Clique aqui para acessar nosso canal no WhatsApp

8 erros que uma mãe empreendedora não pode cometer ao trabalhar de home office

Para uma mãe empreendedora que trabalha em home office, evitar alguns erros comuns pode melhorar significativamente sua eficiência e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Se este é o seu caso, falaremos mais sobre o assunto neste texto.

Foto de Paige Cody no Unsplash

Conciliar o trabalho e o cuidado com os filhos pode ser um desafio, principalmente, para as mulheres que trabalham de home office. Afinal de contas, ela precisa fazer a divisão correta para não ter problema em nenhum dos dois lados.

A decisão, muitas vezes, de trabalhar em casa é uma forma, inclusive, de ter mais tempo para ficar com a família. Por esta razão, a busca por um home office lucrativo entre as mulheres cresce a cada dia. Porém, não basta apenas buscar aquilo que dá dinheiro, é necessário fazer a conciliação da forma correta para que nenhum dos dois lados fique “descoberto”.

Para te dar um auxílio, vamos falar um pouco sobre neste texto sobre alguns erros que uma mãe empreendedora não pode cometer ao trabalhar de home office.

Veja os erros que uma mãe empreendedora não pode cometer ao trabalhar de home office:

De acordo com dados de uma pesquisa feita pelo Sebrae baseada em dados do IBGE, o Brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras.

Mas muitas destas mulheres precisam se dividir em um trabalho em casa, filhos e outras atribuições. Uma mãe empreendedora é uma mulher que equilibra a responsabilidade de cuidar da família com a gestão de um negócio próprio.

Ela pode ter decidido iniciar seu próprio empreendimento por uma variedade de razões, como a busca de flexibilidade no trabalho, a realização de uma paixão ou a busca por independência financeira.

Essas mulheres muitas vezes enfrentam desafios únicos, como equilibrar as demandas do trabalho com as responsabilidades familiares, administrar o tempo de forma eficaz e superar barreiras sociais e culturais. No entanto, elas também podem encontrar grande satisfação e realização ao construir um negócio bem-sucedido enquanto criam uma família.

Conheça alguns erros que uma mãe empreendedora não pode cometer ao trabalhar de home office:

1 – Não estabelecer limites claros entre trabalho e vida pessoal

É essencial definir horários de trabalho e aderir a eles tanto quanto possível. Isso ajuda a evitar que o trabalho invada o tempo de qualidade com a família.

Quando o trabalho e a vida pessoal se misturam, pode ser difícil desligar-se do trabalho e relaxar. Isso pode resultar em estresse crônico e dificuldade em recarregar as energias. Por isso, se necessário, escreva um papel, por exemplo, os horários que você se dedicará aos negócios.

2 – Não ter um espaço de trabalho dedicado

Ter um espaço de trabalho separado pode ajudar a manter a concentração e a separação entre trabalho e casa. Tentar trabalhar em áreas compartilhadas pode levar a distrações e falta de produtividade.

3 – Não estabelecer expectativas realistas

É importante reconhecer que trabalhar em casa pode não ser perfeito o tempo todo. Não se sobrecarregue com expectativas irreais de produtividade ou perfeição. Seja gentil consigo mesma.

4 – Não pedir ajuda quando necessário

Mães empreendedoras muitas vezes tentam fazer tudo sozinhas. No entanto, é importante reconhecer quando é necessário pedir ajuda, seja com as responsabilidades domésticas, cuidado com as crianças ou com o próprio negócio.

5 – Não comunicar claramente com a família

É essencial comunicar às crianças e ao parceiro os horários de trabalho e as expectativas. Isso ajuda a evitar interrupções desnecessárias durante o horário de trabalho.

6 – Não cuidar de si mesma

Uma mãe empreendedora pode facilmente cair na armadilha de se colocar em último lugar. No entanto, é crucial cuidar da própria saúde física e mental para manter a energia e o foco necessários para gerenciar um negócio e cuidar da família.

7 – Não manter uma rotina saudável

Ter uma rotina consistente pode ajudar a manter a produtividade e o equilíbrio, incluindo horários regulares de trabalho, exercícios, alimentação saudável e tempo para relaxar.

8 – Não se permitir flexibilidade quando necessário

Uma das vantagens do home office é a flexibilidade. Se surgirem imprevistos familiares ou se precisar de tempo extra para cuidar das crianças, é importante ser flexível e ajustar a programação conforme necessário, sem se sentir culpada.

Gostou da nossa lista? Compartilha com a gente como é o seu trabalho home office.

Deixe uma resposta

close