Quando é hora de vacinar o seu filho contra febre amarela? Qual a sua importância? Vem com a gente saber sobre o assunto.
O esquema de vacinação contra a febre amarela no Brasil dá conta de duas doses apenas, o que é considerado o suficiente para prevenir a doença. Organizamos algumas informações para que você entenda como proteger as crianças.
Eficácia da Vacina Contra Febre Amarela
A vacina garante eficácia de aproximadamente 95% (informação do Ministério da Saúde). Um número bastante significativo em um medicamento que é considerado seguro.
Os pais são orientados a levarem seus filhos para vacinar quando completam 9 meses de idade e 4 anos, sendo essas as doses únicas. Isso se você fizer tudo corretamente, respeitando os dois momentos, o da primeira dose e da segunda.
Caso a criança não tenha sido vacinada adequadamente, a vacina pode ser tomada futuramente.
A indicação é que se tome a primeira dose e depois o reforço, que deve ser feito 10 anos após a primeira dose.
Quem Deve Tomar a Vacina?
Quem não mora nas áreas recomendadas não deve se preocupar neste momento. A prioridade é daquelas pessoas que vivem nos locais de notificação da doença apontados pelo Ministério da Saúde.
São estados que merecem cuidados imediatos: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás, Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
É importante que a vacina seja feita corretamente para que a doença não se alastre para as áreas que não têm registros de incidência de febre amarela.
Lembrando que o mosquito Aedes aegypt é transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika, e também pode ser responsável pela febre amarela. A doença se propaga tanto através de macacos contaminados quanto da picada do inseto diretamente no ser humano.
Outras Formas de Prevenção
Além da vacina, você pode tomar uma série de cuidados para deixar sua casa e família mais protegidos.
A dica vale tanto para a febre amarela quanto outras doenças causadas por mosquitos.
- Não deixe água parada em baldes e vasos de plantas. Cubra sempre os recipientes de plantas com terra ou coloque gotas de cloro na água.
- Garrafas e latas devem ser viradas para baixo, da mesma forma que pneus devem ser conservados protegidos contra chuva e formação de poças.
- Limpe as caixas d’ água com frequência e as mantenha bem cobertas.
- Faça limpeza periódica de piscinas e trate a água com os produtos adequados que evitam a proliferação de bactérias e também impedem o desenvolvimento de larvas de mosquito.
- Mantenha seu terreno limpo. Sobras de materiais de construção podem reter água da chuva, que fica acumulada, sendo ambiente ideal para a reprodução do mosquito.
- Coloque mosquiteiro no berço do seu filho.
- Proteja as janelas com telas que dificultem a entrada de insetos.
Sintomas de Febre Amarela
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Cansaço
- Calafrios
- Dores musculares
- Náuseas
- Vômitos persistentes
Busque mais informações junto ao pediatra do seu filho, seu médico e postos de saúde. Não deixe de levar seu bebê para se vacinar no período recomendado.
A febre amarela é assunto sério e, se todos fizerem sua parte, as crianças estarão fora de perigo, e a doença, longe do nosso país.