Mães

Cabelos das crianças – Dicas de como cuidar!

Cuidar dos cabelos das crianças pode ser um desafio para muitos pais e responsáveis. Além de manter os fios limpos e saudáveis, é preciso escolher produtos adequados e lidar com penteados que muitas vezes podem ser difíceis de fazer. No entanto, com algumas dicas simples e práticas, é possível garantir que as crianças tenham cabelos fortes, brilhantes e bem cuidados. Neste artigo, vamos compartilhar algumas dessas dicas para ajudar você a cuidar dos cabelos das crianças da maneira correta.

De fato os cabelos das crianças por não terem tantas químicas como os cabelos dos adultos com coloração, alisamentos, mechas, etc. não é tão agredido, mas igual ele pode ser danificado por outros fatores como cloro, sol, produtos com pH errado que podem acabar deixando os cabelos ressecados e quebradiços, por isso é muito importante estarmos atentos as madeixas dos pequenos.

Vamos conferir algumas dicas para contribuir com os cuidados dos cabelos das crianças:

Dicas para cuidar dos cabelos das crianças. www.arevistadamulher.com.br

1- Compre produtos específicos para cabelos INFANTIS

O ideal é que as crianças usem as linhas indicadas para crianças, desde o shampoo e o condicionador até os itens para hidratação. Pois as fórmulas são mais delicadas, minimizam os riscos de alergias e outros problemas, em comparação aos produtos para adultos. Opte por produtos que sejam livres de parabenos, petrolatos e sulfatos. Os parabenos agridem o couro cabeludo e provocam alergias.

Os petrolatos dão a falsa impressão de deixar os cabelos mais sedosos, pois formam uma película em torno do fio, no entanto na hora de tirar ele exigirá o uso de shampoos com sulfatos para fazer uma limpeza completa, e o problema dos sulfatos é que como todo shampoo eles abrem a cutícula do cabelo, mas os sulfatos fazem uma limpeza muito profunda nos cabelos, o que deixa as cutículas dos cabelos muito abertas e o cerne do fio muito exposto, resultando em cabelos opacos e quebradiços.

Por isso quando for escolher produtos para os cabelos das crianças, fique atenta aos rótulos das embalagens e dê preferência para os itens que são SEM Sulfatos (sulfate, sulfonate ou sulfosuccinate), Petrolatos e Parabenos.

Para os bebês e as crianças até três anos de idade, o recomendado é utilizar produtos que sejam com pH controlado ou pH lacrimal que não arde os olhos e são neutros, evitando assim reações alérgicas.

Para as crianças que já tem uma sensibilidade maior, é bom realizar um teste de contato em uma pequena área do braço para ver a reação antes de aplicar no couro cabeludo.

2- Não precisa lavar o cabelo todo dia

As vezes temos a tentação de achar que cabelo de criança precisa ser lavado todos os dias, mas o recomendado é lavar de 3 a 4 vezes na semana no máximo. Pois quanto mais lavamos os cabelos, mais é retirado do óleo natural que é produzido pelo couro cabeludo, que tem a função de proteger, evitando assim naturalmente que o couro cabeludo fique irritado e os fios secos.

Mais atenção ainda devem ter os cabelos cacheados e afros, pois ele possuem uma oleosidade natural que percorre todo o caminho da raiz até as pontas e isso demora mais que os outros tipos de cabelo, portanto é importante que a lavagem seja a cada dois dias ou mais dando tempo para esse óleo natural percorrer todo o fio. Mas claro que naqueles dias que a criança suou demais, a raiz pode ficar extremamente oleosa e nesse caso é recomendado a lavagem com mais frequência, portanto fique atento a cada situação.


Aproveite e confira:


3- O uso do secador

Principalmente no inverno é comum os pais recorrerem ao uso do secador para não deixar que as crianças durmam com o cabelo molhado. Mas esse é o tipo de mal necessário, ou seja, deve se tomar muito cuidado para não usar com frequência a ponto do secador danificar o cabelo da criança. Pois o calor do secador é prejudicial para os fios. Utilize o secador apenas nos dias muito frios e que a criança precisa lavar o cabelo antes de dormir. Use-os neste caso apenas para desembaraçar e deixe os cabelos a uma distância de 30cm do bocal do secador.

Sempre que possível lave os cabelos pela manhã ou pela tarde, de forma que eles possam secar naturalmente, essa é a melhor forma de secagem.

4- Não durma com os cabelos molhados

É importante que a criança NUNCA durma com o cabelo molhado! Pois isso enfraquece o fio tornando ele mais quebradiço e favorecendo a queda de cabelo, o surgimento de caspa e a descamação no

couro cabeludo. O ideal como já mencionado é que eles sejam lavados na parte da manhã ou da tarde, de forma que sequem naturalmente. E nos dias que isso não for possível, então se faça uso do secador mas com muita moderação.

