Alimentação Infantil

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos


Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?! As vezes um cheiro nos faz viajar no tempo, e lembrar do bolo da vó, da feijoada do tio, dos biscoitos da tia, do arrozinho da mamãe, e por aí vai… por isso é tão importante propiciarmos isso aos nossos filhos, essa oportunidade de cozinhar com os pequenos, de prepararmos juntos uma refeição e criarmos doces memórias afetivas, além de estimular a criatividade, o desenvolvimento motor, a autonomia e, claro, o paladar dos pequenos.

Cozinhar com os pequenos e os benefícios para toda a família:

Cozinhando com os pequenos. Imagem: depositphotos

  • Momentos em família: Cozinhar juntos é um momento de união, descontração e aprendizado. As crianças se sentem valorizadas e importantes ao participarem da preparação da comida, se sentem úteis e não há nada melhor do que o senso de pertencimento.
  • Alimentação saudável: Ao envolver as crianças na cozinha, elas se familiarizam com diferentes alimentos, cores, texturas e sabores, tornando-as mais propensas a experimentarem novos alimentos e ter uma alimentação mais nutritiva.
  • Habilidades essenciais: Cozinhar desenvolve habilidades motoras finas e grossas, coordenação, noções de matemática, leitura e até mesmo planejamento. As crianças aprendem a seguir instruções, medir ingredientes, misturar, esperar e trabalhar em equipe.
  • Autoestima e confiança: Ao realizar tarefas na cozinha, as crianças se sentem confiantes e capazes. Elas aprendem a resolver problemas, tomar decisões e lidar com frustrações, como: um bolo que abatuma, uma torta que queima, etc…a vida é feita de situações assim e como é bom aprender a lidar com elas dentro da familia, com acolhimento e segurança.

Dicas para começar:

  • Escolha receitas simples e adequadas à idade das crianças: Comece com receitas fáceis e seguras, que não exigem o uso de utensílios perigosos ou técnicas complexas. Um bom início é fazer biscoitos juntos.
  • Planeje com antecedência: Leia a receita com antecedência, separe os ingredientes e utensílios necessários e explique as etapas da receita para as crianças.
  • Adapte o ambiente: Adapte a altura dos balcões e armários para que as crianças alcancem os ingredientes e utensílios com segurança. Use um banquinho ou caixa para que elas possam se apoiar.
  • Divida as tarefas: De acordo com a idade e habilidades das crianças, distribua tarefas como lavar legumes, mexer a massa, decorar biscoitos ou servir a mesa.
  • Incentive a criatividade: Permita que as crianças personalizem as receitas, escolham os ingredientes e decorem os pratos. Tipo se forem fazer pão, bolos ou biscoitos sugira que a criança faça a decoração.
  • Faça da cozinha um ambiente divertido: Coloque músicas animadas, use aventais coloridos e incentive a experimentação.
  • Seja paciente e positivo: Essa as vezes é uma parte dificil para a maioria dos pais, é claro que se fizermos sozinhos as receitas elas serão finalizadas mais rapidamente e com menos sujeira, mas envolver as crianças nesse processo gera aprendizado, e não tem como aprender sem antes ter um início e é justamente nesse início a importância de ter paciência com os erros e com a bagunça, lembrando que eles fazem parte do processo. Portanto incentive a participação das crianças e elogie seus esforços.

Receitas para se inspirar:

  • Biscoitos decorados: Existem várias receitas fáceis e divertidas que permitem que as crianças usem a criatividade para decorar os biscoitos. Aproveite e confira: Receita de Biscoito
  • Pizza: Uma ótima opção para que as crianças participem de todo o processo, desde a escolha dos ingredientes até a montagem da pizza.
  • Salada de frutas: Uma receita nutritiva e refrescante que as crianças podem ajudar a lavar, cortar e misturar as frutas.
  • Panquecas: Uma opção versátil que pode ser feita com diversos ingredientes e recheios. As crianças podem ajudar a mexer a massa e virar as panquecas. Aproveite e confira: Como fazer panquecas – receitas de panquecas doces e salgadas!
  • Muffins: Uma receita fácil e rápida que pode ser feita com diversos sabores. As crianças podem ajudar a medir os ingredientes e colocar os muffins nas forminhas.

Recursos úteis:

  • Blogs de culinária: Existem diversos blogs com receitas e dicas para cozinhar com crianças.
  • Livros de receitas: Há livros específicos para crianças com receitas simples e ilustradas. Confira aqui os livros de receitas para crianças que uso na nossa casa!
  • Vídeos: O YouTube oferece diversos vídeos com receitas e tutoriais para cozinhar com crianças.

Cozinhar com as crianças é uma experiência enriquecedora para toda a família. É uma oportunidade de criar memórias afetivas, estimular o desenvolvimento das crianças e promover uma alimentação saudável. Comece hoje mesmo e divirta-se na cozinha com seus pequenos!

Lembre-se:

  • Segurança é fundamental na cozinha. Supervisione as crianças durante todo o processo e ensine-as a utilizar os utensílios com cuidado.
  • Adapte as receitas e atividades à idade e habilidades das crianças.
  • O mais importante é se divertir e criar momentos especiais em família.

Com um pouco de planejamento e criatividade, cozinhar com os pequenos pode ser uma experiência deliciosa e inesquecível!

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás

Eternizando Momentos Preciosos: A Magia das Fotos de Família na Decoração

Em cada canto de nossa casa, existe a oportunidade de criar um santuário de memórias,…

% dias atrás