Atitudes para manter a casa em ordem

Dicas simples que vão te ajudar a manter a casa em ordem, mesmo quando seu dia a dia é cheio!

Manter a casa em ordem é mais do que uma simples questão de organização, envolve mudanças de hábitos e rotinas, é preciso empenho e dedicação. Pois hábitos não se mudam da noite para o dia.

Portanto comece com poucas mudanças, mas que sejam permanentes, ou seja, não volte atrás. Quando colocamos muitos objetivos, podemos acabar desistindo no meio do caminho, portanto o segredo está em começar mudando alguns poucos hábitos e aos poucos ir acrescentando mais mudanças na sua rotina de forma gradual e permanente.

Uma casa organizada, gera paz e tranquilidade tanto visualmente falando, como emocionalmente também, você chegar em casa e encontrar tudo bagunçado, roupas espalhadas, cama desarrumada, louça suja, etc… não traz paz e nem serenidade para ninguém, principalmente depois de um dia exaustivo e estressante de trabalho.

Com a falta de tempo, as vezes podemos achar a desculpa perfeita para deixar as coisas desarrumadas e fora de ordem, mas isso é apenas uma desculpa, pois é possível com algumas atitudes diferentes, tornar a vida mais prática e simples, e a casa eficientemente mais ordenada.

Atitudes para manter a casa em ordem

Faça uma lista

Uma ideia legal, é fazer listas das atividades que você precisa fazer, pois colocar no papel o que precisa ser feito ajuda a mente a organizar os pensamentos e as atividades que precisam ser realizadas. Comece sua lista pela ordem de importância das coisas que precisam ser feitas e tenha como objetivo realizar todos os itens da sua lista, embora muitos dias você não irá conseguir fazer tudo e nestes casos tudo bem… mas não perca o foco.

Setorize a faxina

As vezes a faxina da casa se torna um evento, do tipo você pega um dia todo para faxinar a casa, e a sensação de “perder” o dia inteiro limpando a casa é desanimadora, principalmente se é no seu dia de folga do trabalho. Uma dica legal é setorizar a faxina, ou seja, não precisa separar um dia inteiro para fazer ela, você pode fazer ao longo de toda a semana, mas um cômodo de cada vez, assim ao final da semana toda a casa estará limpa mas sem aquele estresse típico de dias de faxina. Exemplo: na segunda faxinar os banheiro, na terça faxinar a cozinha, e assim por diante..

Mantenha a cama arrumada

Se você parar para observar notará que a cama é o item com maior proporção em um quarto, portanto se ele estiver desarrumado visualmente TODO seu quarto estará desarrumado, portanto tenha o hábito de sempre ao levantar de manhã já esticar os lençóis e organizar a cama, pois cama em ordem é o primeiro passo para deixar o quarto todo em ordem.


Aproveite e confira:


Destralhe

Quanto mais coisas em uma casa, mais coisas precisarão ser organizadas e limpas. Portanto decida viver com o que de fato você precisa e te faz bem, as vezes acumulamos coisas desnecessárias que nunca sequer serão usadas, mas guardamos com a desculpa de “um dia vamos precisar” e as vezes esse dia nunca chegará. Decida fazer um destralhe toda semana, um pouco de cada vez cada dia, comece com uma gaveta, depois duas e assim por diante.

Tirou do lugar?! Ponha de volta

Tirou algo do lugar, usou?! Então após o uso, decida colocar imediatamente no lugar. Pode parecer uma atitude tão pequena, mas ela faz toda a diferença no seu dia a dia, pois pense em quantas coisas ao longo do seu dia você tira do lugar, se cada coisa não voltar ao seu lugar apropriado, no fim do dia sua casa estará um caos, e com tantas coisas acumuladas para serem organizadas, é natural que acabe gerando um enorme desânimo em arrumar elas no lugar novamente e você pode acabar caindo na “armadilha” de amanhã eu arrumo, e acredite as coisas tendem a piorar consideravelmente, então SEMPRE que terminar de usar algo, decida não ceder a pressa de deixar em qualquer lugar mas coloque imediatamente no lugar correto, exemplo: usou a escova de cabelo, guarde ela no seu lugar, usou um creme, guarde ele no local adequado, e assim por diante, pequenas atitudes geram grandes mudanças.

Mantenha a pia limpa

Como em um quarto a cama é o item que mais chama a atenção, na cozinha a pia ocupa esse lugar de destaque, ou seja, se a pia estiver cheia de louça suja, parecerá que toda a sua cozinha está suja e desarrumada. Portanto tenha por hábito sempre manter a louça em dia, ou seja, após cada refeição se empenhe em lavar a louça e manter a pia em ordem. Outro bom hábito em relação a louça é: se esforce ao máximo por dormir com a pia limpa, pois a sensação de acordar de manhã e a pia da cozinha estar limpa, sem louça suja, dá um ânimo na vida!

Aspire a casa regularmente

Os ácaros são vilões da sua saúde e de sua família, portanto livre-se deles, usando o aspirador regularmente, disponha uns 15 a 20 minutos diários para aspirar a sua casa, de forma a manter ela livre de ácaros, poeira, sujeiras, cabelos, etc.

Limpe o banheiro regularmente

Não me refiro a faxinar o banheiro, do tipo limpar azulejos, mas o banheiro é um local propício para proliferação de fungos e bactérias, portanto faça uma higienização básica todos os dias, como recolher o lixo do banheiro, limpar o vaso sanitário, limpar a pia do banheiro daqueles respingos de pasta de dente, e varrer e/ou passar um pano no chão. Com 15 minutos diários você consegue dar uma boa geral no banheiro, deixando o ambiente devidamente higienizado para o uso.

Gostou dessas dicas de como deixar a casa em ordem?

close