Dicas para lavar e secar roupas – quais os cuidados?

Lavar roupa não é apenas colocar tudo dentro da máquina, estender e tá resolvido, envolve organização, conhecimento dos tecidos, métodos específicos, separação, etc. Vários detalhes que precisamos estar atentos para que o resultado seja satisfatório.

Dicas para lavar e secar roupas:

Comece olhando as etiquetas de suas roupas

A maioria das pessoas sequer olha as etiquetas das suas roupas, praticamente estão ali para “enfeite”… mas a verdade é que elas estão ali para informar aos usuários das roupas adquiridas as informações sobre o tecido e também especificações importantes quanto a sua lavagem e secagem, cuidados específicos que devem ser observados para que sua roupa possa durar mais.

Existem símbolos que indicam cada um dos cuidados que precisa se ter na hora da lavagem/secagem da roupa e essa tabela é universal o que facilita, mesmo que você adquira produtos importados as indicações na sua etiqueta seguirão essa mesma tabela.

É importante seguir a risca as recomendações pois assim se evitam manchas, encolhimento, etc…as informações são fornecidas pelo fabricante que conhece a composição do tecido e sabe como ele se comporta em diversos processos, por isso não ignore as recomendações.

Organize as roupas para lavar

Essa etapa é muito importante, pois se não ficar atento a esse detalhe, você pode tirar da máquina uma roupa manchada de vermelho por exemplo que foi tingida por outra roupa que soltou tinta durante a lavagem. Então muito cuidado, na hora de separar as roupas para lavar, separe em:

Brancas, claras, brilhantes e escuras para evitar problemas de transferência de cores. Separe os tecidos sintéticos, tais como poliéster, nylon, e acrílico de fibras naturais, como algodão e linho. As fibras sintéticas podem acabar ficando “tingidas” pelas tintas de outras roupas na hora da lavagem.


Aproveite e confira:


Faça grupos de roupas para uma lavagem mais eficaz

Pelo tipo de tecido (resistentes, delicados e os que soltam fiapos) e pelo uso (vestuário, peças íntimas, roupa de cama, banho, mesa e limpeza). Cada categoria deve ser lavada separadamente. E nem tudo pode ir para a máquina: “Peças de seda, renda ou com detalhes, como lantejoulas, são lavadas à mão”,

Não esqueça de revisar os bolsos, pois é muito comum esquecer moedas, dinheiro, papéis nos bolsos e acabarem indo para a máquina de lavar roupa, isso pode acabar trazendo danos para a máquina e também acabar danificando as peças de roupas.

O ideal é fechar botões e zíperes para que não enganchem em outras roupas e acabem danificando outras peças de roupa na hora da lavagem/secagem.

Para peças delicadas coloque-as dentro de saquinhos próprios para lavagens especiais ou dentro de fronhas ( de travesseiros ) para não danificar seus tecidos mais delicados.

Use os produtos na dosagem correta (nem de mais, nem de menos)

Na maioria das vezes, só despejamos a olho os produtos na máquina de lavar roupa, sem se dar conta que produtos em excesso além de ter o desperdício dos produtos (acabam mais rápido do que deveriam) eles acabam gerando resíduos, que estragam a máquina de lavar roupa, danificam as peças de roupa, podem manchar, deixar suas cores mais opacas, torná-las ásperas, etc. Observe mais uma vez as indicações no rótulo dos produtos que os fabricantes indicam para ter uma lavagem com mais sucesso e menos desperdício.

Uma dica de produtos: substitua o amaciante por vinagre branco quando for fazer a lavagem de roupas mais pesadas como toalhas. Pois ele age como bactericida e retira bem o sabão das roupas.

Água quente ajuda?

Depende. Quem melhor saberá informar será o fabricante através da etiqueta. Aonde ele colocará se a peça pode ser lavada com água quente ou não, pois existem peças de roupa que podem danificar, encolher, soltar tinta em temperaturas mais elevadas. Portanto não ultrapasse o limite de temperatura que o fabricante recomenda. Na dúvida não ultrapasse!

Conheça sua máquina de lavar roupa

Você precisa conhecer sua máquina de lavar/secar roupa para poder usufruir de todos os seus benefícios, as vezes acabamos usando os mesmos ciclos de lavagens por desconhecer todos os demais, cada ciclo de lavagem representa um tipo específico de lavagem que se adequa as suas diversas necessidades de lavagem. Portanto, disponha de um tempo para ler o manual de sua máquina e entender melhor como ela funciona e como você pode se beneficiar dos recursos que ela tem, que talvez você desconheça.

Estenda a roupa adequadamente

As peças de roupa precisam de uma boa ventilação para poderem secar adequadamente. Portanto evite acumular um monte de roupa no varal, se você tem espaço para estender usufrua dele. Se não tem muito espaço para estender a roupa, então lave apenas a quantidade que cabe em seu varal, não adianta lavar um monte de roupa e não ter aonde estender…

Uma dica para ajudar com a questão de espaço é usar cabides para economizar espaço.

Cuidado na hora de estender a roupa para a secagem, pois nem todas as roupas podem secar no sol, algumas só podem secar na sombra… mais uma vez a importância de olhar a etiqueta do produto.

Como lavar roupa a mão

Alguns tecidos não podem ser lavados na máquina, pois são muito frágeis como seda, linho, itens com bordados, lantejoulas, etc. Lave essas peças com água e o produto indicado para peças delicadas, faça uma lavagem manual cuidadosa, com movimentos de vaivém e circulares e sem exercer uma força muito abrupta para não danificar o item. Não retorça o tecido com as mãos pois pode danificar a peça de roupa, uma dica legal é usar a centrífuga de verduras para “torcer” essas peças de roupa.

.

close