As crianças começam a pensar nos seus próximos aniversários assim que acabam a festa do anterior. Já pensam no tema, em quais brinquedos vão querer, qual coleguinha não vai chamar ou em qual buffet vai querer a festa. Os pais neste momento, ainda tontos com as despesas e a agitação da festa infantil só pensam em DUAS coisas: descanso e economia!
Sabemos que uma festa infantil em buffet, com personagens e mágicos, docinhos, lembrancinhas e afins não sai nada barato e o orçamento equivale a de um casamento as vezes (não dá para organizar um ou dois “casamentos” por ano, né minha gente?! O que dirão as mães de 3,4,5..filhos). E os noivos que não são nada bobos, trataram de inventar o tal de mini-wedding, que é um casamento intimista, lindo, inesquecível e mais barato. Então porque não incorporar essa idéia do “mini” para a festa infantil do seu filho também?!
Brincadeiras a parte, o conceito mini pode ser vantajoso se você considerar algumas máximas como o fato da festa infantil ser para crianças, e não adultos. Para celebrar a vida, e não encher a pança para comer em excesso. Além do mais, as “miniparties” tem todo um leque de possibilidades que vão agradar e muito seus filhos, como uma festa do pijama (que aqui no Soumae.org tem dicas de como organizar), festa mão-na-massa e por aí vai. Então a idéia está lançada, Mini Party! Vamos fazer um check list:
Se é mini, a lista também tem que ser mini! Converse com seu filho e veja os amiguinhos que ele gostaria de convidar, os primos que ainda são crianças, tios, padrinhos, e claro os avós! No caso da festa do pijama, faça duas listas, uma para os que irão dormir e outra para os que participarão do café da manhã no dia seguinte.
Algumas mães ficam na dúvida se devem obrigatoriamente convidar as mães dos colegas, e isso vai depender do tipo da festa e da idade das crianças. Se for uma festa 100% monitorada, explique isso no convite, mas não se assuste se algumas quiserem acompanhá-los assim mesmo.
O ideal para uma miniparty é que não ultrapasse 30 convidados.
Como é mini, você pode fazer uma decoração mais simples. Você pode por exemplo comprar um bolo personalizado do tema, descartáveis coloridos (copo, canudos, guardanapos e etc), e completar com balões, vidros de balas de gelatina e suqueiras coloridas.
Para os convites, faça um projeto com seu filho! Se ele souber escrever, peça que ele escreva o nome dos colegas, faça um desenho ou pinte artes malucas. Cole em um papel cartão e escreva o endereço da festa no verso.
Com um público mais “restrito”, você pode pesquisar as preferências da turma. Faça um item principal, como mini-sanduíches e/ou cachorro-quente, e dois salgados complementares, como pão-de-queijo quentin (Minas tá no sangue, gente…kkk) e coxinha de frango. Use um cálculo bem modesto, nada de exageiros.
Para os doces, faça brigadeiros! Eles são unânimes e fáceis de fazer hoje em dia. Digo isso porque sou uma negação para “dar ponto” nas coisas, mas depois que o microondas começou a fazer brigadeiros por mim, sou outra pessoa! É muito simples!
E não menos importante, crianças sempre esperam a lembrancinha da festa. Copos, squeezzes, uma foto imantada enviada por correio alguns dias depois, ou um arranjo feito com as balas que enfeitaram a festa. Coloque as crianças para dividirem e vai ser aquela confusão.
Para que tudo saia bem, chame azamigas para ajudarem nos preparativos e na organização. Animadores de festas também são interessantes, vale a pena investir para animar as crianças.
Não esqueça das fotografias, e de sair nelas também! Eu garanto que esta festa será um sucesso, e depois de muitos anos, os sorrisos das crianças e dos pais serão mais descontraídos e familiares, como aqueles que nós vemos nas fotos dos nossos aniversários! Ah…só não garanto que no final desta festa infantil você estará menos cansada!
Escolher presentes educativos para crianças pode ser uma excelente forma de unir diversão e aprendizado.…
Estudar astronomia com as crianças é uma maneira incrível de despertar a curiosidade, estimular a…
A criatividade é uma das habilidades mais importantes que podemos cultivar nas crianças. Ela não…
Quando falamos em criação de filhos, especialmente meninas, é natural que surjam dúvidas, medos e…
Todos os bebês aos nascer nascer tem dificuldade de enxergar, apresentam apenas o reflexo da…
Uma aventura cheia de ciência, mistério e conexão com outros clássicos de Verne. A Ilha…