Etc

Semana Mundial do Brincar e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças

Na Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 20 e 28 de maio, a Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, destaca o papel crucial que o brincar desempenha para as crianças, tendo em vista que contribui para o desenvolvimento de suas habilidades motoras, cognitivas e sociais. Ao mesmo tempo, também ajuda a promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, uma vez que as crianças com e sem deficiência, ao brincarem juntas, não vão somente se divertir, mas também ter a compreensão, empatia e a aceitação das diferenças entre elas.

Dessa forma, pensando em estimular o desenvolvimento de crianças com deficiência a partir de jogos e brincadeiras, Mara Siaulys, presidente e fundadora da Laramara, reuniu orientações práticas, com exemplos de brinquedos de baixo custo que estimulam os receptores táteis das crianças com deficiência visual, em seu e-book “Brincar é para todos”, disponível no site da instituição. Um desses jogos é o Móbile, que fortalece braços e mãos, incentivando os pequenos a explorarem objetos por meio do toque.

Outra sugestão é a criação de um chocalho gruda-gruda, que emite diferentes tons. O objetivo é unir e separar os chocalhos, promovendo a interação e o desenvolvimento dos sentidos auditivos e táteis. Além disso, o jogo da memória adaptado, com aplicação de diferentes texturas, estimula a concentração, o raciocínio lógico e o tato, enquanto o desenho, através das propriedades formais, oferece uma atividade cognitiva completa e uma maneira de comunicação além da linguagem verbal e escrita.

O e-book também destaca a importância de ambientes inclusivos, adaptados e recursos adequados para garantir que todas as crianças possam participar plenamente das atividades lúdicas.  As brincadeiras adaptadas devem explorar as sensações táteis em todo o corpo, permitindo que sintam texturas, temperaturas, pesos, tamanhos e formatos. Para isso, as escolas, instituições de cuidados infantis e comunidades devem trabalhar juntas para criar essas condições inclusivas e fornecer suporte às crianças com deficiência.

“É de extrema importância garantir que as crianças com deficiência visual tenham acesso a recursos que estimulem seu desenvolvimento. A aprendizagem significativa e baseada em conceitos é alcançada por meio de experiências corporais no espaço e no tempo. Por isso, é essencial oferecer brincadeiras, jogos, atividades lúdicas e recreativas que despertem a imaginação e auxiliem no reconhecimento das habilidades individuais de cada criança”, ressalta Junia Carla Buzim, pedagoga da Laramara.

A Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar de 2023, celebrada pelo mundo todo, neste ano, traz o tema “A Natureza no Brincar”. O evento, que acontece desde 2010, tem o objetivo de criar um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar, reforçando sua importância para o desenvolvimento das crianças, além de ressaltar os benefícios que essa atividade lúdica oferece para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social dos pequenos.

Em sua 14ª Edição, a Semana Mundial do Brincar destaca a necessidade de garantir um ambiente inclusivo, em que todas as crianças possam desfrutar dos mesmos direitos e oportunidades de brincar. Isso porque a brincadeira é fundamental para o aprendizado e o crescimento infantil, permitindo que explorem o mundo ao seu redor, desenvolvam habilidades motoras, exercitem a imaginação e aprendam a interagir com os outros. Entretanto, não é apenas para as crianças que a iniciativa leva uma mensagem importante. 

“A Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância, também serve como um lembrete para os adultos sobre a importância de preservar o tempo para brincar em meio às ocupações diárias. O brincar não é apenas para as crianças; os adultos também podem se beneficiar dessa prática, promovendo momentos de alegria, relaxamento e conexão com os outros”, destaca Anderson Almeida, assistente social da Laramara.

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás