Ideias de decoração econômica para casa!

Querendo dar uma repaginada na sua casa e a verba tá curta?! Não desanime pois isso não é sinônimo de “não vai rolar”, porque basta um pouco de criatividade e disposição para fazer as coisas darem certo.

Veja algumas ideias de decoração econômica para casa que você pode usar para dar uma repaginada na sua casa sem gastar muito.

Pallets

Decoração econômica para casa
Dicas de como decorar gastando pouco. Imagem: Tua Casa

Entrando na onda do sustentável, ou seja, reutilizar o que já existe, remodelando ou dando um novo fim, os pallets são uma ótima pedida para muitas mudanças em casa. Eles podem virar móveis como: sofás, camas, painéis de parede, estante de livros, mesa, jardins verticais etc. Os pallets são usados nos transportes de diversos tipos de materiais, portanto eles tem de sobra em transportadoras, grandes supermercados, indústrias… indo até um desses estabelecimentos você pode negociar um preço em conta ou até mesmo ganhar uns de “lambuja”, o que você precisa é estar atento para conseguir pallets que estejam em bom estado de conservação para que possam suportar as mudanças necessárias nele, é aconselhável também dar uma boa lixada e passar uma mão de verniz (mesmo que seja na opção transparente para quem gosta da cor em estilo natural) pois ajuda na conservação da madeira.

Azulejo de adesivos

Decoração econômica para casa
Repaginando os azulejos com adesivos. Imagem: Elo7

Azulejos são caros e a mão de obra também, que tal “azulejar” com adesivos? Hoje no mercado existem inúmeras opções de adesivos que imitam azulejos, são práticos de colocar, tem custo mais baixo, são fáceis de limpar (pois eles já vem na opção lavável), você mesmo pode aplicar e ficam lindos. Você pode usar para revestir aquela parede da cozinha, do banheiro ou da área de serviço que não tá legal e que para arrumar precisaria de muito investimento, que pode ser que você não disponha no momento.

Papel de parede

Decoração econômica para casa
Formas econômicas de decorar a sua casa. Imagem: Dafiti

Dentro da mesma proposta dos adesivos de azulejos, o papel de parede vem como opção para quartos, salas, corredores, etc que precisam ser repaginados com baixo custo. Eles são fáceis de aplicar, tem um custo baixo, existem em inúmeras opções de cores, formas, texturas, desenhos, etc. Basta um pouco de paciência para aplicar o papel de parede e você terá uma parede novinha em folha em casa sem fazer tanta sujeira.


Aproveite e confira:


Quadros, porta retratos e pôsteres

Decoração econômica para casa
Pôsteres gratuitos na internet para decorar sua casa. Imagem: Pequenina Vanilla

Não deixe as fotos empoeiradas dentro de gavetas, escolha algumas para expor e coloque elas em quadrinhos ou porta-retratos, que com certeza vão dar um charme a mais para a sua casa. Escolha uma parede da casa, pode ser a parede do corredor, do hall de entrada, ou uma parede da sala para contar um pouco sobre você, sua família, suas escolhas, como fotos e pôsteres com dizeres ou imagens que representem seus gostos. Existem muitas opções de download free na internet para pôsteres, basta imprimir e adequar o tamanho para as suas opções.

Móveis antigos

Renovando móveis antigos. Imagem: Casinha Arrumada

Lembre-se que a idéia principal da decoração com baixo custo é em primeiro lugar repaginar o que já se tem em casa, portanto alguns móveis antigos que estão em alta na proposta retrô podem ser repaginados com uma nova pintura, e serem usados na decoração da sua casa mas com uma nova função. Por exemplo um criado mudo antigo, uma cômoda antiga, um aparador antigo podem virar uma mesa de apoio na sala, um suporte para vasos e plantas, etc. Basta usar sua criatividade.

Garrafas de vidros

Reaproveitando garrafas na decoração. Imagem: Alto Astral

Precisando de vasos para suas plantas ou flores?! Que tal usar garrafas de vidro no lugar?! Elas podem ser reaproveitadas e ficam lindas, depois de serem bem higienizadas, podem ser repaginadas (com tinta, barbante, etc.) ou usadas como estão mesmo, só sem os rótulos. Além de serem lindos vasos de flores, experimente usar como luminárias, ou como enfeite na decoração da casa. Dica: passando spray preto fosco na garrafa, ela ficará com efeito de quadro negro e você poderá escrever recadinhos com giz, fica um charme.

Caixotes de madeira

Usando caixotes na decoração. Imagem: Como fazer em casa

Outro queridinho das decorações, os caixotes de madeira podem ser conseguidos em diversos locais como feiras e supermercados, selecione os que estiverem em melhor estado e repagine eles. Comece lixando, depois envernize ou pinte com tinta de sua cor de preferência. Eles podem ser usados pendurados na parede como nichos, com rodinhas para servirem de porta livros e revistas, como criado mudo, como mesa de centro, como fruteira na cozinha, e o que mais sua criatividade permitir.

Carretéis de madeira

Usando carretéis de madeira na decoração da casa. Imagem: Tua Casa

Sabe aqueles carretéis de madeira que enrolam os fios e cordas em materiais de construção!? A maioria deles acabam indo fora, então aproveite a oportunidade e use eles para fazer uma mesa de jantar para sua casa com um tampo de vidro circular, ou mesa de centro, ou uma mesa de apoio ou ainda bancos com revestimento estofado na parte de cima.

Escadas de madeira

Toque especial na decoração da casa. Imagem: Casa Prosa Décor

Tem uma escada de madeira antiga por aí?! Não jogue fora, repagine ela e vai ficar uma graça na sua casa, ela pode ser usada como jardineira para suas flores e plantas, como suporte para decorações na sua sala ou no quarto.

As ideias sempre vão depender da sua necessidade, por exemplo se você precisa de um criado mundo, veja quais opções você poderia usar para atender essa necessidade sem gastar muito, repaginando o que tem em casa mesmo, ou adquirindo materiais de baixo custo para confecção. A regra principal da decoração econômica é FAÇA VOCÊ MESMO.

close