Natureza dentro de casa: parede verde é a solução para levar mais vida para os ambientes

Vegetação permanente é uma alternativa para apostar em jardins verticais com baixa manutenção 

Levar uma vida urbana não necessariamente precisa ser sinônimo de viver imerso nas paisagens cinzas do asfalto e dos grandes arranha-céus. Hoje a decoração pode levar a natureza para dentro da sua casa e criar um espaço de refúgio e aconchego. Um exemplo disso é a parede verde, também conhecida como jardim vertical, que se tornou tendência absoluta de decoração há algumas temporadas e que promete continuar com tudo.

A parede verde é uma estratégia de paisagismo que pode ser aplicada em paredes internas ou externas e que consiste em cobri-las por vegetação. Segundo a arquiteta Val Ruon, o que fez com que essa técnica ganhasse tanta evidência foi justamente a possibilidade de trazer a natureza para mais perto da gente, especialmente em apartamentos, onde a área verde é bem mais limitada.

“Sempre recebo um feedback positivo dos meus clientes que transformam o ambiente onde o jardim vertical é instalado em um canto de descanso, leitura, um refúgio mesmo”.

As vantagens do jardim vertical vão muito além da beleza e da tranqüilidade que ele traz para os cômodos. A manutenção é baixa, especialmente quando a vegetação escolhida é permanente, e ela ajuda no isolamento acústico, absorvendo os ruídos. A instalação também é muito prática, como explica a arquiteta.

parede verde
Parede verde. Foto: Marcelo Stammer

“Para fazer a instalação do jardim vertical, basta aplicar um madeirite no fundo pintado na cor verde folha e pronto, o espaço estará pronto para receber a parede verde!”.

Outro benefício da parede verde é a versatilidade, que pode ser aplicada em praticamente qualquer ambiente. Mas a dica da profissional é escolher espaços que sejam privilegiados pela iluminação natural.

“Sacadas, varandas cobertas ou paredes próximas de janelas são os locais mais estratégicos”, afirma Val.

Isso porque a luz do sol potencializa a beleza e o efeito da vegetação.


Aproveite e confira:


Em relação à estética, existem peças de decoração que são perfeitas para compor o ambiente com jardim vertical. A arquiteta destaca os bancos, city garden, cadeiras de balanço, lanternas no chão, livros e outros acessórios que contribuam com essa atmosfera bucólica.

Uma preocupação muito comum quando se trata de jardim vertical é em relação aos cuidados necessários para sua manutenção desse jardim. Para resolver essa questão, hoje estão em voga as paredes verdes permanentes.

“As plantas permanentes que nós trabalhamos têm textura, cores e acabamentos cada vez mais próximos das naturais”, destaca Preta Maciel, proprietária da loja Campestre Flores & Decor.

Ela explica que com a vegetação permanente, é mais fácil manter a parede sempre impecável, sem a necessidade de irrigação, de substituir as plantas que não se desenvolvem por falta de luminosidade ou de retirar folhas que caem no chão.

“Jardim vertical permanente é uma alternativa muito prática para aderir a essa tendência, especialmente para pessoas que passam o dia fora ou viajam muito, tendo pouco tempo para cuidar de plantas naturais”, finaliza Preta Maciel.

close