Então… essa última semana antes do post foi marcada por milhões de FORTES EMOÇÕES, relato abaixo o que vivi nos últimos dias…

Tudo começou com um final de semana bem tranquilo, estou lendo um livro que compartilho com vocês da Olivia Bernardes chamado “MARINHEIRA DE PRIMEIRA”, da Editora Zahar… ele é um guia prático sobre os primeiros cuidados do bebê, tanto na gestação quanto de fato depois do bebê nascer, na gestação fala da preparação do enxoval, da escolha do pediatra, dos tipos de parto (uhh..que medo!), muito esclarecedora essa parte, pois ela fala bemmm explicadinho tudo o que pode acontecer tanto para cesariana quanto para parto normal, depois ela aborda o tema amamentação de forma também muito esclarecedora, e também as principais atividades do bebê no seu início de vida: comer, chorar, dormir… finalizando sobre higiene no banho e a dinâmica da casa, com a chegada do novo(a) integrante!

Tô curtindo muito a leitura deste livro, nas questões atuais, que é o enxoval, ele tem me ajudado muito… foi lendo ele que descobri (pasmem!!!kkkk) que não se usa mais os rolinhos, nem travesseiro… hahaha… e olha que eu estava vendo para comprar, na época que comecei a ler o livro, ele me salvou de várias compras desnecessárias, pois para as mãezinhas que não sabem, como eu não sabia, hoje a Academia Brasileira de Pediatria não aconselha mais o uso dos rolinhos uma vez que a orientação é que os bebês durmam de barriga para cima e não mais de ladinho como era costume antigamente; o travesseiro é outro item atualmente dispensável dos enxovais pois com a questão do refluxo, o travesseiro não ajuda muito e ainda pode sufocar o bebê, o melhor se for comprar travesseiro que seja anti-refluxo… essas e muitas outras dicas você confere no livro MARINHEIRA DE PRIMEIRA… uma leitura muito agradável, prática e simples de ler, bem como mãezinhas de primeira viagem gostam! Sem muitas delongas…vamos direto ao ponto não?!

O título do livro caiu bem na definição de como as coisas seguiram para mim… pois ao fim dessa semana me senti em alto-mar, com direito a muitas rajadas de fortes ventos e trovoadas, ou seja, eu que navegava com meu barquinho tranquila de lá para cá… me deparei com ondas gigantes de desafios dos quais eu não estava preparada… pois é amigas… na segunda eu tinha que fazer alguns exames laboratoriais, incluindo o da Curva Glicêmica em jejum (para quem não sabe o que é… é um exame feito entre a 24°-28 °semana de gestação e tem por objetivo verificar a velocidade com que nosso organismo absorve a glicose após ingerida, pois ingerimos em torno de 75g de Glicose em jejum e ficamos no laboratório aguardando duas horas, aonde após as 2 horas eles fazem uma nova coleta de sangue… e lá fui eu, segunda de manhã cedo ficar plantada quase 3 horas no laboratório, para finalização do teste… enquanto eu esperava passar as duas benditas horas que você tem que esperar após ingestão de 75g de glicose (ekaaaa de tão HORRIVEL), eu só pedia a Deus que não vomitasse, senão teria que repetir o teste outro dia… e um dia já era suficiente para passar por esse tormento… nem acreditei quando as 2 horas tiveram fim… aleluia!!! DICA : vá preparada para mofar no laboratório….

Bom, teste feito, agora era só esperar o resultado.. e como estamos numa era muito hightech, na terça mesmo já saiu o resultado dos exames e eu bemmm tranquila fui

verificar e imprimir os exames… e para meu ESPANTO… o resultado da curva glicêmica havia dado alterado!! O Que??????????? Como assim????? Minha glicose em jejum era sempre MEGAAAAA baixa, jamais passou pela minha cabeça que pudesse dar alterada minha curva glicêmica… portanto mais que depressa encaminhei para minha médica por e-mail os exames (que estava no exterior), mas me respondeu muito brevemente, em questão de poucas horas ela já havia me dado o diagnóstico, nada esperado… que eu estava com DIABETES GESTACIONAL… nossa foi como se uma onda gigante, tivesse quase me engolido em pleno alto-mar… eu e meu frágil barquinho, estávamos em frangalhos a essa hora…me lavei, literalmente, de tanto chorar…não pelo fato de ter que fazer uma dieta restritiva agora, pois felizmente eu já andava me cuidado, para controlar o peso mas foi o fato de eu nunca ter esperado tal resultado, o fato de eu saber que agora minha filha correria risco de vida, o medo desolador de a diabetes persistir após a gestação e eu obter de presente diabetes mellitus pós gestação, enfim milhões de medos, milhões de duvidas, milhões de sentimentos, que só Deus entende… passei os próximos dias digerindo tudo, ainda sem entender, porque EU??? Pois existem muitos riscos nessa condição para a futura mamãe e seu bebezinho, então para exemplificar um pouco do meu drama segue abaixo algumas das principais complicações que podem ocorrer para quem tem DIABETES GESTACIONAL…

Complicações para o bebê:

  • Peso excessivo ao nascer
  • Nascimento de bebê prematuro
  • Síndrome do desconforto respiratório
  • Hipoglicemia logo após o nascimento
  • Diabetes tipo 2 mais tarde na vida
  • Diabetes gestacional não tratada pode levar à morte de um bebê antes ou logo após o nascimento.

Complicações para a mamãe:

  • Pressão arterial elevada e pré-eclâmpsia
  • Diabetes no futuro.

Mas enfim, em algum momento desse turbilhão de emoções precisei parar de chorar, enxugar o rosto e agir como adulta, então marquei minha nutricionista… DETESTO nutricionistas, embora essa seja uma amiga muito querida, a questão é que nunnncaaaaa gostei de fazer dietas, de restringir coisas, sou a favor de uma vida saudável mas sem surtações mas infelizmente agora, não havia mais escapatória, nem o “SE”… eu precisava fazer algo por mim e pela Beatriz…e cá estamos nós…virada em alimentos integrais… meu querido marido já fez um rancho para mim, dessas coisas integrais… acho que até o ar que eu respiro agora é INTEGRAL, a vida não pode ser mais doce para mim, a menos que seja adoçada com AÇÚCAR MASCAVO. Penso agora, que ainda bem que meu marido fez as panquecas americanas para mim na semana passada, senão nem isso eu iria poder desfrutar! Snif!

Na quarta, tive Ecografia Cardíaca da BIA, fui morrendo de medo que apresentasse alguma alteração em função da diabetes, mas graças a Deus estava tudo 100% perfeito! UFA ! Obrigada Deus…

E agora é esperar semana que vem que me encontro com minha médica para tirar todas as minhas milhões de dúvidas sobre diabetes gestacional…até lá vamos viver de FARINHA INTEGRAL.

Beijocas meninas! Inté sexta!

Ana Paula

Obs: Se vcs quiserem compartilhar suas experiências de quem teve, quem conhece quem teve, etc…estou super aberta a ouvir…só histórias BOAS tá meninas…nada de histórias tristes…hahahaah…

Para mais posts da coluna Sou Gestante acesse:

 Confira também:

 

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás