A Shantala é uma massagem indiana, realizada pelas mães num hábito cotidiano de amor e carinho em seus bebês. O obstetra e ginecologista francês Dr. Fredérick Leboyer ao visitar a Índia na década de 70 notou esse momento tão lindo entre mãe e bebê e quiz trazer essa vivência para o Ocidente, a partir daí acabou sendo amplamente divulgada pelo mundo. Ela é até hoje estudada e tem seus benefícios já comprovados.

Muito além de uma técnica de massagem infantil, a Shantala é também uma forma de comunicação que transmite amor pelo toque sutil das mãos. Ela proporciona relaxamento, bem-estar e amplia o contato com o bebê, fortalecendo o vínculo afetivo dos pais com o bebê. É um momento único entre quem massageia e quem é massageado, no caso o bebê. Pois os pais colocam nesse momento toda a sua atenção inteiramente voltada para o bebê e assim comunicam amor de uma forma não verbal, através do toque.

A massagem pode acalmar o bebê ou deixá-lo mais agitado, por isso é importante notar os efeitos que a massagem causa nos determinados períodos em que ela é realizada, assim você pode adequar para realizar ela no melhor momento do dia, ou seja, o momento em que o bebê está com melhor disposição para receber a massagem e relaxar.

Ela pode ser realizada desde o 1º mês de vida até quando os pais e o bebê desejarem, mas não deve ser realizada se o bebê estiver com febre, chorando ou parecer irritado. 

Vejamos quais as principais vantagens da massagem Shantala:

https://blog.psicologiaviva.com.br/
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reforça o vínculo pais e filhos através do toque, carinho, cuidado, amor;
  • Dependendo da hora do dia em que é realizada, permite que o bebê fique mais calmo;
  • O bebê passa a ter consciência do seu próprio corpo;
  • Melhora a digestão, o que ajuda a combater o refluxo e as cólicas intestinais;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora o sono, tornando-o mais tranquilo e com menos despertares noturnos.

Como fazer a Shantala nos bebês

Primeiro passo é preparar o ambiente, que deve ser aconchegante e confortável. Coloque um colchão ou o próprio trocador onde você e seu bebê deverão ficar, ajuste a temperatura do ambiente para que fique agradável, uma vez que o bebê ficará só de fraldinha, ele não pode passar frio nem calor, pois isso irá interferir na qualidade da massagem.

Não esqueça de retirar anéis, pulseiras, e todos os itens que possam atrapalhar ou machucar o bebê na hora da massagem. E agora para iniciar, aqueça as mãos esfregando uma na outra de forma a aquecê-las ligeiramente e utilize um óleo vegetal ( pode ser de amêndoas doces ou de semente de uva) para untá-las, sente-se com as pernas esticadas acomodando o bebê sobre elas e inicie a massagem:

1° Comece massageando o peito. Movimente suas mãos do centro do tórax em direção à axila. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.

2° Agora, o movimento deverá partir do tórax e ir em direção aos ombros do pequeno.

3° Segure o pulso do bebê com uma de suas mãos, formando uma espécie de bracelete. Depois, com a outra mão, forme um bracelete próximo ao ombro do seu pequeno e deslize-o até o encontro da outra mão,  em movimento de rosca. Repita o movimento sucessivamente.

4° Agora é a vez das mãozinhas. Use seu polegar para massagear, começando da palma e indo em direção aos dedinhos. Depois, puxe delicadamente cada um deles e os aperte suavemente.

5° Posicione suas duas mãos na altura do peito do bebê e desça até a altura da bexiga. Repita de 3 a 6 vezes. (Obs: Essa é uma ótima técnica para o alívio das cólicas!)

6° Faça um leve movimento de torção começando na base da coxa do bebê e indo até seus tornozelos, massageando toda sua perninha. Você pode repetir esse movimento até 10 vezes em cada uma das pernas.

7° Massageie seus pezinhos usando também seu polegar, puxando e apertando os dedos,  assim como nas mãozinhas.

8° Agora, posicione seu bebê virado de costas para você. Ele ficará de bruços em suas pernas. Coloque  suas mãos na altura dos ombros e desça com elas até a altura dos quadris. Depois, faça o movimento inverso, partindo dos quadris em direção aos ombros. Dê leves batidinhas ao longo das costas.

9° Você poderá massagear agora seu rostinho suavemente.

10° Você também pode fazer a Padmasana (posição de lótus), cruzando suas perninhas e as impulsionando em direção à barriga.

Passo-a-passo: (https://leiturinha.com.br/)


Aproveite e confira:


Algumas dicas extras, para aproveitar melhor esse tempo de massagem Shantala:

  • Procure olhar sempre nos olhos do bebê, conversando suavemente com ele em todo o momento;
  • Essa massagem dura em torno de 10 a 15 minutos e pode ser realizada todos os dias;
  • Dê preferência para realizá-la após o banho, que é quando o bebê está mais relaxado;
  • Caso realize a massagem antes do banho, opte pelo banho de imersão na banheira que é mais relaxante para o bebê;
  • Não é necessário muita quantidade de óleo, só o suficiente para as mãos deslizarem, caso você tenha colocado em excesso, retire com um papel toalha, pressionando sem esfregar a pele do bebê.

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de segunda viagem, descobrindo um novo universo, o universo das mães! E compartilhando um pouco de suas descobertas aqui no Sou Mãe!

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Nova Lei da cadeirinha

A Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que está em vigor no Brasil…

% dias atrás

Quartos infantis: 5 dicas de como decorar

Repaginar quartos infantis é sempre empolgante, pois geralmente, para eles, é o cômodo preferido da…

% dias atrás

Álcool baixa febre?

Será que álcool baixa febre? Você sabia que esse costume é muito perigoso, pois pode…

% dias atrás

Líquido Amniótico

O líquido amniótico é o fluido que envolve o bebê durante toda a gestação preenchendo a bolsa amniótica (que é…

% dias atrás

4 Dicas de móveis para seu espaço de home office

Você precisa montar o espaço de home office e tem dúvidas sobre quais móveis vale…

% dias atrás

Tampão Mucoso

O tampão mucoso é uma secreção mucosa, bem espessa produzida na fase inicial da gestação…

% dias atrás