metodo montessori

Como funciona o método montessoriano?

Você tem um filho pequeno e quer saber como estimulá-lo de uma maneira mais independente? Então vale a pena conhecer melhor o método montessoriano. Acompanhe este artigo e entenda mais sobre o assunto.

Atualmente, muito tem se falado sobre o método Montessori, que mostra como criar seus filhos de maneira mais autônoma e com mais liberdade, sem deixar de impor os limites que são tão necessários na infância.

No entanto, apesar deste ser um assunto relativamente em moda, ainda não é tão simples encontrar informações confiáveis sobre o tema. Por isso, criamos este artigo para explicar de uma maneira mais simples como funciona o método montessoriano e quais são os elementos de decoração, brinquedos e muito mais indicados para essa prática, acompanhe.

metodo montessori
Método Montessori. Imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MontessoriPhonograms.JPG

Conheça melhor o método Montessori

O método Montessori, criado 1907 pela médica italiana Maria Montessori, tem o intuito de tornar as crianças na primeira infância, mais independentes e livres para brincar e se expressar, através do desenvolvimento de suas habilidades físicas, psicológicas, emocionais e sociais.

O princípio básico do método Montessori é tornar os ambientes mais acessíveis às crianças, respeitando sempre seus limites naturais, e tratá-las como pessoas capazes de compreender o que acontece ao seu redor.

Ou seja, para que o método montessoriano seja aplicado da melhor forma em casa ou na escola é importantíssimo considerar os seguintes pontos:

  • A criança tem uma capacidade natural de aprender sozinha, de acordo com seus períodos sensíveis e seu desenvolvimento natural;
  • Elas são seres individuais, logo, cada criança possui um ritmo próprio;
  • O ambiente deve ser preparado para promover o aprendizado, além de ser pensado também para atender todas as necessidades, específicas de cada pequeno.

De uma maneira resumida, o método montessoriano se trata de uma adaptação de espaços, ferramentas, brinquedos e comportamentos dos adultos para que as crianças cresçam de uma maneira autônoma, saudável e com limites claros e não opressores.

Como funciona o sistema Montessori

De acordo com a OMB – Organização Montessori do Brasil, o sistema montessoriano é baseado nos períodos de desenvolvimento de cada fase da criança, que por sua vez é dividida em três:

1º período: do nascimento até os seis anos

A primeira infância é o período em que a criança é capaz de realizar sua própria construção pessoal, através da absorção e exploração do ambiente em que vive.

Nesse período, sua inteligência trabalha em função do seu exterior e das relações superficiais existentes entre ela, suas qualidades e os objetos ao seu alcance.

Esse primeiro período é essencialmente sensorial, por isso, investir em brinquedos adequados, objetos como cama e mesas apropriadas para o tamanho da criança e adaptações que tornem seu acesso a itens como roupas, livros etc., mais simples é fundamental.


Aproveite e confira:


2º período: vai dos seis aos doze anos

Neste período a criança já é capaz de confrontar os fatos com maior domínio da razão, considerando questões como “como e por que” as coisas são. É nessa fase que começa a entrada no mundo das abstrações.

Neste período é importante ajudá-la a entender melhor como, por que as coisas acontecem, ou são como são.

3º período: dos 12 aos 18 anos

Esta é considerada a última fase da infância, também conhecida como adolescência. O jovem passa a se interessar pelo mundo de uma maneira diferente, sendo confrontado constantemente com questões como “o que quer fazer e o que deve fazer”.

É nesse período que questões como causa e efeito, e consequências, são entendidas e experienciadas.

Como aplicar o método montessoriano em casa

Como mencionado, o método montessoriano pode ser aplicado tanto em escolas, como já acontece em algumas instituições pelo país, como em casa pelos pais e familiares que convivem diariamente com a criança.

Para que esse método seja aplicado em casa é fundamental ter em mente que o princípio básico dele é a autoeducação, ou seja, é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizado, sinalizando quando estará pronta ou não para o próximo passo. Por isso, ter paciência e respeitar seus limites é essencial.

Tendo em mente essa importância, o primeiro passo para implementar o método montessoriano em sua casa é adequando o espaço para seu pequeno. Isso pode ser feito através de camas mais baixas, armários ou gavetas de roupas e sapatos acessíveis a ele, assim como prateleiras de livros e brinquedos ao seu alcance.

É importante que o acesso dele aos objetos que ele possa usar sem perigo, seja providenciado não apenas em seu quarto, mas também nos outros cômodos da casa, como sala, cozinha etc.

Para isso existem uma série de móveis apropriados como mesas, cadeiras, estantes, bancadas e muito mais, que além de serem do tamanho dos pequenos, ainda auxiliam o acesso deles a outras coisas como a pia da cozinha e banheiro, por exemplo, para que ele possa ajudar no preparo de refeições, ou simplesmente escovar os dentes sozinho.

Método Montessori através dos brinquedos

O mobiliário não é a única coisa que precisará de um investimento para que o método montessoriano seja aplicado com sucesso em casa. Os brinquedos também possuem um papel importante no desenvolvimento e crescimento de uma criança.

É importante ter em mente que bons brinquedos são aqueles que precisam da interação da criança para funcionarem, ou seja, brinquedos eletrônicos como celulares, tablets e videogames, ou até mesmo aqueles movidos a pilha, onde basta acionar um botão e eles passam a funcionar sozinhos, não são interessantes para o método montessoriano.

Assim como brinquedos que são legais apenas porque estão na moda, ou que não promovem nenhum desafio gradual a criança, também não são interessantes.

Para te ajudar na busca por um brinquedo ideal para o método montessoriano, ou mesmo uma mobília adequada, vale a pena conhecer uma série de materiais voltados ao método Montessori.

É possível encontrar uma grande variedade de produtos, organizados por idade, área de conhecimento a ser desenvolvida, objetivos a serem alcançados com a criança, kits específicos, mobiliário e mais.

Para se ter uma ideia, há kits especiais para bebês para que o método montessoriano possa ser aplicado desde os primeiros meses de vida.

Aplicar o método Montessori em casa pode parecer complicado, mas é bem mais simples do que se imagina. Para que ele funcione e as crianças cresçam mais conscientes e autônomas é preciso apenas que os pais compreendam o método e invistam em objetos e brinquedos para colocá-lo em prática.

A psicologia do método

Uma psicóloga pode te instruir e mostrar as diversas vantagens desse método. Caso você possua algum tipo de plano de saúde, pode pedir um encaminhamento para seu pediatra e consultar um especialista.

Se não tiver, tente agendar uma consulta no posto de saúde mais próximo e informe-se bem sobre o método montessoriano.

close