5- Lavar com água muito quente

A água quente do chuveiro, pode ressecar os cabelos e favorecer a descamação do couro cabeludo. Então sempre que possível ao lavar os cabelos dos pequenos, utilize a água em temperatura “morna”, mas infelizmente nos dias de inverno essa tarefa é muito complicada, então a saída é dar um banho o mais rápido possível no seu filho, de forma que a lavagem do cabelo não seja demorada, diminuindo os danos causados.

6- Como usar o shampoo e condicionador para lavagem dos cabelos infantis

Primeiro se aplica o shampoo no cabelo molhado e se massageia o couro cabeludo. Em seguida, enxágue para retirar o shampoo e use o condicionador ( nunca na raiz dos cabelos), divida o cabelo por mechas e espalhe o produto nelas, massageando mecha a mecha, aguarde o tempo de pausa e enxágüe bem para retirar todo o resíduo do cabelo.

7- Hidratação

A partir dos três anos é liberado para hidratar o cabelo das crianças, mas sem utilizar química.

8- Cabelos Cacheados, que cuidados extras devem ser tomados?

Primeiro NUNCA penteie cabelos cacheados secos!!! Pois além de ficarem volumosos, eles ficarão quebradiços e os cachos irão se desfazer. Penteie os cabelos ainda molhados, de preferência com pentes de dentes largos, começando do meio para as pontas, sem puxar os fios para que não arrebentem. Depois penteie da raiz até as pontas.

Utilize creme para pentear, pois eles ajudam a desembaraçar mais facilmente esse tipo de cabelo, definem os cachos e diminuem o frizz. E também é necessário uma hidratação mais frequente pois eles tendem a ser mais ressecados.


Dica EXTRA! Para ajudar aquelas crianças que não gostam da hora de lavar os cabelos!

Uma sugestão de livro infantil sobre lavar o cabelo é “O cabelo de Lelê“, da autora Valéria Belém e ilustrações de Cris Alhadeff.

O livro conta a história de Lelê, uma menina que não gosta de lavar o cabelo e sempre arranja uma desculpa para evitar o banho. Porém, com a ajuda da mãe e de um pouco de criatividade, ela descobre que lavar o cabelo pode ser divertido e importante para a sua saúde e higiene.

A obra é indicada para crianças a partir dos 3 anos de idade e apresenta uma abordagem lúdica e divertida para incentivar as crianças a cuidarem dos seus cabelos e da sua higiene pessoal. Com as belas ilustrações e a história cativante, o livro pode ajudar a diminuir a resistência de algumas crianças em relação ao momento de lavar o cabelo.

Você pode comprar esse livro da Lelê na Amazon clicando a baixo:


Gostou das dicas para cuidar dos cabelos das crianças?

Em resumo, cuidar dos cabelos dos pequenos não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com algumas práticas simples e hábitos saudáveis, é possível garantir cabelos bonitos e saudáveis para os pequenos. Certifique-se de usar produtos adequados para o tipo de cabelo da sua criança e evite o uso excessivo de químicos, como corantes ou alisantes.

Além disso, é importante incentivar hábitos de higiene, como lavar os cabelos regularmente, e manter uma alimentação equilibrada e hidratação adequada.

Por fim, invista em penteados práticos e que agradem a criança, para que ela se sinta confortável e confiante com o seu cabelo. Seguindo essas dicas, você pode ter certeza de que os cabelos das crianças estarão saudáveis e lindos por muito tempo.

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Matemática Divertida: 9 Dicas para Ensinar Matemática para Crianças

A matemática é uma parte essencial da vida, e quanto mais cedo as crianças se…

% dias atrás

Resenha de “Ferreiro de Bosque Grande” de J.R.R. Tolkien – para crianças e adultos

J.R.R. Tolkien, um nome que evoca imediatamente imagens de hobbits, anéis poderosos e batalhas épicas…

% dias atrás

Estilo em Família: Mães famosas e seus filhos que encantam com looks coordenados

Diversas personalidades famosas são conhecidas por terem um incrível estilo pessoal, tornando-se referências de moda…

% dias atrás

Filmes antigos para ver com as crianças

Nada melhor do que um bom clássico para curtir em família, os filmes antigos apesar…

% dias atrás

Melhores Parques Aquáticos de SP: Thermas Water Park, Magic City e Muito Mais!

Quer fazer um passeio diferente e refrescante? Conheça neste artigo os melhores parques aquáticos de…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás