Como preparar um batizado

Uma comemoração cada vez mais comum que os casais católicos decidem para seus filhos logo no início da vida é o batizado. Um momento especial que significa a bênção de Deus sobre a vida do pequeno. O que muitas pessoas não sabem é como preparar essa reunião, que, geralmente, deve acontecer somente para os familiares e amigos mais próximos da criança e dos pais. Não há mistério nenhum, você pode fazer uma pequena comemoração ou uma grande festa, seja qual for a sua escolha, os passos que vamos falar aqui são os mais práticos para que o batizado seja perfeito.

Escolha o local e data da festa do batizado

Escolha a igreja e informe-se sobre a data disponível. A preferência é que a igreja escolhida seja a mais próxima de sua casa. Todas elas exigem um curso preparatório para que pais e padrinhos entendam o real significado do sacramento – geralmente demora apenas algumas horas. A maioria delas faz batizados coletivos, por isso, se você deseja fazer um batizado individual, converse de antemão sobre essa possibilidade. Como é uma comemoração familiar, a sugestão é que seja feita no domingo de manhã, até mesmo porque, em geral, esse é o dia em que às igrejas realizam a cerimônia de batismo.

Escolha um fotógrafo

Não esqueça de providenciar um fotógrafo para essa data, pois a família acaba ficando tão emocionada que esquece de registrar o batizado e você não vai querer perder nenhum momento desse dia, não é mesmo?

Escolhendo os padrinhos

A escolha dos padrinhos é algo muito pessoal e precisa ser discutida com calma entre os pais do bebê. Leve em consideração laços familiares e de amizade para ajudar nesta escolha, afinal, você quer que o padrinho/madrinha do seu filho participe de toda a vida do pequeno. Procure um casal que você tenha uma ótima afinidade, que tenham os mesmos valores morais que os seus e laço religioso, afinal, os padrinhos serão responsáveis no exemplo de valores e de fé como seus substitutos. Normalmente, o casal escolhe o compadre e a comadre entre os parentes e amigos mais próximos.

Quem você pode convidar para o batizado?

Em geral o batizado é uma festa mais íntima. As pessoas que estiverem na Igreja, são as que estarão na festa. Os convidados são: os padrinhos, os avós, os tios de primeiro grau (irmãos dos pais) e eventualmente um amigo muito intimo.

Sobre o cardápio

Para a escolha do cardápio para o batismo, é preciso levar em consideração o horário que acabará a cerimônia, caso a opção seja almoço, sirva dois tipos de carne ou torta salgada, arroz, verdura, suco de fruta, refrigerante e pelo menos dois tipos de sobremesa. No fim da tarde é mais recomendado servir um chá para seus convidados com: biscoitos, torradas, pães, geleias, patês, frios variados, torta doce e salgada, bolos, chá, café, sucos, refrigerante e água mineral.

Como pode ser feita a decoração

Uma reunião de batizado não precisa de decoração muito elaborada e nem “tema”. Um arranjo de flores brancas na mesa ou vasinhos menores espalhados já proporciona um tom elegante e sóbrio da ocasião. O branco e as cores suaves são os mais usados — para o bolo e os docinhos, por exemplo. Anjinhos também podem servir de enfeite para paredes e mesas, se for do seu gosto. Não há problema algum em fazer uma reunião descontraída e despojada, mas se você quiser apostar em toalhas de renda, velas perfumadas e talheres, pratos e copos de verdade, no lugar dos descartáveis, certamente vai criar um clima mais caprichado.

A roupa do bebê

Muitas mamães sonham com esse momento e a escolha da roupa de batizado é bem pessoal, pois a mãe pode sonhar com uma roupa mais tradicional como o mandrião ou optar por algo mais leve e confortável para o bebê.

Muitas preferem vestir as meninas com um lindo e delicado vestido de batizado e os meninos com camisa social branca e calça ou bermuda branca (vale também um coletinho, gravatinha borboleta ou um suspensório).

Dica extra: A roupa branca tende a ficar amarela com o passar dos anos, se você é daquelas que gosta de guardar as lembranças coloque a roupa em uma fronha azul marinho, pois esse pigmento protege as roupas desse desgaste.

Sempre pense na estação do ano para uma escolha mais correta e realize seu sonhos e desejos.

Não esqueça de providenciar uma toalha de batizado para enxugar a cabecinha do bebê e guardar de lembrança, além de um potinho para guardar a água benta daquele dia. 

A escolha das lembrancinhas do batizado

É usual oferecer lembrancinhas para os convidados que fizeram parte da festa de batizado. Ao entregar a lembrancinha do batizado, você agradece a presença das pessoas e festeja mais uma fase na vida do bebê, oferecer lembrancinha aos convidados não é uma regra, então você pode ficar à vontade.

As opções são as mais diversas, porém as mais procuradas são aquelas de cunho religioso, como mini terços e anjinhos. Mas não é necessário ficar preso só neste tema. Pode ser desde uma trufa até um produto com a simbologia do batismo.

Enfim, essa é uma festa tradicional da religião católica e quem vai escolher como ela será é você e sua família.

Aproveite bastante cada momento, pois passa muito rápido.

Texto por: Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos (Ian – 11 anos e Lorenzo – 4 anos),  publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e Proprietária do E-commerce Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

close