Estações de café em casa – como montar o seu espaço?

Apreciar um bom café em um local aconchegante já não é mais exclusividade apenas das cafeterias, hoje em dia você pode apreciar seu próprio café especial dentro do conforto da sua casa. E para deixar o espaço mais personalizado e vivenciar o momento do café como se estivesse em uma cafeteria, você pode criar sua própria estação ou “cantinho” de café em casa. Destinando um espaço ou mesmo um pedacinho de uma bancada só para ter esse momento reservado para desfrutar de um bom café.

A estação do café, é aquele local aonde tem tudo que você precisa para fazer a preparação do seu café.

Como montar estações de café em casa?

Estações de café em casa
Imagem: Homepedia

Bom primeiro passo é definir em qual local da sua casa/apartamento, será a sua estação do café, assim fica mais fácil decidir que itens farão parte desse espaço, bem como que decoração você irá usar.

Após essa definição o lance é investir em uma boa máquina de café expresso. Existem várias marcas atualmente no mercado, uma para cada gosto e estilo de freguês. Sem falar que a máquina de café também agrega na decoração do ambiente, ela é a figura principal na estação do café. Antes de adquirir sua máquina de café, se informe sobre ela, não compre só pela moda do momento, veja se o modelo que você tem interesse se adequa no espaço que você tem disponível, atende suas necessidades, o custo-benefício é bom, se a máquina faz os cafés que você gosta, etc., uma boa compra é resultado de muita informação!


Aproveite e confira:


Menos é mais

A idéia de criar o cantinho do café em casa é que seja um espaço aconchegante, prático e sem muito acúmulo de coisas. Ele precisa basicamente conter a máquina de café expresso da sua preferência, os itens para a preparação do café e os utensílios para servir como: canecas, xícaras, colheres, etc. Nesse caso menos é mais, quanto mais coisa, mais poluído visualmente fica o espaço e acaba dando lugar para a bagunça. Mas escolhendo apenas os itens necessários o ambiente fica mais clean, mais elegante, e funcional.

Locais para fazer a estação de café em casa

A sua estação de café pode ser uma bancada ou aparador perto da área aonde as refeições serão servidas, como sala de jantar, copa, sendo um convite para a apreciação do café após a refeição.

Imagem: Área de Mulher

Um armário antigo pode virar um cantinho do café, nesse caso você pode incluir mais itens na decoração, uma vez que se tem mais espaço sobrando. Pode incluir potes com bolachas e outros quitutes para acompanhar os cafés.

Estações de café em casa

Se sua casa ou apartamento, conta com muito pouco espaço, você pode optar em fazer o cantinho do café na própria bancada da cozinha. Reserve um pedaço dela para fazer o espaço de café e coloque apenas alguns itens incluindo é claro a máquina de café delimitando o espaço a ser usado na bancada para esse fim.

Imagem: diyhomebr

Na sua cozinha não tem bancada? Que tal fazer o espaço de café na própria mesa das refeições? Se ela for do tipo que um de seus lados fica encostado na parede aproveite esse canto para fazer o espaço do café, usando uma bandeja grande e coloque dentro dela a máquina de café e alguns itens como pote com cápsulas, ou com pó de café, algumas canecas…veja só como é tudo uma questão de criatividade, pois para se desfrutar desse momento qualquer cantinho da casa, pode virar uma estação de café. É só olhar em volta e observar os espaços úteis na sua casa que poderiam servir como opções.

Imagem: Apê Imóveis

E na entrada da casa, já pensou nessa possibilidade? Também é uma opção, se você tem um hall de entrada, um corredor ou algum espacinho do lado da porta de casa, sendo aquele convite maravilhoso de tirar os sapatos e tomar um café para relaxar no conforto de casa.

Imagem: Terra

E dentro do armário da cozinha, também pode! Se você tem algum espaço aberto no seu armário da cozinha, também pode ser destinado para o “cantinho” do café, deixar ali somente os itens e acessórios para a preparação do café.

Imagem: dicasdemulher

Repaginar um móvel de casa, como uma cômoda, um aparador antigo, o tampo de uma máquina de costura antiga, um criado mudo antigo, uma cristaleira, dá um toque muito sofisticado no cantinho do café.

Imagem: Delas IG

E um espaço de café móvel?! Também tem como, usando aqueles carrinhos de bar, como eles tem rodinhas você pode levar seu espaço de café para qualquer parte da sua casa, conforme sua necessidade.

Decoração para a estação de café

Primeiro item de decoração, é a maquina de café, escolha uma cor que combine com seu estilo e também pensando na decoração da estação de café, uma cor que componha a decoração ao invés de destoar.

Cápsulas, se sua máquina de café utilizar cápsulas elas podem ficar expostas dentro de um pote de vidro, uma bomboniere, um baleiro giratório, em porta cápsulas verticais ou horizontais de se colocar na parede ou encima de uma balcão. Elas também pode ficar guardadas dentro de uma caixa de madeira ou de lata decorada.

Canecas também podem compor a decoração, elas ficam lindas expostas em ganchos, ou colocadas encima de uma bandeja para fácil acesso na hora de servir o café. Se optar por servir o café em xícaras, já deixe os conjuntos com pires prontos encima de uma bandeja ou do próprio móvel.

Quadros com dizeres na estação de café dão um ar descontraído para o ambiente, podem ser vários desde que sejam em tamanho pequeno ou um único quadro grande. A opção de usar um quadro negro para escrever recadinhos e frases divertidas também é muito bacana e o legal dessa opção é que você pode estar sempre mudando o que está escrito ou desenhado. Também pode virar um mural de recadinhos de seus convidados.

close