Como explicar sobre “eleições” para crianças (sem deixar esse assunto chato)

As eleições 2018 já estão chegando, daqui a pouco é o dia em que o Brasil vai às urnas para escolher seu próximo presidente (além de governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais). Sabemos que a nossa escolha não é fácil, como podemos aproveitar o momento e explicar sobre eleições para as nossas crianças?

As crianças são muito curiosas e vendo toda a movimentação em função das eleições, a curiosidade delas só aumenta. Esse é o momento de falar de forma mais simples possível sobre esse momento importante que afeta a vida de todas as pessoas do país.

O que é política?

É escolher alguém que terá poder para tomar as melhores decisões para o nosso país. E para isso temos que estar atentos aos candidatos para tentar fazer a melhor escolha.

“Política é a varinha mágica que transforma o mundo naquilo que sonhamos”. Pedro Markun

Onde a política está presente na nossa vida?

Em tudo. Quando a conta de luz fica mais cara, quando não se tem segurança nas ruas, quando as crianças ficam sem aula por causa da greve dos professores por salários mais justos e em tudo o mais.

Então, é importante já ajudar as crianças a entenderem que fazemos parte de algo maior, de uma sociedade com regras que são definidas por pessoas da própria sociedade.

Como não deixar o papo sobre eleições chato?

Uma ótima forma de explicar o funcionamento das eleições para as crianças é através de livros infantis e um deles é “A eleição dos bichos”.  Esse projeto é do Estúdio Rebimboca, e acabou de ser lançado pela editora Companhia das Letras.

Sinopse do livro:

Cansados dos abusos do Leão, os bichos farão uma eleição para decidir quem será o novo soberano da floresta. Mas, para que tudo aconteça da forma mais democrática possível, terão que aprender tudo sobre esse processo tão importante.

A bicharada já estava mais do que cansada dos mandos e desmandos do Leão. Ainda mais quando descobrem que ele desviou água do rio para construir uma piscina na própria toca — onde já se viu? É aí que surge a ideia de fazer uma eleição para escolher um novo governante para a floresta.

No páreo estão a Macaca, a Preguiça, a Cobra e o próprio Leão. Mas o que exatamente acontece em uma eleição? Quais são as regras? Como o vencedor é eleito? Este livro explica o funcionamento das eleições de forma divertida e dinâmica para crianças. Prepare-se para descobrir tudo isso junto com os bichos e escolher o seu candidato preferido. Só não conte a ninguém: o voto deve ser secreto!

No final do livro, ainda temos um glossário em linguagem simples para as crianças, explicando palavras como democracia, eleitor, urna e mais.

Dica: Além de ler a história, temos que ficar atentos às dúvidas que a leitura pode despertar na crianças, o assunto desse livro possibilita muita conversa com as crianças.

Mais 5 dicas de livros infantis para conversar com crianças sobre política:

Quem manda aqui?

livro infantil Quem manda aqui
Livro Infantil “Quem Manda Aqui?”. Editora Companhia das Letrinhas

Quem manda aqui? é um livro sobre política feito com crianças para crianças. Desde a infância, nosso imaginário é povoado por histórias de reis e rainhas, mestres e aprendizes. No dia a dia, as formas de organização política estão em toda parte, da diretora da escola à dona da bola. Este projeto, que fala sobre as diversas formas de controle e poder, é fruto de seis oficinas realizadas com crianças, em que foram compartilhadas, de uma maneira bem divertida, noções sobre modos de governar e tomar decisões. O livro não pretende dar respostas, mas convidar as crianças a pensar e levar o assunto para dentro de casa e para a sala de aula. Assim, juntas, crianças e adultos poderão questionar as coisas como são e refletir sobre como elas poderiam ser.

O Rei e o Mar

Dica de livro infantil
Livro Infantil “O Rei e o Mar”. Editora Companhia das Letrinhas

Quem é que pode com a chuva, quando ela resolve chover? Ou com um cachorrinho teimoso, quando ele se recusa a obedecer ao dono – ainda que esse dono seja ninguém menos que o rei? Manda aquele que pode; obedece quem tem juízo. No dia a dia, o bom senso costuma ser ótimo conselheiro, o único problema é que ele só nos diz o óbvio. E o óbvio não nos ensina a pensar.
Pois O rei e o mar se propõe a fazer exatamente isto: dar o que pensar. Com ilustrações belíssimas e textos curtos e diretos, mas recheados de poesia, Janisch e Erlbruch (merecedor do prêmio máximo da literatura infantojuvenil: o Hans Christian Andersen), veterana e premiada dupla de autores de livros infantis, conseguiram formular, em 21 historinhas, uma única grande questão filosófica: existe poder absoluto?

Meu reino por um chocolate

Livro Infantil “Meu reino por um chocolate”. Editora Trioleca

Meu Reino por um chocolate conta a história de um rei mimado, viciado em chocolate, que importuna a todos no Reino para conseguir sua guloseima preferida. Ocorre que, em tempos difíceis, a falta de água e o solo cada vez mais aquecido alteram o ambiente natural: como conseguir cacau e bom pasto para as vacas produzirem o leite? Nem sempre é possível ter tudo o que se deseja… Mas, na cabeça coroada de um pequeno mandão, o que a água tem a ver com seu desejo? A estreia de Bruno Nunes é, a um só tempo, um alerta sobre o meio ambiente e sobre os caprichos da política, uma combinação que pode ser uma bomba (não a de chocolate…).

O Rei de quase tudo

Livro Infantil “O Rei de Quase Tudo”. Editora Global

Esta narrativa escrita e ilustrada por Eliardo França tem como protagonista um rei. Este quanto mais tinha mais queria. Vivia, por isso, constantemente infeliz e insatisfeito. Na verdade, ele desejava ser o rei de tudo e não de quase tudo. Uma história bem contada e bem ilustrada sobre o comportamento humano e sua relação com o mundo a sua volta.Queria todas as terras. Queria todos os exércitos do mundo. E queria todo ouro que ainda houvesse. Assim, mandou os seus soldados à procura de tudo. E mais terras foram conquistadas. Outros exércitos foram dominados. Nos seus cofres já não cabia tanto ouro. Quis as flores, os frutos e os pássaros. Quis as estrelas e quis o sol. Flores, frutos e pássaros lhe foram trazidos. Estrelas foram aprisionadas e o sol perdeu a liberdade.

A democracia pode ser assim

Livro Infantil “A democracia pode ser assim”. Editora Boitatá

A democracia pode ser assim é o primeiro volume da Coleção Livros para o Amanhã, pensada para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Este livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. O texto se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e a questões sociais, elucidando o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos.

Gostou das dicas?

Vamos aproveitar o momento e investir nas nossas crianças, afinal, quem melhor do que as crianças para idealizar o novo!

Quer saber onde comprar os livros infantis indicados nesse post?

É só escolher e clicar no livro a baixo: