Filmes

Filmes antigos para ver com as crianças

Nada melhor do que um bom clássico para curtir em família, os filmes antigos apesar de não serem tão cheios de efeitos especiais como os dos dias atuais, são repletos de aventuras, valores, virtudes sobre amizade, família, amor ao próximo, empatia e respeito.

Vale a pena estourar um pipoca, sentar com família e curtir alguns dos títulos de filmes antigos que separamos abaixo para vocês:

A Cidade dos Robinson

Os Robinsons, são uma família suíça de colonos que viaja para a Nova Guiné, no caminho sofrem um naufrágio ao fugir de piratas e acaba colidindo com as rochas em uma tempestade. Acabam ficando presos na cabine e quando conseguem se livrar, percebem que estão sozinhos pois o capitão e a tripulação haviam abandonado o navio.

O pai Robinson e seus três filhos, constroem uma jangada com a madeira do navio destruído e se dirigem até uma praia próxima, acompanhados da Mãe Robinson e de dois enormes cães, que foram abandonados no navio. Enquanto esperam serem resgatados na ilha, constroem uma confortável casa da árvore e domesticam vários animais. Eles acham que é uma ilha mas que poderia ter alguma ligação com o continente, dada a variedade de vida animal que encontram: tigres, avestruzes, zebras, hienas, cobras, lagartos, macacos e outros.

Os filhos mais velhos, Fritz e Ernst, resolvem navegar pela costa para investigarem essa possível ligação com o continente, e acabam encontrando o esconderijo dos piratas que estão com dois prisioneiros, o capitão inglês Moreland e seu neto “Bertie”. Os irmãos libertam o suposto rapaz e acabam sendo descobertos e perseguidos pelos piratas. Ao voltarem para a praia eles descobrem que “Bertie” é na verdade uma garota, de nome Roberta.

Com a família reunida, eles se preparam para o ataque dos piratas, que sabem que logo acontecerá. Uma história repleta de aventuras e boas risadas para curtir com a família toda.

Você encontra esse filme no Disney Plus.


A Fantástica Fábrica de Chocolate

A versão mais antiga lançada em 1971, conta a história de Charlie Bucket, um garoto pobre que vive com os pais (Senhor e Senhora Bucket) e avós (Joe, Georgina, Josephine e George Bucket) em uma pequena e miserável casa (provavelmente em Londres). Ele é um grande fã de chocolate, do qual ganha apenas uma barra ao ano e somente no dia de seu aniversário, da marca do maior fabricante de chocolate do país: Willy Wonka, cuja enorme e enigmática fábrica está situada bem perto de sua humilde casa.

A família tem trabalhado muito desde que o pai de Charlie, Senhor Bucket (Noah Taylor) perdeu seu emprego na fábrica de pasta de dentes da cidade. Eis que Willy Wonka lança uma estranha promoção: em suas Barras de Chocolate Wonka foram colocados cinco convites dourados, que davam a quem os achasse o direito de passar um dia visitando a fábrica.

Charlie, então, abre seu presente anual mais cedo, mas não consegue encontrar o Convite Dourado. No entanto após algumas reviravoltas, Charlie encontra o quinto e último bilhete premiado. Assim todos os cinco convidados para a fábrica com seus responsáveis embarcam em uma aventura muito deliciosa e também cheia de lições para a vida. Com certeza um filme “saboroso” e muito divertido, aproveite para assistir o filme se deliciando com chocolates…

E por falar em A Fantástica Fábrica de Chocolate, recentemente foi lançado o filme Wonka, que conta a história antes de A Fantástica Fábrica de Chocolate, nós já assistimos e você pode conferir o que achamos clicando a baixo:

Você encontra o filme A fantástica Fábrica de Chocolate e Wonka para assistir na Amazon Prime Vídeo, Max, Apple TV e Google Play Filmes.


As aventuras da Família Robinson

Não confunda a Família Robinson com as “As Aventuras da Família Robinson”, pois são filmes diferentes.

