como ajudar seu filho a comer vegetais

Alimentação Infantil: Como ajudar seu filho a comer vegetais

Uma boa alimentação é crucial para uma vida saudável (inclui os não muito amados vegetais). Os nutrientes e vitaminas encontrados nos alimentos ajudam, de forma direta na saúde dos dentes, cabelos, unhas, pele e muito mais.

Sabemos que os benefícios são inumeráveis e que uma alimentação saudável é indicada desde cedo. Mediante isso, nos deparamos com outro fato, de que a maioria das crianças não são muito fãs das verduras e vegetais.

Mas, como introduzir alimentos saudáveis na alimentação dos pequenos?
Confira agora, algumas dicas de como ajudar seu filho a comer vegetais!

dicas para ajudar seu filho a comer vegetais
Como ajudar seu filho a comer vegetais? Imagem: pixabay

Dicas para ajudar o seu filho a comer vegetais:

Para que não haja falta de qualquer nutriente na dieta do seu pequeno, é preciso incluir alguns alimentos. Entre eles, os vegetais são considerados bastante importantes em todas as fases da vida.

Porém, para não errar pelo excesso ou falta, não deixe de falar com o pediatra do seu filho. Se possível, consulte um nutricionista do seu convênio médico, particular ou atendimento público, para instruir sobre a melhor dieta.

Mas, se o seu filho não aceita o alimento, sem insistir, você pode ajudá-lo a apreciar alguns tipos de vegetais. Veja como!

1. Deixe seu filho ajudar na preparação dos alimentos

Uma maneira simples de despertar o interesse de seu pequeno por vegetais, é deixá-lo ajudar na hora de preparar os alimentos. Peça que ele ajude a lavar e até mesmo cortar, com segurança, usando formas com formatos de bichinhos e formas geométricas.

Explique para ele durante o preparo, quais são os benefícios de cada um dos vegetais e a maneira como é cultivado, bem como funciona a colheita. Escolha vegetais com cores vivas, isso ajuda a chamar atenção e desperta o apetite da criança.


Aproveite e confira:


2. Use a criatividade

Usar a criatividade é essencial para introduzir uma alimentação saldável no dia a dia das crianças. Se o seu filho não gosta de determinados vegetais cozidos, tente prepará-lo de outra forma. Invista nas formas dos vegetais a seu favor e monte um prato criativo.

Use o brócolis como uma árvore e faça da cenoura um belo sol. A couve flor, por exemplo, como nuvens e faça flores com a beterraba. Use a criatividade sempre que puder, investindo em novos vegetais e na forma de preparo.

3. Faça as refeições em família

Um ponto importante para manter uma boa alimentação é estar todos sempre juntos para as refeições. Ao ver os pais comendo os vegetais, a criança se sente incentivada e tem a curiosidade de provar o mesmo alimento que os adultos.

Tente contar histórias envolvendo super-heróis, e super-heroínas, e explique que para ficarem fortes como eles, os pequenos precisam de uma alimentação saldável. Use o exemplo do Popeye, mostra que, ao comer espinafre, ele ficará forte e cheio de energia para ajudar os outros.

4. Tenha pequenas plantações

Você pode separar um cantinho do quintal para ter uma pequena plantação e encarregar o seu pequeno ajudar a plantar, regar e colher os vegetais. Plante variedades e deixe seu filho degustar das delícias que ele mesmo ajudou a semear, crescer e colher.

É com certeza uma ótima dica e vai deixá-lo entusiasmado e ansioso para provar os vegetais de sua horta particular. Além de ter um selo de aprovação de seu pequeno, os vegetais plantados em casa não requerem agrotóxicos. Isso os tornam ainda mais saudáveis.

como ajudar seu filho a comer vegetais
Ajudando seu filho a ter uma alimentação saudável. Imagem: pixabay

5. Dê a liberdade para o seu filho escolher

Faça uma variedade de vegetais e deixe o seu filho se servir e escolher quais ele vai comer. Mas não ceda ao “eu não gosto disso”, incentive-o a provar primeiro antes de decidir se gosta ou não. Caso persista, tente outro modo de preparo e invista em ressaltar os sabores.

Então, gostaram das dicas? Aproveitou alguma ideia de como ajudar seu filho a comer vegetais? Comente!

Enviado por: Andreia Silveira, redatora do site PlanodeSaude.net e mãe há 14 anos.

close