5 dicas para manter a saúde e bem estar durante o puerpério

5 dicas para manter a saúde e bem estar durante o puerpério

O período de gravidez é um momento extremamente delicado, entretanto, o puerpério se mostra tão delicado quanto, já que nessa fase a mãe estará mais preocupada com o seu bebê, acabando por se deixar de lado, não conseguindo cuidar de si totalmente.

Além disso, alguns problemas adicionais podem aparecer no corpo da mulher, até mesmo na região bucal, sendo necessário, às vezes, a atenção de um ortodontista, podendo ser recomendado um aparelho ortodôntico invisível, por exemplo.

O que é o puerpério?

Como dito antes, as complicações não param na gravidez, já que o pós parto também se mostra algo muito difícil de lidar, já que o organismo passa por diversas mudanças.

Esse momento conhecido como pós parto, é também chamado de puerpério, que pode ser entendido como o período após a geração do bebê, até o organismo da mulher voltar às suas condições de pré-gestação. 

Esta fase também pode fazer com que a mulher procure por procedimentos como a faceta dental, que promete aumentar a autoestima e fazer a pessoa se sentir melhor consigo mesma. 

Por mais que a duração do puerpério varia de mãe para mãe, já que depende de como é a amamentação realizada por cada uma, costuma-se dizer que esse período dura de 45 a 60 dias.

Isso porque, acredita-se que nesse tempo, todos os órgãos, com exceção das mamas, já terão retornado às condições de pré gravidez.

Porém, em alguns casos mais graves podem aparecer problemas físicos, sendo causados por traumas de estresse e afins, podendo desenvolver até bruxismo, por exemplo, que pode ser corrigido com um aparelho transparente.

Durante o puerpério, a mulher passa por várias alterações hormonais e físicas, sendo alguma dessas alterações:

  • Mamas mais duras;
  • Barriga mais inchada e dura;
  • Fortes cólicas;
  • Dores e desconforto na região vaginal.

Dicas que podem ajudar no cuidado pós parto

puerperio
Imagem: Clínica Ayroza Ribeiro

Dessa forma, após ter o conhecimento do que é o puerpério, bem como ele afeta o corpo da mãe, devem-se seguir algumas dicas que podem ajudar na hora da recuperação, melhorando sua saúde.

Tenha alimentos de fácil acesso.

Após o parto, a mulher acaba priorizando o cuidado do bebê, o que é uma tarefa muito intensa e complicada. Seria pertinente você ter alguém que está sempre lá para você, para poder te auxiliar, caso você precise de alguma ajuda.

Entretanto, é comum saber que isso não é realidade em muitos casos, então até mesmo cozinhar acaba se tornando uma tarefa muito complicada. 

Por isso, para evitar mais estresse, deixe sempre alimentos que estarão ao seu alcance, como frutas ou biscoitos, caso você não tenha tempo de preparar nada.

Ficar muito tempo sem comer pode trazer graves problemas para você, e pode causar impacto nos dentes e em procedimentos como as lentes nos dentes, que precisam de cuidados para oferecer bons resultados.

Sempre mantenha-se hidratada.

Uma das principais coisas de sempre é a hidratação. A hidratação ajuda na redução do inchaço na barriga, que pode causar desconforto para a mulher, e ainda ajuda na produção do leite materno. 

Sempre deixe uma garrafa de água de fácil acesso, para sempre manter essa constância no dia a dia.

Fique sempre em atividade.

Realizar atividades físicas é extremamente bom para seu corpo e sua mente, já que é produzida muita endorfina nesse período. 

Caso seja difícil para você sair de casa para realizar atividades, tente tirar um tempo em que seu bebê esteja descansando e realize essas tarefas em casa.

Além disso, a falta de produção de alguns hormônios pode causar problemas psicológicos, o que futuramente pode vir a se tornar um problema até para a saúde de seus dentes e tratamentos com o aparelho móvel transparente, por exemplo.

Cuidados estéticos 

Algumas mães após a gestação, se sentem insatisfeitas com o seu corpo, o que influencia muito em seu humor diariamente. A pessoa por não se sentir fisicamente bem acaba deixando de realizar algumas tarefas na vida dela, se tornando menos proativa.

Por isso, se você tiver condições, realizar algumas cirurgias estéticas podem se mostrar extremamente favoráveis para uma melhora na sua auto estima. Pode parecer coisa pequena, mas a auto estima impacta muito em como a pessoa vive o dia.

Atenção com o sono

Por mais que dormir seja uma tarefa difícil nesse período com o bebê, sempre preze por uma boa qualidade de sono. Peça ajuda para alguém de confiança olhar enquanto você descansa, já que ninguém consegue viver direito sem uma boa regularidade do so

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

close