Este é baseado em uma história real de uma família moderna entediada com os aborrecimentos da vida na cidade grande e também com uma dificuldade respiratória da filha menor, que resolvem se mudar para as Montanhas Rochosas aonde procuram encontrar ar puro para a filha e uma vida mais calma, longe da agitação da cidade.

Lá começam então a construir uma nova vida do zero, constroem sua própria casa e os móveis que precisam, fazendo novos amigos e descobertas da vida selvagem. Uma história repleta de superação, aventuras e muitos momentos em família.

Você encontra esse filme no Prime Vídeo.


O Jardim Secreto

No início do século XX, Mary Lennox (Kate Maberly) vivia na Índia com seus pais, que não lhe davam muita atenção.

Porém um estouro de elefantes os mata e, seis meses depois, Mary desembarca em Liverpool, na Inglaterra, para viver com Lorde Archibald Craven (John Lynch), seu tio, na mansão Misselthwaite, uma construção feita de pedra, madeira e metal na qual existem segredos e antigas feridas.

Mary estava assustada naquele solar com várias dezenas de quartos e era incrivelmente mimada, pois lhe desagradava a idéia de vestir suas próprias roupas, já que na Índia isto era tarefa de suas aias. A mansão é administrada pela Sra. Medlock (Maggie Smith), uma rigorosa e fria governanta. Lorde Craven perdeu a mulher há dez anos e nunca mais conseguiu superar a tragédia. Para piorar Colin Craven (Heydon Prowse), seu filho, também sofre de extrema apatia, sempre recolhido no seu quarto.

Mais uma vez negligenciada, Mary passa a explorar a propriedade e descobre um jardim abandonado. Entusiasmada com a descoberta, Mary decide restaurar o lugar com a ajuda do filho de um dos serviçais da casa, conquistando assim a atenção do primo doente.

Juntos eles desafiam as regras da casa e o velho jardim se transforma em um lugar mágico, cheio de flores, surpresas e alegria. O jardim secreto é um lugar fantástico onde não existe tristeza e arrependimento, um lugar onde a força da amizade pode trazer de volta a beleza da vida. Uma história linda de amizade para ver com toda a família.

Você encontra esse filme no Prime Vídeo, YouTube, Google Play e Apple TV.


Doze é demais

Aquele clássico dos anos 2000 para se divertir em família, Tom (Steve Martin) e Kate Baker (Bonnie Hunt) se conheceram na universidade. Ele sonhava em ser técnico de futebol americano e ela queria ser repórter esportiva, mas ambos tinham uma rara coisa em comum: queriam ter 8 filhos.

Após casarem os filhos começaram a vir, mas enquanto a família crescia eles se afastavam das suas metas profissionais.

Até que um dia Tom recebe uma proposta irrecusável para dirigir os Stallions, um time da 1ª divisão, isto afeta seus filhos, pois a vida deles seria alterada. Para tumultuar mais as coisas um livro escrito por Kate seria publicado, mas isto implicaria em ela ir até Nova York por dois dias.

Tom diz que não tem problema, pois cuidaria de tudo, mas a situação era mais complicada, pois em Nova York Kate fica sabendo que terá de ficar 15 dias fora de casa para promover o livro e que, se não concordasse, ele não seria editado.

Tom diz que não tem problemas, mas na verdade tinha de sobra, pois dirigia dois times ao mesmo tempo e um deles era a sua família. Um filme engraçado, retratando muito da vida real dos pais que precisam conciliar trabalho e família, um lembrete de que sempre a família vem em primeiro lugar.

Você encontra esse filme no Disney Plus.


Os Pioneiros

O filme ” Os Pioneiros” é baseado no terceiro livro ” Uma casa na campina” da coleção de best-seller de Laura Ingalls Wilder (1867-1957), aonde conta a história de uma família imigrante que tenta estabelecer uma pequena fazenda em terra selvagem, no interior do Kansas, Minnesota e outros locais remotos, durante o século 19.

Embora ela tenha escrito os livros como histórias para crianças nos anos 1930 e 1940, a trama foi inspirada em sua própria família e vida como filha de pais pioneiros. Um filme para todas as idades, retratando um pouco da vida naquela época através dessa família cheia de valores e virtudes.

Você encontra a série Os Pioneiros no Prime Vídeo, mas parece que até o momento ainda é só legendada.

Mas você encontra o filme, que é o primeiro episódio da série, gratuitamente, no YouTube, dublado clicando aqui: FAROESTE DUBLADO COMPLETO | OS PIONEIROS – EP. PILOTO | SERIADO ANTIGO DUBLADO | SÉRIES ANTIGAS TV|

Vou aproveitar e deixar a baixo os links caso você deseje comprar os livros dessa coleção (os que já foram lançados até agora, ainda tem mais pela frente!) super recomendo! É sucesso aqui em casa!

  1. Uma casa na floresta
  2. O pequeno fazendeiro
  3. Uma casa na pradaria
  4. À beira do riacho
  5. À margem da lagoa prateada

Lassie, a força do coração

Em uma pequena aldeia em Yorkshire durante a Grande Depressão, as pressões financeiras fazem com que os pais do jovem Joe Carraclough vendam sua cadela amada, Lassie, para o Duque de Rudling.

Após o duque levar a collie para sua propriedade escocesa, sua neta percebe que Lassie sente falta do ex-dono e permite que ela escape.

Enfrentando grandes perigos e generosidade em sua viagem, a fiel cadela está determinado a voltar para sua amada família.

Lassie, a força do coração, você pode assistir gratuitamente no Youtube clicando aqui., dublado e completo.


A menina e o porquinho

Baseado no livro ” A teia de Charlotte” , Fern (Dakota Fanning) salva Wilbur de um destino triste, por ser o menor dos seus irmãos, e o adota como seu, tratando com um carinho muito amor. Com seu carinho e atenção ela ajuda a tornar Wilbur, em um porco vistoso e radiante.

Quando se muda para um novo celeiro, Wilbur faz amizade com a aranha Charlotte (Julia Roberts). Os laços de amizade dos dois fazem com que os demais animais vivam como se fizessem parte de uma família.

Porém quando surge a notícia de que Wilbur em breve será morto, Charlotte busca um meio de convencer o fazendeiro que ele merece ser salvo. A história linda sobre amizade, ciclos da vida e o que o amor e carinho podem resultar na vida de alguém.

Você pode assistir A Menina e o Porquinho na Netflix, Prime Vídeo, Google Play e Apple TV.


A história de Wim de A a Z

Esta é a história do órfão Wim, que nasceu em um tempo aonde nem todas as crianças tinham acesso a educação, e ele quer muito ir à escola para poder aprender a ler e escrever, em vez de passar todo o seu tempo trabalhando forçadamente na fábrica da cidade.

Com muita força de vontade, uma dose de esperteza e a ajuda de um macaquinho muito inteligente, Wim consegue escapar e encontrar novos amigos, uma escola divertida e uma família que o acolhe repleta de amor.

Você pode assistir esse filme no Prime Vídeo, YouTube, Google Play e Apple TV.


Goonies

Os Goonies são um grupo de crianças, amigas de rua que passam por várias aventuras juntas, e uma delas se inicia quando vasculhando o sótão dos Walshes, eles encontram um antigo mapa do tesouro que supostamente leva ao tesouro do lendário pirata “Willy Caolho”, que se acredita estar localizado em algum lugar próximo.

Na busca pelo tesouro o grupo acaba eventualmente descobrindo que o restaurante abandonado é um esconderijo da família do crime Fratelli: Francis, Jake e sua mãe.

