Plantas dentro de casa – qual a melhor opção para você?

Você sabia que as plantas dentro de casa podem trazer diversos benefícios para a sua saúde e de sua família?!

Algumas espécies de plantas ajudam a purificar o ar, diminuem os níveis de Dióxido de Carbono e de Benzeno que trazem riscos a saúde, diminuem a poeira, reduzem a temperatura ambiente e ainda podem aumentar a umidade do ar.

Sem falar que já é de conhecimento de todos que o contato com a natureza mesmo que pequeno ajuda a combater o stress e a depressão. Cultivar plantas dentro de casa além de ser uma tendência em decoração de ambientes também beneficia a saúde de todos que moram nela.

Mas nem todas as plantas podem ser cultivadas dentro de casa, pois cada uma delas requer cuidados específicos que podem não ser condizentes com o ambiente interno de uma casa, que geralmente contam com menos espaço e iluminação do que ao ar livre, portanto antes de sair comprando um monte de plantas para casa é preciso pesquisar as características e necessidades para o desenvolvimento de cada uma delas.

Veja algumas espécies de plantas que você pode cultivar dentro de casa e incorporar na sua decoração.

Espada-de-São-Jorge

Plantas dentro de casa
Espada de Sõ Jorge. Imagem: GreenMe

Sem necessitar de muita manutenção é uma ótima opção para utilizar na decoração de sua casa. Ela é resistente tanto a frio quanto a calor, não requer solo fértil e ela vai bem em pleno sol ou a meia-sombra. Ela é uma planta que pode contribuir com a decoração de forma discreta uma vez que possui suas folhas de forma bem peculiar.

Dracena

Plantas dentro de casa
Dracena. Imagem: Casa Vogue – Globo

A Dracena requer alguns cuidados mais específicos principalmente em relação a sua irrigação, pois ela não tolera solo encharcado, então você precisa estar atento as suas folhas, se elas estiverem com as pontas secas necessitam de irrigação. Já em relação a luminosidade ela se adapta bem ao sol, em meia-sombra ou com luz difusa. Seu solo precisa ser úmido e fértil, então precisa ser bem adubado. E ela detesta ar condicionado!!!

Samambaia

Plantas dentro de casa
Samambaia. Imagem: Tua Casa

A Samambaia é uma planta muito resistente, pode ficar na sombra e requer pouquíssima manutenção, basicamente irrigação constante e poda das folhas secas. Elas são ótimas para filtrar o ar o ambiente em que se encontram.

Mas é necessário muito cuidado ao adquirir uma samambaia pois existe uma espécie que é tóxica, tanto pela ingestão da planta quanto pelo contato com seus esporos que ficam embaixo das folhas, como nem sempre é possível identificar com tanta exatidão a espécie que está sendo adquirida o recomendado é que elas sejam mantidas suspensas, longe do contato de animais e crianças.


Aproveite e confira:


Ciclanto

Ciclanto. Imagem: HF Urbanismo

É uma planta bem grande com folhas largas e grandes. O interessante dela é que quase não tem caule. É ideal em ambientes de meia sombra, você não precisa de vasos muito grandes e fundos, mas a umidade é importante, por isso não esqueça de molhar suas plantas. Uma boa dica é proteger o solo do vaso com casca de pínus, para diminuir a evaporação da água de regas.

(Casa e Jardim)

Orquídea

Orquídea. Imagem: Olilo

A Orquídea é uma ótima opção para a decoração de sua casa, muito bonita com suas cores e sua vivacidade. Ela deve ser cultivada a meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Utilize vasos de barro pois são mais porosos e drenam melhor a água. Por ser muito delicada ela precisa ser escorada com uma haste. Dica: Preste atenção na coloração da folhagem, se estiver escura, mude a orquídea de local.

Palmeira-leque

Palmeiras. Imagem: Blog Flora

A Palmeira-Leque tem necessidade de ambientes amplos e com boa iluminação. Remova as folhas secas e mortas e adube a espécie durante o verão, proteja-a de ventos fortes e ela precisa ser reenvasada a cada dois anos. Elas detestam ar condicionado!!!

Suas folhas grandes e plissadas em tom verde brilhante chamam a atenção para ela, ficam lindas na decoração de ambientes internos.

Suculentas

Plantas dentro de casa
Suculentas. Imagem: Diário do Aço

São plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Bastante fáceis de cuidar, elas costumam “avisar” do que precisam, basta prestar atenção aos detalhes. Se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde.

(Casa e Jardim)

Camedórea-elegante

Plantas dentro de casa
Camedórea-elegante. Imagem: Colvin

Esta palmeira de pequeno porte é supercharmosa e uma ótima opção para decorar ambientes internos bem iluminados, mas com luz difusa. A incidência de sol direto pode queimar suas folhas, que são longas e brilhantes. Evite cultivá-la em ambiente com muito vento ou aparelho de ar-condicionado. Folhas amareladas ou com pontas secas evidenciam a carência de umidade.

(Casa e Jardim)

Cactos

Cactus. Imagem: Dreamstime

Os Cactos são uma ótima opção para quem não dispõem de muito tempo ou jeito para cuidar de plantas, mas que gosta de ter em casa um pouco de natureza. Elas gostam de muita luminosidade direta, então posicione-as em um local que pegue bastante sol, e cuidado com a irrigação pois ela não gosta de muita água. Quando os cactos são plantados em vasos eles entendem que o seu espaço acabou então seu crescimento estaciona.

Camedórea-Bambu

Camedórea-Bambu. Imagem: Flores e Folhagens

A Camedórea-Bambu é um tipo de Palmeira que pode atingir até dois metros de altura, então atenção ao local que ela será colocada dentro de casa pois precisa de espaço vertical. Ela não precisa de muitos cuidados e se desenvolve bem em ambientes de meia-sombra, precisam ser regadas e adubadas com periodicidade e também precisam que sejam removidas suas folhas secas e mortas para não drenarem sua “energia”.

close