Clique aqui para acessar nosso canal no WhatsApp

Seis dicas de limpeza para o quarto do bebê

Pais devem dar preferência ao aspirador de pó em vez da vassoura na hora de higienizar o espaço. 

limpeza quarto do bebê
Imagem: Freepik

Ao receber a notícia de uma gestação, é comum que os pais logo se preocupem com o quarto da criança, afinal, é o cômodo da casa que irá receber o novo integrante da família. No entanto, além de pensar na decoração e em artigos específicos, como berço para o bebê, também é importante ter atenção à limpeza do ambiente. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o quarto infantil deve ser limpo regularmente, pois o acúmulo de sujeira pode trazer problemas para a saúde. No caso dos bebês, o sistema imunológico está em desenvolvimento, o que os tornam mais suscetíveis às alergias e infecções. 

Além do cuidado para eliminar ácaros, germes e bactérias do ambiente, os pais também precisam estar atentos ao uso de certos utensílios domésticos e produtos de limpeza. Na higienização do tapete para quarto infantil, por exemplo, é aconselhável optar pelo aspirador de pó, já que o eletrodoméstico não levanta muita poeira. 

Atenção aos cuidados necessários antes de iniciar a limpeza 

Antes de começar a faxina no quarto do bebê, os pais devem retirar a criança do ambiente.

Esse cuidado é importante já que, durante a limpeza, o cômodo pode ficar com resíduos de poeira e cheiro dos produtos de limpeza, o que pode causar reações alérgicas. Também é necessário abrir as janelas para manter o quarto arejado e evitar a aglomeração de ácaros. 

Utilize produtos próprios para o ambiente 

Quando o assunto é a limpeza dos quartos infantis, a escolha dos produtos que serão utilizados deve ser feita de forma criteriosa. Como boa parte dos itens apresenta composição química e odor forte, a recomendação dada pela SBP  é utilizar produtos próprios para esse ambiente. 

Em redes de supermercados, é possível encontrar itens específicos para quartos infantis. Outra alternativa é investir em produtos de limpeza neutros, pois essa característica evita alergias e irritações.

Após a compra, também é preciso cuidado no armazenamento dos produtos, que devem ser colocados longe do alcance de crianças e, se possível, não apresentarem embalagens que chamem a atenção dos pequenos. 

Troque a vassoura pelo aspirador de pó 

Uma das protagonistas na faxina, a vassoura deve ser deixada de lado na hora da limpeza do quarto infantil. Isso porque, conforme a Sociedade Goiana de Pediatria, ela tende a levantar poeira, o que pode ser prejudicial em ambientes dedicados para as crianças. 

A dica para realizar a limpeza com eficiência é utilizar um aspirador de pó. De acordo com a organização, os pais devem optar por aspiradores apenas com filtros de água ou HEPA, sigla do inglês High Efficiency Particulate Arrestance, que pode ser traduzido como “detenção altamente eficaz de partículas”.

Esse tipo de utensílio “suga” a poeira e mantém o ambiente limpo sem causar problemas para os pequenos, principalmente aqueles que já têm algum tipo de alergia. O aspirador pode ser usado para limpar o chão, as cortinas, tapetes e áreas específicas dos armários. 

No chão, lembre de passar pano após o aspirador 

Após usar o aspirador de pó para remover a poeira, o recomendado é passar um pano no chão. Nesta etapa, os pais podem utilizar um desinfetante baby ou neutro. 

O produto ajudará a tirar possíveis manchas no chão, sujeiras mais densas e ainda perfumará o ambiente na medida certa, sem trazer prejuízos ao bebê. 

Móveis precisam ser higienizados 

Outro passo importante é a higienização dos móveis. O guarda-roupa, a cômoda e as gavetas podem ser limpos com os mesmos produtos. Para remover a poeira, é importante utilizar o aspirador de pó e depois fazer a higienização com pano úmido e sabão neutro. 

Cuidado com a higienização da cama e roupa de cama 

O colchão e o berço também requerem cuidados especiais, principalmente por estarem sempre em contato com o bebê. É importante que os pais optem por um colchão impermeável e de fácil limpeza, a fim de evitar a proliferação de ácaros e fungos. Já as roupas de cama e os mosquiteiros devem ser trocados regularmente e higienizados com sabão neutro. 


Aproveite e confira:


Deixe uma resposta

close