Os Goonies evitam várias armadilhas mortais ao longo dos túneis, enquanto permanecem à frente dos Fratellis. Finalmente, eles chegam à gruta onde o navio pirata de Willy, o Inferno , está ancorado. E a partir daí muita aventura vai rolar ainda…prepare a pipoca para muitas reviravoltas nessa história.

Você pode assistir esse filme no Prime Vídeo, Google Play, Apple Tv e YouTube.


A noviça rebelde

Um dos musicais mais notáveis da nossa memória coletiva, o filme de Robert Wise conta a história de Maria, uma noviça que desafia as regras do convento onde está. Por isso, ela é enviada para trabalhar como governanta da família Von Trapp, formada por um viúvo e os seus 7 filhos.

A chegada da moça traz música e alegria para a vida de todos à sua volta, transformando os seus destinos para sempre.

Você pode assistir esse filme no Disney Plus.


Gostaram das dicas de filmes antigos de hoje?

Ao embarcarmos na jornada mágica pelos filmes antigos para assistir com crianças, revisitamos não apenas histórias encantadoras, mas também momentos icônicos do cinema que atravessam gerações. Filmes como “Os Pioneiros”, “Os Goonies”, “A Noviça Rebelde”, “O Jardim Secreto”, “A Menina e o Porquinho” e outros, oferecem mais do que entretenimento: eles abrem portas para a imaginação, ensinam valores importantes e, acima de tudo, proporcionam uma oportunidade única de conexão entre diferentes gerações.

Estas obras, com suas narrativas envolventes e personagens memoráveis, têm o poder de unir famílias em torno da tela, criando momentos inesquecíveis. Além de oferecerem diversão, esses filmes antigos também são ferramentas valiosas para introduzir temas como amizade, coragem, e a importância da natureza e dos animais em nossas vidas. Cada filme, à sua maneira, convida as crianças a sonharem e explorarem mundos novos, incentivando a curiosidade e a imaginação.

Ao escolher compartilhar estes clássicos com as crianças, não estamos apenas selecionando um filme para o momento, mas estamos plantando sementes para discussões ricas e momentos de aprendizado conjunto. Seja acompanhando a ousadia dos jovens aventureiros de “Os Goonies”, a doçura e lições de “A Menina e o Porquinho”, ou a magia que envolve “O Jardim Secreto”, cada filme é uma porta aberta para novas descobertas.

A jornada cinematográfica se expande com a inclusão de títulos igualmente mágicos e cativantes, como “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, onde a imaginação corre solta em um mundo onde o impossível se torna possível, deliciando não só o paladar com suas invenções confeiteiras, mas também a alma com suas lições de bondade e justiça. “As Aventuras da Família Robinson” e “Família Robinson” nos transportam para aventuras inesquecíveis de sobrevivência e inovação, mostrando a importância da união e do trabalho em equipe frente aos desafios. Já “A História de Wim” encanta com sua narrativa peculiar e convida a reflexões profundas sobre amizade e perseverança em meio a adversidades. “Lassie” toca nossos corações com a lealdade e o amor incondicional de um cão por sua família, ensinando sobre a importância dos laços que nos unem aos nossos amigos animais. E “Doze é Demais” oferece uma visão divertida e caótica da vida em uma família numerosa, destacando os valores familiares e a beleza de cada personalidade única.

Portanto, da próxima vez que estiver procurando por uma atividade que possa reunir a família e oferecer mais do que apenas entretenimento, considere mergulhar nesses filmes antigos, com suas histórias atemporais.

Os filmes antigos têm um charme especial que pode tocar os corações tanto de crianças quanto de adultos, criando lembranças duradouras e fortalecendo laços. Assim, permita-se viajar no tempo com esses clássicos do cinema e descubra, ou redescubra, o poder das histórias que continuam a encantar geração após geração.

Qual desses filmes antigos você vai escolher para ver com seus filhos?

Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Casada, mãe de quatro (2 meninas e 2 meninos) e Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI.

Compartilhar
Publicado por
Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás