Ótimas dicas de como organizar o Lego das crianças

As pecinhas de Lego estão frequentes na lista de brinquedos mais comuns das crianças. Mesmo que não sendo exatamente da grande empresa de peças de montar, os genéricos também servem tão bem para deixar com que a imaginação da criança flua e torne-se mais criativa.

Da mesma forma que este conjunto de brinquedos está frequente em diversas famílias, as pecinhas de Lego também estão constantemente espalhadas por toda casa. Não é de se estranhar que a cada faxina, novos esconderijos para os legos sejam encontrados. Pisar numa das peças não é algo que exatamente prazeroso, como muitos pais já devem saber. Encontrar soluções para guardar essas pequenas peças pode dar dor de cabeça, mas existem vários meios de se armazenar os legos de forma criativa e prática.

Caixas Organizadoras de Plástico

As caixas de plástico, ou caixas organizadoras, são uma ótima opção para se guardar legos devido ao seu baixo custo e sua utilidade. Essas caixas, dependendo do tamanho e do que elas oferecem (algumas vem com alças ou divisórias internas) podem ser encontradas em grandes lojas de departamento por menos de 10 reais. Em lojinhas de 1,99 devem ser até mais baratas.

caixas-organizadoras-para-lego
Imagem: theorganisedhousewife
dicas-para-organizar-legos
Imagem: Pinterest

De acordo com a quantidade de peças que a criança tiver, você pode comprar uma única caixa ou várias para dividir os legos por cores ou conjuntos. Exemplo.: uma caixa para peças de Star Wars, outra caixa para as do Batman e assim por diante. Você também pode comprar uma caixa grande e uma pequena, deixando a grande para as peças menos usadas e a pequena, em local de fácil acesso, para os legos mais utilizados pela criança. As caixas podem ser postas em vários locais como em cima do armário ou dentro dele, debaixo da cama,etc.

Gavetas Transparentes

As gavetas transparentes de plástico, ou gavetas organizadoras, são visualmente mais agradáveis que as caixas se forem expostas. Tem a mesma função e os legos podem ser guardados por cores em diferentes gavetas ou por temas. A grande diferença é que as gavetas não têm a possibilidade de ficar escondidas debaixo da cama (ao menos as maiores) e também são mais caras. Os tamanhos grandes podem passar dos 50 reais. Mas isso irá depender muito de quantas peças a criança possui e as vezes um tamanho médio/pequeno pode ser suficiente.

gavetas-para-lego
imagem: theorganisedhousewife
gaveteiro-para-legos
Imagem: Pinterest

Cantinho dos Legos

Caso a criança seja uma real fã das peças, para organizar os legos pode ser dado a ela um cantinho específico do quarto ou da casa. Seria como um pequeno escritório. Uma mesinha para montagem, quadros de legos enfeitando, porta lápis feito de legos, gavetas organizadoras. A criatividade aqui não tem limites e é impossível que uma criança não goste de ter um lugarzinho só seu.

organizar-lego
imagem: Sip Mom
mesa-organizadora-lego
imagem: BuzzFeed
cantinho-de-lego
Imagem: theorganisedhousewife
mesa-para-lego
Imagem: Craftwhack
mesa-de-centro-lego
imagem: Keep Calm Get Organised

Aproveitando o espaço em baixo da cama

Outra ideia bem legal é aproveitar o espaço em baixo da cama e fazer uma gaveta com rodinhas para armazenar os legos. Se você se interessou nessa ideia, aproveite e confira o passo a passo de como fazer esse gavetão no site The Happy Housie.

guardar-lego-em-baixo-da-cama
Imagem: thehappyhousie

Estante especial para os bonecos

Outra ideia super legal, que além de organizar ainda serve como decoração para o quarto dos pequenos. Você pode usar prateleiras finas na parede para organizar os muitos bonequinhos de Lego que seus filhos tenham. Ou caso sejam poucos bonecos você pode fazer uma prateleira pequena e deixar na escrivaninha ou também pendurar na parede. O importante é deixar tudo organizado!

organizar-bonecos-lego-na-parede
imagem: Todas as Mães
guardar-bonecos-lego
imagem: Loucos por Lego

Baldinhos de lego

Essa ideia é boa para quem ainda tem poucos Legos, você pode usar esses baldinhos, vasinhos de flor para armazenar as pecinhas de lego, pode pendurar perto da mesa onde a criança brinca e assim fica tudo de fácil acesso e organizado.

baldes-de-lego
imagem: Sempre Família

Saco organizador

Esse saco organizador de Legos (que também serve para outros brinquedos) é ótimo, ele realmente é um saco que você enche de brinquedos, abre e ele se torna esse tapete, as crianças podem brincar em cima, depois é só puxar a cordinha para o saco fechar e pronto, todos os brinquedos ficam ali mesmo. Depois você pode até pendurar ele atrás da porta ou em outro lugar.

saco-para-guardar-lego
imagem: Red Tricycle

No final das contas, todos os meios de organizar os legos podem ser usados. Porém, nenhum será eficaz se a criança não aprender a guardar suas próprias peças sozinha. É essencial que haja esse aprendizado, pois sem ele não há como não deixar tudo arrumado e em seu devido lugar.

close