divertido!!!

quarto montessori cama

quarto montessori brinquedos e livros

 

O quarto também não precisa perder o estilo, é possível incluir muito design junto com as inspirações Montessori. Dá uma olhada neste post sobre camas divertidas para quarto infantil!

close