gravidez e cuidados com os dentes

Conheça os cuidados dentários a se tomar durante a gravidez

O ato de gerar uma vida dentro de si é admirável e, para muitos, até mágico. Durante 9 meses a mulher tem o privilégio de gerar uma vida.

Mas não podemos nos esquecer de que este é um momento que requer alguns cuidados como desacelerar a rotina, deixar de consumir bebidas alcoólicas e outras ações que podem prejudicar a saúde do bebê.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal tem uma importância muito maior durante a gravidez do que se pode imaginar.

Afinal, existem algumas situações que podem acabar interferindo no desenvolvimento do bebê.

Quer saber quais são os cuidados a serem tomados para ter uma gestação tranquila? Continue lendo e descubra!

Qual a relevância da saúde bucal na gestação?

Existem diversos problemas bucais que podem vir a prejudicar o bebê durante a gravidez.

Isso porque, de forma natural, uma mulher grávida desenvolve diversas mudanças hormonais e corporais, como o aumento de acidez, e acaba ficando mais suscetível a doenças bucais.

Contudo, há um risco das bactérias existentes na boca entrarem na corrente sanguínea e por meio do cordão umbilical, causar riscos ao feto.

Por isso, é tão importante manter bons hábitos de higienização.

Afinal, além de proteger o bebê, caso aconteça uma perda de dente devido à uma doença bucal como a periodontite, não é possível realizar implante dentário durante a gestação.


Confira também:


Conheça quais os problemas bucais que uma gestante pode sofrer

Como pode perceber, a saúde bucal demanda ainda mais atenção neste período. Por esse motivo, separamos abaixo alguns problemas que podem atingir as mulheres durante a gestação. Confira os tópicos e saiba como se prevenir e/ou se preparar.

Erosão do esmalte dentário

Um dos maiores problemas enfrentados pelas gestantes é o desgaste do esmalte dentário. Isso acontece devido os diversos episódios de vômitos e enjoos durante a gestão.

O ácido liberado pelo estômago acaba prejudicando o esmalte dos dentes, gerando buracos e deformidades e, em casos mais graves, pode vir afetar a própria raiz.

Gengivite

Por haver diversas mudanças hormonais, as mulheres durante a gravidez ficam mais propensas a ter gengivite gravídica.

Esta doença consiste em uma inflamação na gengiva que, além de causar dor e vermelhidão, faz com que haja sangramentos com certa frequência.

Por isso é fundamental ter uma boa higienização, pois restos de alimentos podem fazer com que placas bacterianas se formem e, com isso, se forme a inflamação gengival.

A escovação é um dos hábitos mais importante para evitar esse tipo de doença.

Parto prematuro

Para muitas pessoas, essas advertência podem ser apenas um exagero. Contudo, é preciso tomar o máximo de cuidado para que as bactérias presentes na boca não consigam chegar ao feto.

Caso essa situação ocorra, o bebê pode vir a perder peso ou até mesmo chegar ao ponto de um parto prematuro.

Portanto, assim como é essencial ter um acompanhamento no pré-natal, é preciso se consultar com o dentista regularmente.

Além disso, a mamãe pode ter alguns cuidados para que nem ela e nem o bebê corram perigo. Conheça quais são eles logo abaixo.

Como cuidar dos dentes durante a gravidez

Uma boa escovação

Uma boa escovação é com certeza um dos cuidados mais importantes quando diz respeito à saúde bucal de uma pessoa, independentemente do momento da vida.

Não é a toa que o recomendado é começar esse hábito desde a fase de amamentação, quando nem todos os dentes surgiram.

Na gestação, é preciso dobrar esse cuidado. Afinal, é a partir deste hábito que o resto de comida será removido dos espaços entre os dentes.

Vale ressaltar que o fio dental é um passo obrigatório e não opcional.

Ele consegue chegar a lugares que talvez a escova não alcance e, assim, é possível diminuir ao máximo o surgimento de placas bacterianas.

Caso a gestante utilize um aparelho invisível ou o comum, é preciso reforçar ainda mais a limpeza com o uso de uma escova específica para pacientes ortodônticos.

Cuidados após a ocorrência de vômitos

Como ressaltamos anteriormente, os sucos gástricos liberados ao vomitar podem gerar grandes problemas para à saúde bucal.

O indicado é que sempre que ocorrer o vômito, a gestante higienize a boca com a escova e creme dental.

Se possível, é válido fazer bochechos para que todo o resquício de alimento e ácido seja removido.

Alimentação Saudável

Sabemos que os desejos são muito famosos durante a gravidez, mas é importante evitar o consumo de açúcar e alimentos muito ricos em carboidratos, pois eles auxiliam no acúmulo de bactérias.

É preferível que o cardápio de uma mulher grávida seja pautado em alimentos naturais e saudáveis e, de preferência, ricos em cálcio para que os dentes fiquem mais fortes.

É permitido realizar procedimentos durante a gravidez?

Sabemos que essa dúvida paira a mente de diversas mamães. Principalmente para aquelas que descobriram quando já estavam no meio de um tratamento como um tratamento de canal, por exemplo.

O ideal é que sejam realizados só os procedimentos de extrema urgência, como a necessidade de remover um dente do siso com a raiz inflamada ou situações do tipo.

No caso de procedimentos estéticos como o clareamento dental, é indicado aguardar para que seja realizado só após o nascimento do bebê.

Considerações finais

Neste texto você já descobriu quais são os cuidados dentários a serem tomados durante a gravidez.

Para finalizar, ressaltamos novamente a importância de se consultar com um dentista a fim de se prevenir de toda e qualquer doença bucal.

Dessa forma, será possível ter uma gestação tranquila e saudável.

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto.

Deixe um comentário

close