Traga o ar livre para dentro de casa

Cada dia prezamos mais pela qualidade de vida, e apesar de vivermos em uma selva de pedra, é possível com pequenas mudanças trazer o ar livre para dentro de casa.

Certamente essas mudanças trazem benefícios pois o contato com a natureza (mesmo que pouco), renova nossas energias, traz relaxamento, descanso, prazer, bem-estar, além de melhorar nosso humor ajuda a melhorar nossa saúde física e mental também.

Vejamos algumas dicas de como podemos trazer um pouco do ar livre para dentro de casa:

Imagem: Imagem: Casa Abril

Iluminação Natural

A iluminação natural nada mais é que a iluminação solar e ela sempre fez parte da vida humana, mas com o passar do tempo, a modernidade substituiu as grandes janelas e espaços abertos pelas lâmpadas em tempo integral. Embora essa tecnologia tenha oferecido liberdade e comodidade para o homem, ela também acabou desfavorecendo outros aspectos como a saúde, bem-estar e a economia.

Pois é comprovado cientificamente que o ser humano precisa de doses diárias de sol, ou seja precisa ter contato com a luz natural (sempre cuidando para evitar a exposição solar das 9-16h), pois assim o corpo produz vitamina D que melhora a absorção do cálcio no organismo e que também é responsável por fortalecer os ossos e músculos, como o coração. Além de ter um ambiente mais agradável, pois a luz natural gera bem-estar e conforto visual. Sem falar na economia pois a utilização da iluminação natural, ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica.

E em se tratando de ambientes de trabalho, a luz solar aumenta a produtividade, pois as partículas de luz solar fazem com que o cérebro humano tenha uma percepção mais ampla sobre o ambiente, o que é ótimo para ambientes comerciais e espaços de trabalho. Portanto a conclusão é que a iluminação natural além de ser financeiramente viável é uma excelente estratégia de marketing.

Para haver uma valorização da iluminação natural no ambiente é necessário manipular a entrada de luz de forma com que ela alcance uma maior profundidade sem perder sua intensidade. Um arquiteto pode analisar as dimensões do espaço e verificar qual possibilidade é mais efetiva: se instalar materiais que sejam refletores e absorventes de luz para que a luz seja difundida de forma equilibrada ou se o melhor seria fazer modificações estruturais como abertura de paredes e alteração de janelas.

Também é importante ter em mente, que a área de entrada de luz natural não pode ser superior á 10% da área de piso, pois se não corre-se o risco de aumentar a temperatura interna da área. 

O Brasil é um país que tem as temperaturas na maioria dos estados alta, com uma grande incidência de luz solar, favorecendo a aplicação de iluminação natural.


Aproveite e confira:


Janelas e ventilação

A ventilação em uma casa é fundamental pois a ventilação promove a troca de ar no ambiente, favorecendo a saúde e o bem-estar. Além de que o frescor do vento em casa, traz a sensação de paz e tranquilidade que encontramos na natureza.

Em uma casa com pouca ventilação, situações como bolor e mofo surgem principalmente nos espaços mais úmidos como banheiro, cozinha e área de serviço, além de favorecer o surgimento de ácaros nos tapetes e cortinas. Em decorrência de não ter um ambiente arejado os problemas respiratórios surgem e além deles os problemas estruturais também, como paredes que sofrem com umidade e “descascam”, pisos laminados que “incham” com a umidade, e isso tudo leva a maiores gastos com a manutenção estrutural e a desvalorização do imóvel.

Em um projeto visando uma melhor ventilação e circulação de ar, pode se ter como opção a ventilação cruzada, criada com janelas em lados opostos do ambiente, que quando abertas formam corredores refrescando o ambiente.

Os vidros e janelas são fundamentais e permitem com que a luz natural chegue ao ambiente, em locais onde há uma alta incidência solar podendo ser utilizados vidros difusos que diminuem a intensidade da iluminação.

Durante o inverno o vidro torna o ambiente uma estufa natural, que é super agradável pois além de aquecer o ambiente o torna muito acolhedor. O incômodo fica para o verão que consequentemente os vidros tornam o ambiente mais quente, para diminuir esse desconforto pode se optar por vidros temperados ou lamidos de forma a filtrar os raios solares para que não tornem o ambiente extremamente aquecido.

Plantas

Não pode faltar plantar para trazer o ar livre para dentro de casa. As plantas sempre trazem um pouco da natureza para dentro do nosso lar, além de renovarem o ar também renovam o ambiente, com sua cor e vida. Crie o hábito de cultivar plantas em casa, mesmo tendo pouco espaço existem muitos bons projetos que otimizam os espaços para incluir uma floreira, uma horta, etc. Flores colhidas dentro de vasos, plantas ornamentais, suculentas, uma horta de temperos e chás, todas essas opções são bem vindas para trazer frescor para seu ambiente.

Cores

As cores em um ambiente nos despertam diversas sensações, dessa forma as cores ligadas a natureza, carregam com elas as sensações de paz, tranquilidade, relaxamento, descanso e vida. Portanto na hora de escolher as cores que irão compor a decoração de sua casa, se você quer experimentar as sensações que a natureza desperta opte pelas cores: verde, azul, marrom… eles existem em diversas tonalidades, mais claras e escuras que podem ser usadas para compor vários ambientes.

Gostou dessas dicas de como trazer o ar livre para dentro de casa?

close