Bebê Reborn: Saiba tudo sobre essas bonecas hiper-realistas (e caras!)

Bebê reborn ou boneca reborn, na verdade é uma boneca que retrata muito bem um bebê. Não é considerada um brinquedo e sim um objeto de coleção.

O que quer dizer “reborn”?

O nome reborn vem do Inglês e significa “renascido”. Esse nome tem sua explicação nas origens do boneco. Durante a segunda guerra mundial, era quase impossível encontrar brinquedos na Inglaterra, de modo que, para aliviar as tensões do momento, as mães procuravam “repaginar” as bonecas antigas que as crianças possuíam em casa. Hoje em dia, no entanto, as técnicas para a confecção dos brinquedos são bem mais sofisticadas.

Como é feita uma boneca reborn?

Para dar as características ao boneco, os artesãos importam as partes do corpinho, como cabeça, mãos e pernas. O material utilizado costuma ser vinil, silicone, ou uma liga que une ambos e vem em uma única cor. O enchimento é feito com fibras de plumante (manta sintética) e saquinhos de areia. Depois que essa estrutura é montada, são aplicadas camadas de tintas especiais (não tóxicas) desenvolvidas especialmente para essa técnica, podendo chegar a diferentes tonalidades da pele humana, conforme a quantidade de tinta aplicada. Além disso, são aplicados efeitos especiais para veias, bochechas, manchinhas e dobrinhas dos bebês, afinal de contas, a ideia é torna-lo o mais parecido com a realidade possível. Depois da aplicação da tinta, o material é levado ao forno para fixação da tonalidade. Os bebês podem pesar entre 2,1kg e 3,2kg, bem próximos dos valores reais. O cliente seleciona o gênero que deseja.

Após esse passo, é necessário que os olhos sejam implantados, podendo ser feitos com acrílico, vidro ou silicone. A cor e o formato são variados. Também são aplicados cílios, sobrancelhas, unhas e cabelo, que é implantado fio a fio. Esses fios podem ser humanos, ou feitos a partir da lã de ovelhas e também podem receber camadas de tinta de acordo com a coloração desejada, para tornar a aparência mais natural.

Por fim, são aplicadas roupinhas variadas e diversos acessórios, como chupetas, mamadeiras, brincos e fraldas. Em alguns casos, até mesmo certidões de nascimento são produzidas, como o nome da “mãe” do bebê e informações como peso e data de nascimento. Os artesãos que produzem esse tipo de bonecos já foram inclusive apelidados de “cegonhas”.

(fonte: Terra)

Quer saber mais sobre bebê reborn? Aqui a baixo você vai encontrar alguns modelos de bebê reborn menino e menina, dicas sobre os cuidados e também saber quanto custa.

Fotos de bebê reborn:

Uma arte impressionante. Os bebês reborn tem peso, tamanho e são cheios de dobrinhas imitando bebê reais. Confira alguns modelos a baixo:

Bebê reborn menina:

boneca-reborn
Bebê reborn menina. A perfeição no olhar. Imagem: Mercado Livre
boneca-reborn-menina
A delicadeza de uma bebê reborn. Imagem: Elo7
bebe-reborn-menina
Bebê hiper-realista. Imagem: doll-fan.com

Bebê reborn menino:

baby-reborn-boy
Bebê reborn menino. Imagem: eBay
bebe-reborn-menino
Bebê reborn, de vários modelos, para todos os bolsos. Imagem: Tinkerbell Creations
bebe-reborn-menino
Muita perfeição em um boneco. Imagem: Sheva Dolls

Quer ver melhor um bebê reborn? Confira esse vídeo com 10 bebês reborn super realistas:

Preço de bebê reborn:

Se você não tem a mínima ideia de quanto custa um bebê reborn você não está sozinho nessa. Existem bonecas reborn de todo valor e para todos os “bolsos”.

Os valores se diferenciam de acordo com a quantidade de detalhes empregados e o material utilizado na confecção da boneca.

Você pode encontrar um bebê reborn de R$ 100 até bebê por bem mais de R$1000,00.

Quanto maior o número de detalhes, quanto mais perfeita é a boneca, quanto mais realista é a boneca, mais cara ela é.

Como cuidar de um bebê reborn?

Com bonecas normais as crianças já tem que ter cuidado, imagina com uma boneca desse valor né? Apesar que, esse tipo de boneca não é aconselhável para crianças, adultos costumam comprar esses bebês reborn.

Então é preciso cuidar dela como se fosse um bebê de verdade, não um brinquedo. Por isso todo cuidado é necessário para manter a sua boneca sempre “saudável”.

Alguns cuidados são:

  • O Bebê reborn é um produto altamente artesanal, um objeto de coleção, não um brinquedo, confeccionado em inúmeros passos e obedecendo a variadas etapas/técnicas para seu resultado final, adorável e encantador.
  • Seus cílios são fixados mediante cola importada, podendo haver danos com incorreto manuseio.
  • Seus cabelos são implantados quase fio a fio através de ferramenta especial, podendo haver perda com penteado incorreto ou se usar força na manipulação geral. Para bebês com cabelo liso o penteado deve ser feito com total delicadeza.
  • Para bebês com cabelos cacheados usar pente bastante largo. Lembrando que tem que ter delicadeza para não forçar a estrutura.
  • Sua pele é texturizada e recoberta por vários vernizes para aplicar maior realidade conforme pele real. Pode ocorrer dano se aproximada de qualquer solvente (acetona, álcool, desodorante, perfumes, etc.) então cuidado!
  • Também pode ser manchada a pele do bebê com uso de roupas que soltem tinta.
  • Seu corpo em tecido articulado possui conectores para que o bebê tenha movimentos, e pode haver danos se esticado, puxado, comprimido. (por isso não é muito indicado para crianças… falta um pouco de delicadeza para esse tipo de boneca).
  • Bebês com corpo inteiro de silicone pode molhar o corpo superficialmente porem não podem ser afundados na água, pois a água pode entrar na boneca  e principalmente dentro da cabeça, podendo sofrer danos nos olhos.
  • E também os bebês que possuem enchimento interno pode mofar se molhado.
  • Não lavar os cabelos da boneca de forma alguma, pois há risco de quebra dos fios no caso das bonecas com implante fio a fio e perca da cola no caso de perucas, danos irreparáveis.

Por falar em bonecas… Confira como lavar os cabelos das bonecas Barbie.