Atividades infantis da semana com o tema Jardim

Essa semana vimos o tema JARDIM. Alguns animais que podemos encontrar no jardim, mas vimos principalmente plantas.

Semana passada trabalhamos o tema Reciclagem (criação e contação de histórias) e agora lá vamos nós para mais uma semana temática aqui em casa!! ?

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

Essa foi a estante da semana:

E agora as nossas atividades infantis da semana sobre jardim:

  • Caixa da Natureza

Deixei para a Isabela explorar uma caixa com plantas diversas, flores, folhas, pedras, sementes e junto uma lupa. Ela amou!

  • Flores de formas geométricas

Cortei formas geométricas em EVA para Isabela fazer colagem montando flores.

  • Animais do jardim

Eu tinha guardado uma caixa, daqueles box de assinatura para crianças, com o tema jardim, e agora foi a hora de usá-lo. Isabela fez joaninhas com pedras, uma lagarta que virou borboleta e uma libélula. Adorou!

  • Flores de verdade

Deixei uma caixa com dois vasos (potes) de vidro e flores para ela arrumar nos dois vasinhos.

  • Como As Flores Nascem

Adoro os livros da editora Usborne, sempre muito interativos para nossas crianças e você encontra sobre vários temas. Esse livro “Como as flores nascem” é repleto de perguntas tipo: Quem planta as sementes? Por que as folhas caem das árvores? Fala sobre as estações do ano, sobre as partes da planta e além disso é cheio de abas, e aqui em casa a Isabela adora livro com abas. Você lê a pergunta e levanta a aba para descobrir a resposta. É um livro que deixa a criança curiosa e querendo saber sempre mais. Muito bom!

“Como As Flores Nascem” você pode comprar na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-flores

  • Mili no quintal

Nesse livro acompanhamos a Mili enquanto ela cuida do seu quintal, ela rega as plantas, corta a grama, usa ferramentas. Esse livro a Isabela tem faz tempo, pois ele é ótimo para crianças pequenas também, pois seu texto é bem curto e simples, ajudando no aprendizado de palavras do cotidiano. E Isabela ainda gosta desse livro da Mili.

Esse livro foi lançado pela editora Ciranda Cultural e você pode comprar “Mili no quintal” na Amazon clicando aqui.

  • O Jardim – Carlos Drummond de Andrade

O jardim é um espaço de beleza e contemplação. Nada mais natural, então, que ele também seja um tema abordado pela arte: está nas pinturas, esculturas, músicas – e nos poemas. Neste livro, construído a partir de crônicas e poemas de Carlos Drummond de Andrade, o leitor conhece as várias faces do seu jardim: “O jardim, convite à preguiça, exige trabalho infatigável.”; “Jardim apenas, pétalas, presságio.”; “‘Amor’ – eu disse – e floriu uma rosa/ embalsamando a tarde melodiosa/ no canto mais oculto do jardim,/ mas seu perfume não chegou a mim.”.
Não bastasse o encantamento dessas palavras, as pinceladas de Atak entram em cena para completar o quadro e fazer desse jardim um convite – para todas as idades – à imaginação e ao desenvolvimento das nossas sensibilidades.

Esse livro foi lançado pela Companhia das Letrinhas e você pode comprar “O Jardim” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-o-jardim

  • O jardim diferente

Esse livro foi um achado na feira do livro da nossa cidade, não só pelo preço, que é super acessível mas pela história. Esse livro faz parte da Série Era Uma Vez na Bíblia e conta sobre  “O jardim diferente”, essa é a história do jardim do Éden, lá de Adão e Eva, isso mesmo, uma história da Bíblia, mas é contada de uma forma diferente daquelas clássicas histórias bíblicas para crianças, Isabela adorou esse livro. Ele une poesia e brincadeira, é um livro alegre com belas gravuras, as crianças vão adorar.

Esse livro foi lançado pela editora United Press e você pode comprar “O jardim diferente” na Amazon clicando aqui.

livro-infantil-historia-biblica

  • Traçado

Imprimi algumas folhas para Isabela treinar o traçado, essas páginas são com o tema jardim e imprimi gratuitamente do site Moms By Heart.

  • Quantidade

Para treinar as quantidades, imprimi uma página de flor onde a criança tem que colocar as folhas e outra de árvore onde tem que colocar os limões, de acordo com o quantidade solicitada. Imprimir gratuitamente do site mrprintables.

  • Partes de uma flor

Para ensinar as partes de uma flor, imprimi essa imagem gratuitamente no site 123homeschool4me.

Aproveite e compre os livros indicados: