Quero engravidar! Como Identificar o Meu Período Fértil?

engravidar-periodo-fertil

Saiba todos os sinais emitidos pelo seu corpo e tenha sucesso se o objeto for engravidar

Sinais nem sempre reconhecidos, mas presentes são os indícios da ovulação. Principalmente para a mulher que deseja engravidar ter conhecimento sobre esse período é fundamental. Nessa fase o corpo emite uma série de indícios de que aquele momento está propício para a fecundação e a gravidez.

Atualmente, após estarmos diante de uma série de métodos contraceptivos, a gravidez não é mais alvo de tanta preocupação, portanto o período fértil é desconhecido pela maioria das mulheres. Mas, nem sempre foi assim, antigamente as nossas avós e antepassados estavam de olho nesses sinais e a observação do próprio corpo, era a única forma de evitar uma gravidez indesejada.

Listamos aqui quais são os principais sinais que o seu corpo emite quando está no período fértil:

  • Observe a Secreção Vaginal

Essa é a forma mais simples de detectar se a ovulação está próxima. A lubrificação vaginal é importante para direcionar os espermatozoides até o canal da vagina e provocar a fecundação do óvulo. Quando observar que a genitália está mais úmida e a calcinha com um líquido transparente, muito semelhante a clara de ovo, é o primeiro sintoma de que está em seu período fértil.

É importante notar algumas diferenças, como exemplo, em outras fases do ciclo perceba que o muco é mais consistente e aparece como uma espécie de goma branca ou simplesmente não emite sinais. Porém, no período próximo a ovulação esse líquido surge em maior quantidade, é mais fino e como já dito, lembra clara de ovo e em algumas mulheres possui consistência mais aquosa (líquida).

  • Aumento do Apetite Sexual

Já reparou que a libido fica em alta em determinados períodos do mês? Sim, isso pode acontecer durante a ovulação principalmente, visto que nessa fase ocorre uma maior produção do hormônio progesterona. A mulher que deseja engravidar deve aproveitar o momento que naturalmente contribui para realização do objetivo.

  • Leves Incômodos na Região Pélvica

Nesse período outro sinal que é bastante recorrente são as fisgadas que ocorrem na região abaixo da barriga ou no “pé da barriga”. O pequeno desconforto acontece assim que o óvulo sai do ovário e rompe o folículo em que estava encoberto. Durante cada ciclo é liberado um óvulo, lembrando que a mulher possui dois ovários.

Note que no período fértil irá sentir fisgadas na região próxima ao ovário, sinal de que o óvulo foi liberado para a fecundação. O desconforto da ovulação não é uma dor forte, portanto é preciso prestar atenção, muitas mulheres podem nem perceber o sinal, por ser muito sútil.

  • Corpo Mais Quente

Outro sintoma também bastante sútil que não é notado por boa parte das mulheres. No entanto, no período fértil a temperatura do corpo sofre alterações, principalmente ao acordar. A mulher que quiser observar isso melhor pode medir a temperatura do corpo assim que acordar e comparar com outros momentos em que não está ovulando.

Confira curiosidades sobre a ovulação:

A ovulação possui períodos que podem ser maiores ou menores, porém as chances de engravidar aumentam apenas em dois dias específicos desse ciclo;

Os óvulos possuem vida útil de 12 a 24 horas após o período ovulatório. Embora a mulher possua dois óvulos, o mais comum é a liberação de um a cada ciclo;

Após o óvulo maduro ser liberado, a ovulação ocorre geralmente no prazo de 24 a 36 horas;

Um espermatozoide pode permanecer vivo dentro do corpo da mulher até 5 dias.

Existe algum método para saber exatamente se estou no período fértil?

Com a correria e uma rotina bastante atarefada muitas mulheres possuem pouco tempo para observar e perceber os sinais do seu período fértil. Para ajudar as “tentantes” hoje já existem ferramentas que atuam nessa identificação, como a calculadora do período fértil.

Para identificar o período fértil é bastante simples com a ajuda da calculadora, basta indicar a quantidade de dias que o seu ciclo possui e o dia que ele iniciou da última vez. A ferramenta não só auxilia um ciclo estável, como também aponta estimativas dos principais períodos que favorecem a ovulação.

Mulheres que possuem ciclos desregulares é muito importante atentar-se aos sinais emitidos pelo corpo e unir essas informações junto com os indicativos da calculadora para aumentar as chances e ter sucesso na tão almejada gravidez.

 

O post de hoje é de autoria de Patricia Amorim criadora do portal Trocando Fraldas, portal informativo para tentantes, gestantes e mães.