Como arrumar a cama? E que itens você precisa?

Quer deixar a sua cama como cama de hotel e não sabe como? Confira aqui dicas de como arrumar a cama!

Você já ouviu dizer que a cama arrumada representa a maior parcela da arrumação de um quarto? Ou seja em um quarto bagunçado, comece arrumando a cama que você terá já mais da metade do seu objetivo cumprido.

Isso porque ele é um móvel grande, ocupa bastante espaço em um quarto, então a cama desarrumada acaba chamando muita atenção para si, faça o teste em casa e descubra como arrumar sua cama diariamente auxilia visualmente com organização da casa toda.

E você não precisa ter o lençóis de seda e milhões de travesseiros e almofadas como as camas dos filmes ou dos hotéis, uma cama bem feita, com lençóis limpos tem muito mais valor.

Pode parecer exagero mas não é, casa organizada traz paz, traz ordem, o ambiente influencia diretamente em nosso humor, então um ambiente organizado, limpo, também traz paz para nós, e toda boa organização começa pela cama.

E agora? Como arrumar a cama?

As camas luxuosas que vemos nos filmes, são lotadas de travesseiros e almofadas fofos por toda a cama, o efeito visual é lindo, mas na prática não funciona bem assim, pois se pararmos para pensar, com quantos travesseiros e almofadas de fato dormimos? 2, 3 talvez, então todos os demais acabam parando no chão ou jogados encima de um móvel.

Bom então fica claro que eles são apenas itens de decoração, então vai do gosto do freguês investir em várias almofadas/travesseiros ou não. A máxima “menos é mais”, sempre ajuda na hora das decisões, pois acabamos cedendo à alguns modismos que só nos acarretam mais gastos e mais trabalho para organizar.

Tipos de produto de qualidade para investir:

Muitas vezes caímos nas tentações das promoções só pelo fato de serem promoções, sem analisar com mais critério se o produto que estamos comprando é de boa qualidade, é durável, atende nossa necessidade, etc.

Então comprar barato nem sempre é sinônimo de comprar bem. Comprar bem é saber em primeiro lugar sua real necessidade, procurar itens que se enquadrem nela e que sejam de boa qualidade que significa na prática itens duráveis e confortáveis.

O tecido mais recomendado para produtos de roupa de cama é o ALGODÃO, pois o algodão ajuda a pele a respirar melhor. Então opte em produtos 100% algodão.

Outra questão importante, é a quantidade de fios das roupas de cama, pois é a quantidade de fios que determina a maciez e durabilidade do tecido. Quanto mais fios, mais confortável e mais duradouro será o produto.

Sendo assim veja alguns tipos de tecidos usados para roupa de cama, para que na hora de escolher a sua roupa de cama, você faça uma compra assertiva:

Lençol “100% algodão”: significa que esse tipo de lençol é o que possui 150 fios e é 100% feito com algodão. Apesar de ter poucos fios ele é macio e antialérgico (como todos os lençóis feitos com algodão puro), fica aí a dica para quem tem alergias, opte por lençóis 100% algodão.

Lençol de percal: ele tem 180 fios, sendo que ele pode ser 100% algodão (puro) ou 50% algodão e 50% poliéster (misto). Devido a presença do poliéster o preço diminui e fica mais fácil passá-lo, pois não amassa muito, no entanto você terá as indesejáveis bolinhas com o tempo, além de ele ser mais quente que o algodão puro que permite que a pele respire e também pode ocasionar aquela sensação de “pinicar” a pele.

Lençol de malha: a malha é feita com 100% de algodão também, a diferença está na trama dos fios apenas. Esse tipo de tecido não precisa passar, não forma bolinhas e é antialérgico. Ótima opção!

Lençol de algodão egípcio: o algodão egípcio é o mais elegante e fino que existe. Extremamente macio e resistente, ou seja duram anos e ficam cada vez mais macios. Mas também são bem caros, se você preza o conforto vale a investimento.

O que precisa para arrumar a cama?

Dicas de como arrumar a cama. Imagem: Mix Lar

Um kit de cama, para deixar sua cama bem arrumada, sem exageros é composto por:

  • 1 Lençol para cobrir;
  • 1 Lençol de elástico para cobrir o colchão;
  • 2 fronhas ou mais caso você vá utilizar mais que dois travesseiros;
  • 1 Colcha ou Cobre-leito;
  • 1 Edredon (caso você utilize).

O ideal é você ter em torno de 3 jogos de roupa de cama, pois o recomendado é fazer a troca das roupas de cama, 1x na semana pelo menos para manter a boa higiene da sua casa.

DICA: Opte se possível por lençóis de elástico para cobrir o colchão, pois eles são mais práticos para arrumar, e também dão um acabamento melhor pois ficam bem presos ao colchão, mantendo o lençol bem esticado sem rugas.


Aproveite e confira:


Como arrumar a cama? – Passo a Passo

(viveremcasa.com)

Agora vamos falar em apenas 5 passos simples, como arrumar uma cama:

  1. O primeiro passo é você abrir o seu lençol com elástico sobre a cama, tente colocá-lo de forma equivalente para os dois lados, comece preferencialmente pelo lado da cabeceira e posteriormente pelas laterais. Observe as costuras do lençol para que elas fiquem para baixo, do mesmo lado do colchão. Uma dica é você passar as mãos sobre o lençol afim de tirar eventuais vincos e dar um último acabamento.
  2. Após colocar o lençol, o próximo passo é colocar o outro lençol do seu jogo de cama, que vem sem o elástico. Você pode abri-lo sobre a cama, de forma igual e então fazer uma dobra de aproximadamente 30 cm, contando da cabeceira para o centro da cama.
  3. Com os lençóis colocados, coloque a sua colcha, a dica é abrir a colcha sobre a cama e ajeitá-la começando primeiramente nas laterais e frente da cama, de modo que a colcha cubra toda a cama até o chão. Feito isso, faça uma pequena dobra, de cerca de 30 cm, começando da cabeceira.
  4. Coloque as fronhas nos travesseiros, se você for comprar fronhas avulsas, uma dica que fica bem legal  é comprar duas fronhas de cores lisas com duas de cores estampadas do próprio jogo de cama para intercalar.
  5. Depois das fronhas colocadas, se você tiver dois travesseiros, coloque-os na horizontal (deitados) encostados na cabeceira na cama. Já se você tiver 4 travesseiros, então fica legal colocar os 2 primeiros travesseiros apoiados na diagonal entre a cabeceira e a cama, e os outros 2 travesseiros apoiados nos outros travesseiros, formando uma espécie de escadinha.

close