Gravidez e estrias: veja como fugir das temidas estrias!

O bebê está crescendo e, com ele, a sua pele? Como evitar ter estrias na gravidez?

Primeiramente, vamos combinar uma coisa: a gravidez é o período onde você mais precisa se cuidar, por você e pelo bebê. Ambos precisam de muita atenção e cuidados.

Daí você pergunta: mas por que ela está dizendo isso?

A resposta é simples: tem muita coisa acontecendo dentro do seu organismo, mais do que você possa ver ou perceber. Por isso, vamos te ajudar a tentar driblar as estrias.

Qual a causa das estrias durante a gravidez?

Engana-se quem pensa que as estrias são causadas apenas pela falta de hidratação na pele. Querida grávida, não adianta passar mil cremes – caros – no corpo e no barrigão se você não beber bastante água e se hidratar de dentro para fora, por exemplo.

E, para comprovar mesmo que ainda tem muito por debaixo desse tapete, saiba que os seus hormônios podem contribuir para a formação delas. Eles deixam a sua pele mais fina. Um prato cheio para as estrias.

Há também questões genéticas aí. Se a sua mãe ou uma irmã tiveram estrias durante a gravidez, você tem mais chances de ter também.

Mas e agora?

Agora você vai se empenhar e seguir tudo certinho para reduzir os riscos de aparecerem as temidas estrias durante a sua gravidez. Tenha disciplina e carinho com o seu corpo.

estrias-gravidez

Como evitar as estrias durante a gravidez?

  • Beba bastante água. Pelo menos 2 litros e meio por dia.
  • Pratique atividade física. Oxigene seu corpo. Saia do sedentarismo. Gravidez não é desculpa para não fazer exercícios. Basta você recorrer a um profissional, que vai indicar o que as gestantes podem fazer.
  • Controle bem o seu peso com uma alimentação saudável e o acompanhamento de um nutricionista. Ganhar quilos muito rápido na gravidez pode pegar sua pele de surpresa e obrigá-la a se esticar mais do que está preparada.
  • Tenha na sua alimentação ou suplemente vitamina E, C e Zinco. As vitaminas são fundamentais para a produção de colágeno, e você vai poder buscar dar mais elasticidade à sua pele durante a gravidez.
  • Usar cremes especiais para grávidas, que são mais potentes, duas vezes ao dia. Passe o hidratante na barriga, mamas (evite passar nos mamilos, porque podem ficar mais frágeis para a amamentação depois), costas e nas coxas.
  • Escolha cremes que contenham óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, macadâmia ou ureia. Esses quatro são conhecidos por suas propriedades incrivelmente hidratantes. Passe no corpo o creme após o banho, massageando as áreas que tendem a aumentar no período de gravidez.

Solução simples para estrias

Sabe aquelas receitinhas que as avós costumam repassar para todas as meninas da família? Então, temos uma especial para você usar durante a gravidez. Basta uma visita a uma farmácia e já poderá voltar com todos os ingredientes para casa.

Simples, bem simples mesmo, e você poderá utilizar depois da gravidez também, para o inverno, por exemplo, época em que a pele tende a ficar mais ressecada e precisa de um hidratante mais potente do que os habituais. Vamos a ela:

Faça uma mistura de 1 lata de Creme Nívea, aquele famosinho da latinha azul, 1 ampola de Arovit (vitamina A concentrada), 1 vidro de óleo de amêndoas (100 ml) e 1 bisnaga de Hipoglós ou Bepantol Derma. Misture as belezinhas, e você terá um creme ultra hidratante para passar no corpo durante a gravidez.

Depois de pronto, pode colocar o seu creme na geladeira e usá-lo duas vezes ao dias nas áreas comumente mais afetadas pelas estrias na gravidez, que citamos antes.

Vale ressaltar que, caso as estrias apareçam, há tratamentos estéticos para amenizar sua aparência, mas gestantes e mulheres em fase de amamentação não podem fazer uso, ok? Espere até o seu filho parar de mamar para que tome qualquer medida. Sempre converse com o seu médico.

Você já está fazendo uso de algum hidratante durante a gravidez ou tem alguma dica para compartilhar com as outras mães aqui da nossa página? Fique à vontade. É sempre muito bom ter novas informações e saber um pouco mais sobre o que funciona para outras mulheres durante a gravidez.

close