As garrafas sensoriais são objetos que estimulam os sentidos e a coordenação motora das crianças e facilitam o aprendizado. Além disso, são brinquedos fáceis e baratos de fazer, já que é possível criá-los com produtos e brinquedinhos que já temos em casa.
A partir dos 6 meses de idade os bebês, geralmente, já se interessam bastante pelas garrafas sensoriais e assim a brincadeira pode ser bem produtiva e de muita diversão para eles.
O site Elo7, marketplace de produtos criativos e autorais, desenvolveu um passo a passo para criação de garrafas sensoriais:
O que irá dentro da garrafa depende dos materiais que você tiver disponível em casa ou da sua criatividade. Algumas opções são:
O bom é você fazer garrafas sensoriais diversas, pois cada uma será um estímulo diferente, os grãos de feijão são ótimos estímulos auditivos, o glitter e lantejoulas são estímulos visuais. Além disso o bebê manusear as garrafas são uma ótima estimulação tátil.
Dica para o momento da brincadeira: o ideal é você apresentar ao seu bebê apenas três garrafas por vez, para que ele possa explorar bem cada uma das garrafas sensoriais.
É lindo de ver o sorriso dos pequenos manuseando as garrafas sensoriais, descobrindo as cores e percebendo os movimentos.
Experimente e observe seu bebê.
IMPORTANTE: Como tem peças pequenas dentro das garrafas e também líquidos, lembre-se sempre de fechar muito bem! Sempre passe cola por dentro da tampa.
Dica para crianças maiores: deixe eles participem da confecção das garrafas sensoriais, eles podem colocar os itens dentro das garrafas, vão estar treinando a concentração e coordenação, e depois é só diversão.
Nos dias frios, quando o vento gelado e a chuva tornam difícil de sair de…
A puberdade é uma fase natural do desenvolvimento, marcada por transformações físicas, hormonais e emocionais.…
Escolher a bicicleta certa para uma criança vai muito além da cor ou do modelo…
Nesta edição primorosa da DarkSide Books, o clássico "A Rainha da Neve" ganha vida com…
Viajar com crianças é uma experiência enriquecedora, cheia de descobertas e momentos especiais. No entanto,…
Desde os primeiros dias de vida, os bebês começam a explorar o mundo ao seu…