livros infantis

Como ensinar economia para crianças? (Dica de livros infantis!)

Sim, isso mesmo, sabia que é possível ensinar conceitos de economia para crianças? Como? Vou te contar nesse post!

Vamos lá, para começar eu sempre recomendo livros infantis, aqui tem alguns conteúdos que você pode conferir também:

E agora voltando ao assunto economia para crianças:

Essa é a realização do sonho de um advogado apaixonado por leitura, números e pelos filhos, ele criou essa série de livros infantis que falam sobre economia de uma forma simples, em livros ilustrados, com exemplos do dia a dia que fazem as crianças se identificarem com as histórias e entenderem economia.

Essa série foi lançada recentemente (julho/2020) pela editora Borunga a série se chama Banco de histórias, é composta por 5 livros, cada livro com uma aventura de Valentina e sua turma, juntos eles vão ensinar economia para as crianças de uma maneira diferente.

Os livros são ilustrados e cada tema se passa com os personagens da turma, problemas que as crianças podem se identificar e assim aprender durante a leitura.

Sobre o que fala cada livro?

1. Gelatina de graça – O que são custos?

As nossas escolhas trazem alguma consequência, um custo, mas nem sempre o custo envolve dinheiro. Exemplo: se dormir tarde toda a noite tendo aula cedo na manhã seguinte o custo pode ser, sair atrasado para aula, dormir na aula e ir mal na matéria. Esse livro é ótimo para ajudar as crianças a entenderem que devemos fazer boas escolhas.

2. O dilema dos juros de chocolate – O que são juros?

Juros, assunto complicado de explicar para as crianças, mas com a ajuda de Valentina e sua turma você vai ver que será bem mais fácil.

É importante as crianças aprenderem que se querem comprar algo e não tem dinheiro, vão ter que pedir emprestado a alguém, e que esse alguém deverá receber alguma recompensa pelo empréstimo. E que nem sempre juros é ruim, principalmente quando é você quem vai recebê-lo (quando você coloca dinheiro no banco por exemplo e depois de um tempo o banco lhe paga os juros)!

Outra coisa para refletir é quanto a mais estamos dispostos a pagar para ter hoje, algo que do contrário só teríamos lá na frente? Antecipar ou postergar um custo ou um benefício?

3. Uma casa para Borunga – O que é dinheiro?

Conceito complicado para crianças né? Você por acaso já não ouviu essas frases das crianças: “pega dinheiro no banco” (como se o banco distribuísse dinheiro) ou “coloca no cartão” então, esse livro é ótimo para elas entenderem que o dinheiro é um instrumento de troca e como não é tão simples assim ter “dinheiro” para comprar tudo o que se quer. Assunto super importante para conversarmos com as crianças!

4. O sumiço do vídeo-game – O que é lucro?

Explicando de uma forma que as crianças entendam que se ela consegue produzir algo por 10 modas e vende por 11 moedas, ela teve 1 de lucro. É isso que s crianças vão aprender nesse livro com Valentina e a sua turma, quando descobrem que o vídeo game sumiu e que vão precisar comprar um novo.

5. O Clube do Hamster – O que são regras?

Crianças precisam de regras, de rotina e de limites para se organizarem de forma saudável em suas tarefas e até nos momentos de brincadeira. Nesse livro vamos ver sobre a importância das regras, dos acordos e dos contratos (nem precisa ser escrito, pode ser falado, experimente prometer/combinar algo para seu filho e não cumpra para ver).

Quando as regras combinadas não são observadas a situação fica bem ruim, até mesmo nos jogos e brincadeiras se as regras não são respeitas tudo vira uma bagunça.

close