Decoração festa junina (para chá de bebê ou festa infantil)

Procurando ideias decoração festa junina? Aqui tem tudo que não pode faltar em uma festa com esse tema! Continue lendo esse post!

E o mês de Junho vem aí e com ele a tradicional festa Junina, então veja algumas dicas bacanas de como decorar sua casa, ou o local da festinha para comemorar a festa junina.

Sua origem

Você sabia que a festa junina surgiu no período pré-gregoriano?! Ela era uma festa pagã para celebrar a fertilidade da terra e as boas colheitas, e essa comemoração acontecia no dia 24 de Junho, por isso uma festa tão alegre no mês de Junho. No Brasil a festa se popularizou na época da colonização do país, e com mais potência ela se difundiu no Nordeste Brasileiro, aonde lá as comemorações de festa junina são durante o mês inteiro.

Sobre as comidas típicas

O mês de Junho é o mês da colheita do milho, por isso a maioria das comidas típicas de festa junina utilizam esse ingrediente em sua produção: como cuscuz, pamonha, pipoca, milho cozido, canjica, bolo de milho, etc.

Ideias de decoração festa junina:

Bandeirolas

Decoração festa junina bandeirinhas
Ideias de decoração para festa junina.

Elas são itens indispensáveis na decoração da festa junina, elas podem ser feitas de tecido, de papel colorido, de papel de seda, de jornal, aí a criatividade vai longe, você pode misturar texturas, cores, estampas, sem medo de pecar pelo excesso porque o colorido tá super dentro da proposta dessa festividade. A festa junina é uma festa muito alegre, e a alegria também se mostra através do colorido, então abuse e use das diversas opções que existem.

Balões

Balões Decoração festa junina
Usar balões na decoração da festa junina. Imagem: Como Fazer Artesanato

Os balões antigamente eram utilizados para comunicação, isso mesmo alguns eram soltos com o objetivo de avisar os parentes e vizinhos da região que a festança ia começar… Bóra lá!!! Hoje em dia eles são considerados crimes no Brasil pois ao cair podem causar incêndios de grandes proporções, mas eles não deixaram de ser símbolos da festa junina, então substitua os balões com fogo dentro pelos balões de papel decorativos, pendurados pelo local da festa, assim ficam lindos e não causam danos a ninguém. Uma ideia é também fazer um varal de balões pequenos pendurados, um do lado do outro ou em fileiras estilo painel para compor a mesa principal.

Chapéus de Palha

Chapéu na Decoração festa junina
Chapéu de palha. Imagem: artesanatoereciclagem

Festa junina tem que ter chapéu de palha, não só para usar entre os participantes da festa (tradicional para homens, mulheres e crianças) pois representa o “homem do campo”, também pode ser usado nas decorações, para decorar as mesas, servindo de porta doces, porta pipoca, ou bem coloridos pendurados pelo local, ornamentando a festa.

Toalha Xadrez

mesa Decoração festa junina
Toalha com estampa xadrez. Imagem: Memory Paper

Use e abuse da toalha xadrez, outro item que não pode faltar, elas decoram as mesas de convidados ou a mesa principal, deixado a sua decoração bem interiorana.


Aproveite e confira:


Pipoca

o que servir na festa junina
Pipoca não pode faltar em festa junina. Imagem: Ideias Decor

Eita coisa boa! Uma pipoquinha sempre cai bem, ainda mais em festinhas com criança e o bom é que elas são de longe as mais pedidas em festinhas juninas (nas festinhas no geral, diga-se de passagem), elas além de serem servidas entre os convidados, também podem compor a decoração, afinal porque não?! Coloque elas dentro de chapéus de palha, dentro de cones de papel, até mesmo um bolo de pipoca fica um arraso para essa tipo de festa. Quem sabe até um self-service de pipocas gourmet, que estão tão em alta, super combinam com a decoração.

Fogueira

Decoração festa junina
Você pode ver como fazer fogueiras no YouTube. Imagem: YouTube

Tem fogueira? Tem, sim senhor! A fogueira pode ser de verdade, ou meramente ilustrativa, mas que ela faz parte da tradição faz sim. Além de que ajuda a aquecer, já que a festa junina ocorre em um mês que geralmente é frio ao longo do país. Nas opções “fogueira fake” você pode usar troncos de árvores, galhos e papel laminado laranja e vermelho para “imitar o fogo”, se quiser pode colocar uma luminária ou lanterna ” dentro” da fogueira para iluminar, lembrando o fogo de verdade.

Bebidas da festa junina

Bebidas para festa junina. Imagem: Vix.com

Uma das mais tradicionais bebidas de festa junina, é o quentão. Ele é uma bebida feita com açúcar, água, canela, pinga ou vinho. Cada região do país adota suas peculiaridades com a bebida. Como no Brasil a festa é comemorada no inverno, o quentão cai muito bem para aquecer o coração e o corpo.

Mas não se pode esquecer que quentão é uma bebida alcoólica, não importa qual seja o teor de álcool contido nessas bebidas. Tenha outras bebidas para as crianças.

Barraquinhas

Barraquinhas nas festas juninas. Imagem: Elo7

Festa Junina tem que ter barraquinha, tem a barraca da pipoca, a barraca da pescaria, a barraca do tiro ao alvo, a barraca do quentão, ou seja, tem que ter barraquinha. Elas são coloridas, enfeitadas com muitos tecidos coloridos e estampados, bandeirolas e por aí vai… mesmo que o objetivo da festa não seja arrecadar fundos, elas também podem fazer parte da decoração típica, para servir os comes e bebes e também servem para tirar fotos temáticas.

Luzinhas

Varal de luzes na decoração. Imagem: Aline Emmer

Festa Junina começa de dia e vai até de noite, isso é que é festa boa! Sem hora para acabar, passeio para toda família e para iluminar a noite, é preciso a ajuda de muitas luzes. As luzinhas ficam um arraso e tornam o ambiente muito aconchegante, vale a pena investir em um varal de luzinhas, vai ficar um charme.

Gostou dessas ideias de decoração festa junina? Você acha que faltou algum item?

close