Cozinhas ao ar livre – o que precisa? Ideias inspiradoras!

Que tal saber o que precisa e se inspirar nessas ideias de cozinhas ao ar livre!

Cozinhar é uma arte, e quem ama cozinhar, ama uma boa cozinha. Afinal a cozinha agrega as pessoas, aquece a alma e o corpo, o cheirinho gostoso das comidas sendo preparadas na hora, o sabor de família, o tempero secreto, as boas risadas em volta das preparações, o trabalho em conjunto da família para preparar uma boa refeição para todos, a cozinha é um dos ambientes mais marcantes da casa, nela construímos memórias, aprofundamos relacionamentos e criamos vínculos afetivos ao redor de uma boa comida e muita prosa.

Investir em um espaço de cozinha externa é investir na boa comida, nos bons relacionamentos com amigos e familiares, em um clima agradável agregando boa comida e boa companhia.

Pensando nisso, reunimos algumas ideias bacanas para montar esse espaço em sua casa e aproveitar o tempo junto com quem você ama com uma lindas cozinhas ao ar livre!

Como deve ser uma cozinha externa

A cozinha externa deve agregar aquela sensação de proximidade e aconchego juntamente com um espaço bem equiparado para a realização dos cardápios. Podem ser espaços com mais sofisticação ou mais rústicos, isso depende exclusivamente das preferências de cada pessoa, mas um pré-requisito em comum para todos é que essa área precisa ser de fácil manutenção e higiene, além de resistentes. Pensando dessa forma, invista em pisos como porcelanato, se optar por madeira precisa ser feito revestimento com verniz.

Para as bancadas use granitos e aglomerados sintéticos. Para os armários escolha materiais resistentes como laqueados e melamínicos que além de resistentes são fáceis de limpar. Churrasqueiras e fornos de pizza precisam ter um bom sistema de exaustão. Para a cozinha externa ser um local mais agregador e participativo principalmente para quem irá preparar as refeições, aposte em ilhas onde todos podem interagir. A altura usual das ilhas é de 85 e 90 cm. Já os balcões de refeições ficam a 75 cm do piso. Fique atento a esses detalhes.

Cozinha rústica

Imagem: https://arkpad.com.br/

Aquela cozinha acolhedora, sem muitos requintes mas repleta de detalhes acolhedores que remetem simplicidade, amor, carinho, natureza e uma boa comida caseira. Panelas de barro, mesa de vime, cestos de pão, mosaico de azulejos, são muitas ideias agradáveis e lindas que combinam com esse ambiente para lá de cativante.

Com forno de pizza

Imagem: https://suadecoracao.com/

Se você, sua família e seus amigos amam uma pizza, essa é uma grande pedida para a sua cozinha externa, mas além do forno para assar as pizzas ela precisa de uma bancada bem ampla para poder abrir e montar as pizzas, então essa opção para ser além de linda, prática ela precisa ter bastante espaço para ser funcional.

Agregue mesas de madeira, uma toalha xadrez, algumas velas e você irá se imaginar na Itália tomando um bom vinho, comendo uma deliciosa pizza em companhias agradáveis.


Aproveite e confira:


Cozinha externa com jardim

Imagem: https://aesthetecurator.com/

Natureza, sempre traz paz e leveza ao ambiente, seja qual for o ambiente que ela esteja. Então uma cozinha com área externa coberta de natureza em volta como um jardim, fica um charme só. Se sua casa não tem um jardim, então invista em folhagens decorativas espalhadas pelo local, aposte também nos jardins verticais que estão super em alta e ocupam pouco espaço além de ficarem lindos na decoração, ou monte uma horta com temperos e verduras que combinam com o ambiente e a proposta, além de fornecer itens fresquinhos para suas preparações.

Com espaço de descanso

Imagem: https://www.mobly.com.br/

Tendo bastante espaço sobrando, que tal integrar um espaço para descanso no pós refeições…aquele momento que todos querem dar uma relaxada, tomar um cafezinho, se esticar um pouco…para esse local invista em sofás,redes, cadeiras de balanço e outras cadeiras confortáveis e muitas almofadas para formar esse ambiente aconchegante, acolhedor

Como montar uma cozinha ao ar livre?

Primeiro precisa se determinado qual espaço será destinado para a cozinha externa, tendo em mente que não precisa ser um espaço tão grande, mas precisa ser um espaço funcional, onde tenha o mínimo necessário para realizar as preparações dos alimentos sem que se precise ir e vir da cozinha interna para a externa.

A cozinha externa para ser “independente ” da cozinha interna da casa, ela precisa ter todos os equipamentos necessários para a execução das refeições, como : geladeira ou frigobar, fogão ou forno a lenha ou grelha, uma pia e uma bancada.

Para melhor conservação dos equipamentos o ideal é que a cozinha externa tenha uma cobertura, um telhado para proteção. E caso não seja completamente fechada em suas laterais é importante que se disponha de capas e proteções para evitar danos nos seus equipamentos, afinal você precisa ter em mente na hora de montar sua cozinha externa é que ela estará exposta às mudanças climáticas da sua região, ou seja, seus materiais precisam ser resistentes a frio, calor, chuva, etc… portanto opte em itens de aço inoxidável, pedras (como ardósia e granito)e madeiras com tratamento de superfície são os mais indicados. Assim sua cozinha terá itens além de bonitos, duráveis.

Gostou dessas ideias de cozinhas ao ar livre?

close